quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Campo de futebol no Rio transforma energia de partidas em eletricidade

Um projeto da Shell transforma partidas de futebol em fonte limpa de energia elétrica. A iniciativa está sendo aplicada em um dos campos do Morro da Mineira, no Rio de Janeiro, e usa placas subterrâneas e captação de energia solar no processo. As partidas geram eletricidade suficiente para acender refletores usados no espaço durante a noite.

Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)Campo no Morro da Mineira é primeiro do mundo com tecnologia de energia renovável (Foto: Divulgação)
Implantada pela primeira vez no Brasil, a tecnologia é inovadora e pioneira em campos de futebol no mundo. As placas subterrâneas têm sensores para captar toda a energia cinética que é produzida pelos movimentos dos jogadores durante as partidas. Depois, realizam a conversão dela em energia elétrica.
Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)Crianças que jogam bola no campo geram energia para iluminá-lo (Foto: Divulgação)
Além disso, forma instalados painéis solares na lateral do campo para captar também a energia do Sol. Unindo estas duas fontes, é formada uma eletricidade renovável capaz de ser utilizada nos holofotes do campo da comunidade, sem precisar da energia elétrica tradicional.

Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)Iluminação é feita a partir da energia capturada por movimentos e pelo Sol (Foto: Divulgação)
Lançado há algumas semanas no Morro da Mineira, o projeto do campo é, segundo a própria Shell, “só o primeiro passo”. A ideia da empresa é estimular a criação de mais soluções para que a sociedade realize um consumo de energia elétrica mais consciente e amigável para com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário