Com 94,2 milhões de pessoas utilizando a internet no Brasil e 45% delas
usando redes sociais diariamente, não é difícil imaginar que algumas
pessoas vão achar estratégias para roubar dados. Segundo a Bitdefender, a
cada 15 segundos, um brasileiro é vítima de fraudes com documentos
roubados ou informações furtadas na rede. Mais de 28 bilhões de pessoas
foram prejudicadas por cibercrimes, o que custou perto de R$ 16 bilhões
ao país em 2012.
As maneiras mais comuns disso acontecer é através do phishing
(conversas ou mensagens falsas com links fraudulentos), spam (mensagens
enviadas sem o consentimento do usuário) e malwares (softwares
maliciosos instalados sem permissão do usuário, como vírus).Segundo o infográfico da Bitdefender, as redes sociais são os lugares onde mais se compartilham links maliciosos que, quando clicados, podem levar à instalação de programas nocivos no PC. Pornografia e banners de publicidade, vem em seguida no ranking.
Quando um equipamento é invadido, abre-se para outras pessoas o acesso de informações armazenadas de forma privativa, como fotos, senhas de bancos e vídeos. As principais consequências são o roubo de informações e danos às máquinas.
No Facebook, os golpes mais comuns simulam notícias de celebridades, fotos polêmicas ou escandalosas e provocações que fazem o usuário acreditar que poderá saber quem visualizou o seu perfil se clicar em meia dúzia de botões. Já no Twitter, a estratégia mais usada pelos criminosos é enviar links para supostos vídeos e fotos que teriam alguma relação com o internauta.
Para se proteger, é necessário ter muita cautela ao clicar em links na internet. O cuidado de digitar você mesmo o endereço da rede social no browser evita clicar em links duvidosos que reencaminham o usuário para outro site. Além disso, ser seletivo na hora de aceitar amigos nas redes socais garante que as suas informações só serão compartilhadas com quem o internauta realmente conhece. Afinal, saiba que, com raras exceções, tudo o que é publicado nas redes sociais acaba ficando disponível permanentemente na internet para os contatos.
Veja o infográfico completo da Bitdefender:
infografico-bitdefender
Nenhum comentário:
Postar um comentário