segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Galaxy S3 falso? Descubra se o seu aparelho é original ou réplica

O Galaxy S3 é um smartphone tão popular no Brasil e no mundo que, além de ser muito procurado pelos consumidores, também é um alvo dos pirateadores. Há muita gente vendendo réplicas do aparelho na Internet. Por isso, é importante tomar cuidado, e saber alguns métodos de diferenciar os produtos verdadeiros dos falsos. Se você já tem um gadget e está na dúvida se ele é original, confira estas dicas do TechTudo.

Etiqueta ajuda a saber se o S3 é original (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Etiqueta ajuda a saber se o S3 é original (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Verificar o modelo do aparelho
Um dos métodos mais simples de se verificar se o telefone é original é conferir o modelo dele. Há duas opções de Samsung Galaxy S3 no mercado brasileiro: I9300, com sua configuração original lançada em maio de 2012, e I9305, com conectividade 4G, que saiu em setembro do mesmo ano.
Confira o modelo nas configurações do telefone (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Confira o modelo nas configurações do telefone (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Para conferir o modelo do celular, vá no menu “Configurações” do Android, acesse a sua opção “Sistema” e toque em “sobre o dispositivo”. Em “número do modelo”, confira se irá aparecer “GT” seguido de um dos números citados acima. Alguns aparelhos piratas usam o mesmo "código" do modelo da Samsung, a exemplo do Feiteng GT-I9300. Para eles, é melhores aplicar as dicas seguintes.
Outro modo bem simples de conferir este número do modelo é retirar a parte de trás do celular, remover a bateria e verificar se um adesivo da Samsung com informações sobre o telefone está colado. Caso esteja, o número do modelo será um dos detalhes que estarão escritos na etiqueta.
Conferir especificações técnicas
Se o seu Galaxy S3 tiver TV Digital, suporte a três chips e uma interface diferente da TouchWiz da Samsung, com o Android 4.1.2 (versão mais recente que ele suporta), certamente ele não é original. Confira as especificações técnicas dele no review do Galaxy S3 e compare se são as mesmas do que você comprou.
Galaxy S3 com TV? Desconfie (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Galaxy S3 com TV? Desconfie (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Verifique também o seu layout, comparando-o com fotos de divulgação da Samsung. Se ainda estiver em dúvida, veja se suas medidas são 136 x 70,6 x 8,6 mm. Muitas vezes, o visual dos “xing-lings” é bem parecido com o que o S3 original possui, então esta é uma área na qual é preciso ter muita atenção.
Além disso, se você pagou muito menos do que R$ 1,1 mil, que é basicamente o preço que é cobrado nas lojas pelo Samsung Galaxy S3 atualmente, as chances de o produto ser falsificado (a menos que seja um gadget usado ou importado) são grandes. O S3 é de 2012, mas é muito difícil encontrá-lo por menos de R$ 500 por aqui.

Procurar pelo selo da ANATEL
Um celular pirata não possui selo da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Portanto, basta retirar a bateria do seu S3 e verificar se ela possui um selinho amarelo com o símbolo da Anatel e o número da homologação daquele modelo. Vale lembrar que o adesivo só estará presente em produtos vendidos no Brasil. Aparelhos adquiridos no exterior, verdadeiros ou não, não têm o selo.
Selo da Anatel fica na bateria (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Selo da Anatel fica na bateria (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Tentar utilizar o Samsung Apps
O Samsung Apps é um aplicativo exclusivo dos telefones originais da Samsung e só irá funcionar em gadgets autorizados. Versões piratas do Galaxy S3 provavelmente sequer terão o ícone do programa e, caso tenham, ele não funcionará. Esta é uma maneira bem prática e eficiente de verificar a procedência do seu celular.
Samsung Apps só funciona em gadgets originais (Foto: Aline Jesus/TechTudo)Samsung Apps só funciona em gadgets originais (Foto: Aline Jesus/TechTudo)
Antes de comprar
Para quem ainda não comprou um Galaxy S3, mas pretende comprá-lo, as dicas básicas são: tente comprar em uma rede grande de lojas, pois elas trabalham só com os originais das marcas. Se for comprar no Mercado Livre, leia com atenção o anúncio e confira ainda as respostas do vendedor às perguntas dos usuários.
Galaxy S3 é alvo de muitos piratas (Foto: TechTudo/Allan Melo)Galaxy S3 é alvo de muitos piratas (Foto: TechTudo/Allan Melo)
Faça a comparação das especificações técnicas, que é ainda mais fácil quando se utiliza a Internet. Procure os dados do celular que está sendo vendido e compare-o com o que o original possui. Se o hardware tiver diferenças, ele não é original. E não se deixe levar por fotos e semelhança visual, pois muitos produtos pirateados são quase iguais ao original.
Seguindo estas dicas, é possível ter certeza se seu telefone é ou não o legítimo Samsung Galaxy S3. Caso não seja e você foi enganado, vá atrás de seus direitos e, em uma outra oportunidade, tente verificar alguns dados antes de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário