sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Apple pode tirar processadores Intel de Macs e usar tecnologia própria

Versões dos processadores utilizados no iPhone e no iPad podem, em breve, chegar aos iMacs e Macbooks. De acordo com a rede de notícias Bloomberg, a Apple está procurando alternativas para substituir de vez os chips da Intel de seus produtos. Fontes da companhia já teriam confirmado os planos, que podem sair do papel em alguma das próximas “remessas” de aparelhos da empresa da maçã.
Processadores com tecnologia ARM podem chegar aos Macs (Foto: Reprodução)Processadores com tecnologia ARM podem chegar aos Macs (Foto: Reprodução)
A Apple vem utilizando os processadores Intel nos Macs desde 2005, e apesar de uma mudança por agora não parecer muito provável, muitos especialistas creem que isso pode, sim, acontecer. Com a evolução dos PCs e o fato de suas estruturas serem cada vez mais semelhantes com as de dispositivos móveis, nos quais a Apple tem grande expertise, este é um caminho que parece natural, de acordo com Sergis Mushell, analista da firma Gartner Inc.
 
 
“A Apple é uma formadora de mercado e uma vez que ela tenha feito o seu próprio chip, muitos outros podem seguir o mesmo caminho”, diz Mushell, indicando que, caso a Apple realmente dê este pontapé inicial para fazer seus próprios processadores, muitas outras empresas podem fazer o mesmo.
Tecnologia para isso não falta na empresa de Tim Cook. Apesar de Bill Evans, representante da Apple, ter se recusado a comentar os rumores, a empresa já cria os seus processadores com tecnologia ARM para o iPhone e o iPad. Seria “somente” uma questão de migrá-los para outro tipo de dispositivo. Parceiras para a fabricação, como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., também não seriam difíceis de encontrar.
Outro indício forte de que algo grande está por vir é a criação de uma nova divisão de pesquisa na Apple. Em um evento recente, o CEO da Apple nomeou Bob Mansfield para um novo grupo chamado “Technologies” (Tecnologia), e prometeu “planos ambiciosos para o futuro”. Mansfield ficou conhecido na empresa por tentar realizar integrações entre iOS e Mac, criando uma experiência mais uniforme entre as plataformas da companhia.
Resta saber se tudo isso realmente aponta uma nova safra de processadores criados pela própria. No entanto, como a Apple costuma guardar seus segredos a sete chaves, esta revelação não deve acontecer por agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário