Repórter do The New York Times passou um mês testando uma privada high-tech que conta com detector de proximidade e funcionalidades acionadas por controle remoto.
(Fonte da imagem: The New York Times)
Quando se fala em tecnologias de ponta, normalmente se pensam em dispositivos que vão fazer parte de nossas salas de estar ou escritórios. Porém, dispositivos como a privada Numi, fabricada pela Kohler, mostram que até mesmo os banheiros de casa podem ser beneficiados por interfaces de toque e recursos que respondem automaticamente aos comandos do usuário.
A privada high-tech custa aproximadamente US$ 6400, 81 vezes o que é cobrado por uma privada convencional. Mais do que estabelecer um grande mercado consumidor, o lançamento tem como objetivo chamar a atenção para um nicho que é ignorado pela maioria das pessoas e estabelecer uma competição com a fabricante japonesa Toto.
O repórter Sam Grobart, do The New York Times, pode testar o dispositivo durante um mês e afirma que, assim como um carro com bancos aquecidos, é fácil se acostumar com os luxos proporcionados por um dispositivo do tipo. Segundo ele, o aspecto que mais surpreende na Numi é a ausência de qualquer alavanca – todos as ações são feitas através de um controle remoto com interface semelhante à vista em gadgets como o iPod Touch.
Tecnologia de ponta
A privada é equipada com LEDs responsáveis por iluminar o ambiente, além de um sensor de proximidade que levanta a tampa automaticamente sempre que alguém se aproxima o suficiente. Um pequeno feixe de luz azul serve como forma auxiliar de realizar essa ação, atuando também como um meio de acionar a descarga.
(Fonte da imagem: The New York Times)
A Numi também possui assentos aquecidos e um sistema que desprende ar quente a partir de sua base, aquecendo os pés do usuário em dias frios. Outros recursos incluem um sistema de limpeza baseado em jatos de água com intensidades diferentes, com direito a secagem através de um sistema de ar aquecido.
Luxo que pode incomodar
O dispositivo conta com dois modos diferentes de descarga, que consomem menos água do que as privadas comuns disponíveis no mercado. Usuários desatentos não precisam se preocupar em acionar a função manualmente, já que os detectores de proximidade da Numi detectam quando a pessoa se levantou e acionam automaticamente a descarga.
(Fonte da imagem: The New York Times)
Para finalizar, a Numi conta com um sistema de rádio FM e uma entrada para a conexão de players de MP3. Segundo Grobart, o maior problema do dispositivo fica justamente para o excesso de tecnologia, que muitas vezes se prova um obstáculo aos objetivos do usuário. Como exemplo, ele cita o sistema automático de abertura da tampa, processo que leva muito mais tempo do que se fosse feito manualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário