quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Em Londres: London Eye lidera projeto sustentável




Certamente é um dos cenários mais estonteantes do mundo – a paisagem de Londres – vista da grandiosa “roda gigante” London Eye. Mas pouco se sabe do quanto este projeto turístico é engajado com a sustentabilidade da cidade, que será sede das próximas Olimpíadas.
Criada em março de 2000 pela dupla de arquitetos David Marks e Julia Barfield, a London Eye – hoje patrocinada pela companhia de energia elétrica EDF – tornou-se ícone da modernidade britânica e é considerado o passeio turístico pago mais popular na cidade, atraindo 3.5 milhões de visitantes por ano.
A grande roda tem altura equivalente a aproximadamente 64 cabines vermelhas londrinas e levou sete anos para que se tornasse realidade. Seu projeto de sustentabilidade oferece à cidade, que se aproxima estar no centro das atenções mundiais rumo às olimpíadas, em ser uma metrópole comprometida com a limpeza e a redução de emissão do gás carbono.
A EDF criou o ‘Team Green Britain’ um movimento com aproximadamente um milhão de pessoas na Inglaterra, engajadas em reduzir as taxas de carbono, inspiradas pelo espírito olímpico. O objetivo é encontrar o equilíbrio entre atender as necessidades humanas com a proteção do ambiente natural.
A London Eye está entre os projetos pioneiros de sustentabilidade na cidade, quando em uma reforma feita em 2009 sua iluminação foi substituída por luzes de LED, economizando até 69% de energia e podem ser vistas até 1 km de distância. Outra medida adotada foi redesenhar o sistema de refrigeração das chamadas ‘cápsulas’ – para um sistema também mais ecológico, reduzindo o consumo em até 20%.
A EDF declara que tem orgulho em estar envolvida com iniciativas como esta e através de atitudes sustentáveis realizadas agora certamente fará com que tenhamos um futuro melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário