Pesquisadores da universidade de Huddersfield na Inglaterra se uniram a
Richard Brown, recordista mundial de velocidade sobre duas rodas, para
criar um modelo ecológico e turbinado de moto, capaz de atingir mais de
680 km/h. A moto é alimentada por uma turbina de pós-combustão, que por
sua vez foi baseada em um rotor de helicóptero.
A super moto ainda em fase de testes por Richard Brown (Foto: Reprodução/University of Huddersfield)
Para Richard o comportamento do veículo em alta velocidade tornou-se um
desafio, por este motivo além de desenvolverer seus próprios testes de
aerodinâmica, ele decidiu recorrer a peritos em ciência de fluxo. Para
este trabalho foram contratados os professor Rakesh Mishra e Taimoor
Asim, ambos da universidade de Huddersfield. Os especialistas realizaram
por três meses uma análise detalhada das maneiras como o ar fluiria ao
redor da motocicleta.
Segundo Taimoor a velocidades de 680 Km/h, o ar torna-se “compressível”
e modelar o escoamento do ar utilizando a dinâmica computacional de
fluidos é um grande desafio. Para investigar os efeitos da
compressibilidade do ar sobre o veículo, Taimoor recorreu a uma longa
série de simulações em um supercomputador e avaliou o projeto da moto
como “fascinante e valioso”.
Os cientistas da universidade de Huddersfield concluíram a análise e
enviaram um relatório com os resultados para Richard, que permitiu a
continuação do projeto de construção da moto. Segundo Richard o objetivo
principal do trabalho dos cientistas de Huddersfield foi alcançado,
analisar o efeito aerodinâmico sobre a moto ao atingir a velocidade
recorde.
A motocicleta turbinada deve ir para pista em 2013 (Foto: Reprodução/University of Huddersfield)
Richard Brown, da Jet Reaction, tem um longo histórico de quebra de
recordes de velocidade. Em 1999, em Bonneville na África do Sul, ele
obteve o recorde de maior velocidade já alcançada por uma bicicleta, 587
km/h, num modelo movido por um foguete. Esse número foi superado em
2006, por duas equipes americanas. Determinado a obter o recorde de
volta, Brown decidiu construir este novo modelo com a ajuda dos
cientistas da universidade de Huddersfield e o objetivo é levá-l a
Bonneville ou Verneukpan na África do Sul em 2013.
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