terça-feira, 13 de novembro de 2012

Universidade cria moto ecológica que quebra recorde de velocidade

Pesquisadores da universidade de Huddersfield na Inglaterra se uniram a Richard Brown, recordista mundial de velocidade sobre duas rodas, para criar um modelo ecológico e turbinado de moto, capaz de atingir mais de 680 km/h. A moto é alimentada por uma turbina de pós-combustão, que por sua vez foi baseada em um rotor de helicóptero.
A super moto ainda em fase de testes por Richard Brown (Foto: Reprodução) (Foto: A super moto ainda em fase de testes por Richard Brown (Foto: Reprodução))A super moto ainda em fase de testes por Richard Brown (Foto: Reprodução/University of Huddersfield)
Para Richard o comportamento do veículo em alta velocidade tornou-se um desafio, por este motivo além de desenvolverer seus próprios testes de aerodinâmica, ele decidiu recorrer a peritos em ciência de fluxo. Para este trabalho foram contratados os professor Rakesh Mishra e Taimoor Asim, ambos da universidade de Huddersfield. Os especialistas realizaram por três meses uma análise detalhada das maneiras como o ar fluiria ao redor da motocicleta.
Segundo Taimoor a velocidades de 680 Km/h, o ar torna-se “compressível” e modelar o escoamento do ar utilizando a dinâmica computacional de fluidos é um grande desafio. Para investigar os efeitos da compressibilidade do ar sobre o veículo, Taimoor recorreu a uma longa série de simulações em um supercomputador e avaliou o projeto da moto como “fascinante e valioso”.
Os cientistas da universidade de Huddersfield concluíram a análise e enviaram um relatório com os resultados para Richard, que permitiu a continuação do projeto de construção da moto. Segundo Richard o objetivo principal do trabalho dos cientistas de Huddersfield foi alcançado, analisar o efeito aerodinâmico sobre a moto ao atingir a velocidade recorde.
A motocicleta turbinada deve ir para pista em 2013 (Foto: Reprodução)A motocicleta turbinada deve ir para pista em 2013 (Foto: Reprodução/University of Huddersfield)
Richard Brown, da Jet Reaction, tem um longo histórico de quebra de recordes de velocidade. Em 1999, em Bonneville na África do Sul, ele obteve o recorde de maior velocidade já alcançada por uma bicicleta, 587 km/h, num modelo movido por um foguete. Esse número foi superado em 2006, por duas equipes americanas. Determinado a obter o recorde de volta, Brown decidiu construir este novo modelo com a ajuda dos cientistas da universidade de Huddersfield e o objetivo é levá-l a Bonneville ou Verneukpan na África do Sul em 2013.

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