Foto mostra configuração supersônica do avião, onde comprimento supera largura (Foto: Reprodução)
O conceito se explica a partir da compreensão de que o voo de uma
máquina precisa endereçar dois momentos diferentes: o pouso e a
decolagem, que são facilitados com asas largas; e o processo do voo em
si, muito mais simples e econômico na medida em que a aeronave tenha
menos largura e mais comprimento. O projeto visa acabar com o impasse de
que aviões subsônicos e supersônicos necessitem de designs
conflitantes.
Nessa posição, o avião tem melhor desempenho
para velocidades de cruzeiro (Foto: Reprodução)
É para resolver esta questão que o modelo proposto seria disposto na
horizontal no momento da decolagem e para voar em velocidades
subsônicas, e ficaria em posição vertical quando precisasse acelerar o
suficiente para ultrapassar a barreira do som. Uma vez suspenso no ar,
ele rotacionaria para uma posição onde comprimento superaria largura - a
ideal para reduzir a resistência do ar. Toda essa manobra seria feita
apenas acionando pequenas asas – elas causariam a pressão aerodinâmica,
que alteraria o posicionamento da nave.para velocidades de cruzeiro (Foto: Reprodução)
A NASA prometeu $100 mil para ajudar aos designers a levar o SBiDir-FW à fase de testes em túnel de vento. Se tudo correr bem, há chance de um outro prêmio, no valor de $500 mil, que ainda não seria o suficiente para a construção da aeronave.
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