Dicas de Ergonomia
Organize seu espaço: se você utiliza o notebook por longas horas, no trabalho ou em casa, mantenha o espaço limpo e sem “papel demais”. Observe se suas pernas estão confortáveis evitando, por exemplo, que seu joelho encoste no tampo da mesa.
Teclado e mouse extras: Dependendo da intensidade de sua utilização, recomenda-se ter teclados e mouse extras. O primeiro trará mais conforto em longas jornadas de digitação e o segundo, mais acuidade na utilização de documentos maiores ou em programas que demandem utilização mais contínua da interface gráfica como, por exemplo, programas de edição de imagens.
Alturas: Seu rosto deve ficar “em linha” com a tela. Suas pernas paralelas ao chão com a plana do pé totalmente apoiada. Os braços também paralelos à mesa de trabalho, nem muito para baixo, nem muito para cima. Estas quatro dicas sobre posicionamento garantirão conforto e distância das L.E.R.
Conclusão
Procure fazer paradas de 5 minutos a cada hora em que você passou no notebook, caminhe pelo escritório (ou casa) e faça alguns alongamentos, principalmente nos ombros e punhos. Seu equipamento mais importante não está sobre a mesa. É você mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário