quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vazam supostos prints de tela do sistema de pagamentos do Facebook

O Facebook está pronto para lançar um sistema de pagamentos móveis entre usuários da rede por meio do aplicativo Facebook Messenger. Foram vazados supostos prints de tela por um programador que conseguiu “desbloquear” a funcionalidade, já embarcada no código-fonte do app para iOS. O recurso teria sido utilizado por ele para enviar dinheiro aos amigos; veja os screenshots feitos no app.

Face Bolso Cell (Foto: Reprodução/Pond5)Facebook se prepara para lançar pagamento pelo Messenger (Foto: Reprodução/Pond5)
O estudante de ciência da computação da universidade Stanford e responsável pelo hack, Andrew Aude, usou um iPhone com jailbreak e a ferramenta Cycript para quebrar a proteção do código escondido no aplicativo para iOS. O recurso deverá funcionar dentro de uma janela de chat do Messenger, de modo a enviar pagamentos da mesma forma que se enviam fotos ou gravações de voz.

Desde que o usuário já tenha cadastrado cartões de crédito e débito na sua conta de forma privada, o sistema de pagamentos do Facebook só deverá requerer que o usuário defina o valor a ser transferido e toque em um botão. Nos testes realizados, Aude também descreveu uma espécie de código gerado pelo aplicativo para autenticar a transação feita via celular. Aparentemente, nada seria publicado no perfil do usuário no processo.
Novidade esperada
Mark Zuckerberg já havia sinalizado para investidores seu interesse no mercado de pagamentos, inclusive relacionando-o com o aplicativo Facebook Messenger. A descoberta da funcionalidade já pré-instalada no programa, portanto, ganha um caráter de confirmação com os novos screenshots.
Hacker descobre função de pagamentos escondida no app Messenger do Facebook (Foto: Reprodução/TechCrunch)Hacker descobre função de pagamentos escondida no app Messenger do Facebook (Foto: Reprodução/TechCrunch)
O primeiro passo poderá ser a liberação do serviço com o aplicativo, ganhando um espaço no mercado de pagamentos, inclusive sem cobrar taxas dos usuários do Facebook Messenger. O que poderia encorajar a adoção do app em detrimento de alternativas mais populares atualmente, como Snapchat e WhatsApp. Mas, ao menos inicialmente, só pagamentos com a função débito poderão estar disponíveis, de acordo com os testes feitor por Aude no iPhone.

Vale também lembrar que os rumores sobre um sistema de pagamentos do Facebook também dão conta de um botão "Comprar" dedicado embutido em anúncios no feed de notícias, cujo lançamento pode estar condicionado ao sucesso do mecanismo de transferência de dinheiro entre usuários individuais. Afinal, só o que parece faltar é um anúncio oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário