sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Robôs são usados para educar crianças autistas na Inglaterra

Dois robôs humanóides são usados em uma escola da Inglaterra para ajudar na aprendizagem de alunos autistas na faixa etária de cinco a dez anos. A experiência, que teve início em março deste ano, tem demonstrado que as crianças tem mais facilidade em interagir com os robôs do que com seus professores e colegas de classe.
Os dois robôs são usados para ensinar fonética e para jogar cartas e jogos de memória com crianças autistas (Foto: Reprodução/BBC)Os robôs Max e Ben ajudam na educação de crianças com autismo (Foto: Reprodução/BBC)
A escola inglesa Topcliffe Primary, que tem 25% de alunos com autismo, é a primeira do Reino Unido a receber a tecnologia. Os robôs foram doados pela fabricante francesa Aldebaran e custam 15 mil euros (cerca de R$ 39 mil).

Em entrevista à BBC, o diretor da escola, Ian Lowe, disse que as crianças autistas têm maior facilidade de interação com os robôs do que com seus professores. “As crianças que no primeiro momento entram na escola sem a capacidade de fazer contato visual com os seres humanos começam a se comunicar através dos robôs”, completou.
Chamados de Max e Ben, os dois robôs são usados para ensinar fonética e conseguem manter as crianças concentradas com jogos de cartas e jogos de memória. A diretora do Autism Centre for Education and Research da Universidade de Birmingham, Karen Guldberg, afirmou que pesquisadores estudam melhores formas de programar esses robôs para que eles possam ajudar a desenvolver tanto a interação social das crianças quanto suas habilidades de comunicação.
Segundo a doutora Guldberg, tal tecnologia poderia funcionar muito bem em classes regulares também, tendo em vista que, se é possível atender às necessidades de crianças autistas, então é possível também satisfazer às necessidades de todas as crianças.

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