Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2012
Raúl Novillas e Roger Casas, que construíram o motor híbrido gasolina/hidrogênio na garagem da casa de Roger.[Imagem: UPC]
Dois estudantes espanhóis criaram um motor híbrido a hidrogênio que consome 20% menos combustível do que um motor comum a gasolina.
O motor, de 1,4 litro de cilindrada, recebeu um aparato de geração e combustão de hidrogênio.
O gás é produzido submetendo água a um processo eletrolítico, gerando um gás que é uma mistura de hidrogênio e oxigênio.
O gás é injetado no motor, juntamente com a gasolina - foi utilizado um motor convencional.
O hidrogênio faz com que a explosão da gasolina seja mais forte, enquanto a presença do oxigênio puro amplia a combustão, tudo se juntando para aproveitar melhor o combustível.
Tentativa e erro
Ainda que o motor a hidrogênio já tenha sido inventado, Raúl Novillas e Roger Casas, da Universidade Politécnica da Catalunha, introduziram uma série de modificações no motor comum a gasolina para fazê-lo funcionar melhor com a mistura de hidrogênio e oxigênio.
Segundo eles, essas modificações, a maioria feita na base da tentativa e erro, poderão ser aproveitadas nos futuros veículos a hidrogênio.
A maior dificuldade foi criar um sistema de segurança para trabalhar com o hidrogênio, um gás extremamente inflamável.
Uma exigência básica era criar um compartimento entre o tanque do gás e o tanque de gasolina.
"Depois de alguns sustos e muitas horas de trabalho", eles contam ter encontrado a solução na forma de um depósito de água conectado aos tanques mediante válvulas sem retorno.
Inovação na garagem
Apesar dos bons resultados, o trabalho é bastante preliminar, resultado de um projeto de fim de curso de dois estudantes de graduação, e precisará ser aperfeiçoado antes que se pense em um motor multicombustível que aceite também hidrogênio.
Os próprios estudantes apontam que o rendimento do motor cai depois de cerca de 20 minutos de funcionamento, com a emissão de "substâncias de origem e natureza desconhecidas".
Eles pretendem continuar a pesquisa, o que exigirá "uma equipe de trabalho maior, sobretudo com a ajuda de um químico, conhecimentos de outras áreas e o apoio de alguma empresa," afirmam.
Também não houve um comparativo de rendimento levando em conta a energia necessária para a eletrólise da água e consequente geração do hidrogênio e oxigênio.
O motor híbrido a hidrogênio foi construído na garagem da casa de um dos estudantes.
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