1 – Grand Theft Auto era originalmente um jogo sobre um policial
GTA com policiais? (Foto: Divulgação)
No script original de GTA, o personagem principal seria um policial que
deveria perseguir diversos bandidos com a sua viatura pela cidade.
Porém durante o desenvolvimento, os criadores do jogo perceberam que ele
seria mais divertido se os papéis fossem invertidos.2 – Um bug inspirador
Um bug que tornava os policiais mais agressivos salvou o projeto (Foto: Divulgação)
Ainda durante o desenvolvimento do primeiro jogo um bug mudaria
completamente o rumo de Race n’ Chase, o nome original do projeto. O
jogo era uma espécie de Polícia e ladrão com carros, no qual você podia
descer brevemente do seu veículo para roubar outro. O bug fazia com que
os carros dos policiais partissem para cima do jogador, forçando-o para
fora da estrada ao invés de simplesmente o cercarem, como planejadoO bug ficou tão popular que deu a ideia para o sistema de “Procurado” de GTA, com a polícia se tornando cada vez mais agressiva conforme seu índice aumentava. Logo o projeto de um jogo de corrida com polícia e ladrão, foi abandonada por algo mais abrangente.
3 – Todas as cidades do jogo são paródias simbólicas de cidades reais
O mapa original de Liberty City (Foto: Divulgação)
Provavelmente a curiosidade que todos conhecem melhor. Em GTA, New York
virou Liberty City, Miami virou Vice City, Los Angeles virou Los
Santos, e assim por diante. Todos os nomes escolhidos são paródias com
os nomes reais das cidades ou símbolos pelos quais elas são conhecidas. A
única exceção a esta regra está justamente em GTA II, passado em
Anywhere City, criada propositalmente para ser genérica.4 – Todas as forças armadas do jogo também são paródias
O símbolo da Noose (Foto: Divulgação)
Além das respectivas forças policiais de cada cidade, GTA também
apresenta paródias das grandes agências de defesa dos Estados Unidos. A
DEA (Drug Enforcemente Administration) virou a TBN (The Bureau of
Narcotics), as equipes da SWAT viraram a NOOSE e por fim, o FBI passou a
ser chamado de FIB.5 – O primeiro GTA oferecia dezenas de protagonistas
A primeira capa de GTA (Foto: Divulgação)
GTA 5 promete inovar o gênero com três protagonistas simultâneos, porém
esta característica não é algo exatamente novo na série. No primeiro
game de GTA os jogadores controlavam diversos personagens diferentes,
sem nenhum tipo de profundidade em particular. A devoção a uma história
única, só surgiu mesmo em GTA 2, com Claude Speed.6 – As cabeças de policiais substituíam as estrelas
As famosas estrelas que medem o seu nível de “Procurado” em GTA eram originalmente cabeças de policiais que marcavam a agressividade da polícia. Quanto mais cabeças na sua tela, mais resistência você encontraria em seu caminho.
7 – GTA 2 é o jogo mais distante na cronologia e o único situado no futuro
O mapa da futurista Anywhere City de GTA 2 (Foto: Divulgação)
Todos os jogos da série numerada (do primeiro ao quinto) se passam no
presente, exceto por GTA 2 que era situado quase 15 anos no futuro.
Segundo os jornais e revistas em Anywhere City, toda a ação acontecia no
distante ano de 2013, mais de uma década depois de 1999 quando o game
foi lançado.8 – GTA 2 apresentava críticas contundentes às igrejas
GTA e sua igreja superfaturada (Foto: Divulgação)
Para salvar o seu jogo em GTA 2, Claude Speed era obrigado a encontrar
uma igreja da “denominação” Jesus Saves (em um prédio claramente de
inspiração Neo-Pentecostal). Uma vez lá o jogador era obrigado a gastar
pelo menos U$ 50.000 dólares para salvar o seu progresso.9 – No GTA original existia um bônus para matar Hare Krishnas
O estranho bônus por matar Hare Khishnas (Foto: Divulgação)
Estranhamente, o jogo de 1997 apresentava um misterioso Easter Egg.
Toda vez que o protagonista matava um grupo inteiro de monges Hare
Krishnas ele ganhava um bônus estranho em sua pontuação, chamado
Gouranga. Os monges normalmente estavam dançando e cantando pelas
calçadas da cidade e você precisa matá-los rapidamente para a palavra
aparecer.10 – O primeiro GTA foi o único jogo da série com uma protagonista mulher
Divine, Katie, Mikki e Ulrika, as protagonistas femininas do GTA Original (Foto: Divulgação)
Em uma série muito criticada por seu conteúdo machista, manter esta
opção seria uma boa maneira de mudar a imagem da franquia. Infelizmente
este é um dos poucos pontos em que a Rockstar deu um passo para trás ao
longo da evolução da série.
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