Curtindo e compartilhando sua viagem
As dicas de alguém que efetivamente conhece o lugar e sua situação atual podem fazer toda a diferença em sua viagem (e, no meu caso, na sobrevivência). Mas tem um porém: por maior que seja a sua rede de contatos, não é tão fácil assim se conectar com um amigo ou amigo do amigo que tenha estado pelos exatos pontos de seu roteiro de viagem ou que tenha disposição de ficar dando dica para alguém que mal conhece.
Registrando o registro do registro no Cairo, Egito (Foto: André Fran)É nelas que usuários de diferentes perfis e gostos particulares depositam suas impressões sobre os mais variados destinos. Quer formatar sua viagem de acordo com o preço? Duração? Praia ou montanha? Romântica ou viagem de família? É só ajustar suas preferências e passear pelo roteiro virtual de algum (ou vários) viajante que se encaixe no modelo montado por você. Claro que muitas cabeças pensantes (e outras tantas oportunistas) tiveram essa ideia, então há grande profusão de sites e aplicativos com a proposta de centralizar e organizar as dicas de quem melhor entende de viagem: os viajantes.
Destaquei alguns dos mais interessantes:
1- Minube
Aplicativo Minube no smartphoneFoto: Reprodução/Minube)
2- Trippy
O Trippy é uma espécie de Pinterest de viagem. Você cria seu perfil e sai postando fotos de restaurantes, points, paisagens, passeios…qualquer coisa relacionada a um destino. É bem solto o negócio, e a única forma de pesquisar mais especificamente é através do search. A onda é mesmo passear entre as milhares de imagens dos usuários. Em vez do like ou repin dá pra marcar as imagens com um “Quero ir” ou “Fui”. Talvez o mais legal seja o fato dos usuários pelo menos comentarem bastante sobre cada imagem, dando uma avaliação bem completa de cada local. Serve mais de inspiração do que de organização de roteiro. Nota 8.
Opções de lugares para viajar no app Trippy (Foto: Reprodução/Trippy)
Tript ajuda a se localizar com mapas em viagens(Foto: Reprodução/ Tripit)
Esse se vende como organizador de viagens. Ele não tem tanto o aspecto social, apesar de você poder dividir seus roteiros com os de seus amigos, mas no que se propõe ele realmente faz bem feito. O site e o aplicativo são muito user friendly e fáceis de se usar (e organizar). É como se você criasse um cronograma de sua viagem, desde o aeroporto até chegar no hotel e os passeios ao longo da viagem. De onde sai, para onde vai, trajeto mapeado e calculado de acordo com o tempo a ser gasto em cada função. Como o principal atrativo é servir como um guia para o roteiro de sua viagem, uma das grandes vantagens desse app é funcionar mesmo offline. Nota 8,5.
4- Gogobot
Um dos mais interativos desses sites (não é essa a proposta das mídias sociais?) e aplicativos é o Gogobot. Ele se destaca pela criatividade. Seu perfil é chamado “Passaporte”, no qual você pode criar “cartões postais” de suas viagens, enviar para seus contatos e você pode ganhar “badges” por feitos ao redor do planeta (no melhor estilo Foursquare). A interatividade e a conexão com outras redes sociais mais conhecidas é um dos atrativos do Gogobot. Em termos de pesquisa ou organização de viagem ele é bem limitado, mas usado em combinação com outros apps pode ser bem divertido. Nota 6.
Interface do site Gogobot (Foto: Reprodução/Gogobot)
Nenhum comentário:
Postar um comentário