quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Como descobrir se sua placa de vídeo consegue rodar jogos pesados

Saber se o seu computador é capaz de rodar um jogo novo é uma dúvida constante na vida dos amantes de videogames. O componente mais importante para responder esta questão é a placa de vídeo, responsável direta pelo processamento de gráficos em 3D do seu computador. O Techtudo preparou um rápido guia para lhe ensinar como identificar uma boa placa de vídeo e mais importante, como descobrir os limites da sua placa.

Placas de vídeo modernas sempre tem um belo Design (Foto: divulgação)Placas de vídeo modernas sempre tem um belo Design (Foto: divulgação)
O que uma boa Placa de vídeo deve possuir?
Uma placa de vídeo de excelente qualidade normalmente oferece uma capacidade de processamento que vai muito além do que o usuário regular realmente precisa. Pessoas que usam o seu PC apenas para ler emails, navegar na web e escrever textos, podem se contentar bem com uma placa mãe com gráfico integrado. Quem realmente precisa deste poder extra são usuários interessados em jogar os games mais recentes como Battlefield 4, Fifa 14 ou que trabalham com edição de imagens ou animação 3D.
Algumas medidas são cruciais para determinar a qualidade de uma boa placa de vídeo. Um bom medidor de desempenho é o seu frame rate (quadros por segundo), ou a quantidade de imagens completas que ela consegue produzir por segundo. Outro mostrador de relevância é o seu Pixel Fill Rate, ou a quantidade de Pixels que a Placa consegue processar por segundo, que traduz bem a sua capacidade geral, quanto maior este número, melhor será a placa.
Em termos de Hardware os dois quesitos mais importantes e fáceis de enxergar são a velocidade do processador e o tamanho e disponibilidade da memória. Quanto mais rápido for processador e maior for a memória dedicada da placa, provavelmente ela será melhor. Outros fatores também contam como a velocidade de banda da memória (medida em Gigabytes por segundo) e a velocidade RAMDAC. Lembre-se que a sua placa mãe também é um elemento essencial para o bom funcionamento da placa, já que ele não pode compensar a inabilidade de uma placa mãe ruim enviar dados em uma velocidade razoável.
Como identificar a sua placa de vídeo?
placadevideo02placadevideo02
Se você não sabe ao certo qual é o modelo da sua placa de vídeo, nem a sua capacidade geral, recomendamos que você baixe um programa simples como o GPU Caps Viewer para ter uma noção melhor das propriedades do seu componente.
Depois de executar o programa, você descobrirá as informações mais relevantes como velocidade da GPU, quantidade de memória e etc… Podendo usá-los como referência antes de baixar um novo programa ou jogo pesado.
Se você quiser realmente testar o desempenho da sua placa de vídeo, o próximo passo importante é baixar alguns programas de benchmark, que analisam a fundo a capacidade das suas placas em situações extremas.
O Cinebench, por exemplo, é um bom programa para averiguar as condições de vídeo do computador e avaliar o desempenho da máquina usando uma figura com aproximadamente dois mil objetos com mais de trezentos mil polígonos para fazer o teste de desempenho para renderizar uma imagem 3D.
3D mark 11 é o programa ideal para fazer os comparativos que você precisa (Foto: Divulgação)3D Mark 11 é o programa ideal para fazer os comparativos que você precisa (Foto: Divulgação)
Outra boa opção para testes é o 3D Mark 11, desenvolvido para  testar a capacidade gráfica do computador baseado no pacote DirectX 11. Ao rodar o modo teste, o programa irá exibir uma série de imagens analisando criticamente cada um dos resultados. Ao fim do teste são criadas pontuações, as quais são enviadas para o site da 3DMark, onde é possível realizar comparativos entre os diferentes sistemas, e verificar se o hardware está rodando dentro do padrão.
Rodar bem a Uningine é uma garantia de uma Placa de Vídeo de muita qualidade e poder (Foto: Divulgação)Rodar bem a Uningine é uma garantia de uma Placa de Vídeo de muita qualidade e poder (Foto: Divulgação)
Por fim, um teste mais extremo de benchmark, analisando a fundo as capacidades avançadas da sua placa pode ser feito com o Unigine Heaven Benchmark. Que recria ambientes 3D com muitos detalhes para avaliar completamente o desempenho da sua placa na hora de rodar os jogos mais avançados.
Como descobrir se a sua Placa de vídeo roda determinado jogo?
Tendo agora completo conhecimento das capacidades da sua placa, e sua comparação com o desempenho de outras placas do mercado, você poderá ir até apps como o “can you Run it?” e preencher os campos com o jogo ou programa que você deseja utilizar e verificar se o seu equipamento tem os requisitos necessários para fazê-lo funcionar bem. Tudo ocorre de maneira automática e o site usará um Script em Java para verificar as capacidades do seu PC, portanto este é um método bem fácil de verificação, e para os mais apressados já servirá para responder a pergunta principal proposta pelo nosso guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário