Hoje a Nintendo
realiza um evento nos EUA para anunciar o valor e data de lançamento do
seu novo console: o Wii U. Ainda não há informações se os valores do
console no Brasil serão divulgados no evento. No Japão, o videogame terá
dois pacotes: o Wii U Basic e o Wii Premiun.
Já o Wii U Premium será preto e custará ¥31.500 (US$ 405 – R$ 810), trazendo um console com 32 GB de memória interna, um suporte vertical para o Wii U, um suporte para o GamePad, que funciona também como recarregador, e uma assinatura para o serviço Nintendo Network Premium que durará até 2014.
Ainda não se sabe ao certo se o console terá um hardware surpreendente. Relatos de desenvolvedores foram controversos, ora dizendo que ele era duas vezes mais potentes que as plataformas de alta definição atuais, o Xbox 360 e PlayStation 3, ora até cogitando que o Wii U poderia ser inferior.
Porém, rapidamente a discussão sobre gráficos ficou em segundo plano quando foi revelado o novo controle do Wii U, um joystick em formato de tablet. Ele conta com direcionais analógicos, botões de face, uma tela de quase 16 centímetros sensível ao toque, sensores de movimento e um leitor NFC (Near Field Communication).
As possibilidades do novo controle têm sido motivo de grande repercussão para o console. Entre as principais funções discutidas estão a de usá-lo como uma tela secundária, oferecendo um tipo de interação diferente, e a capacidade de olhar para a tela do controle como uma janela do mundo do jogo, além da tela principal da TV.
Além de tudo, a Nintendo ainda não abandonará os seus antigos controles, o Wii Remote e o Nunchuk, tornando o Wii U um videogame híbrido. Um usuário pode controlar o jogo normalmente com um Wii Remote, enquanto outro interage de uma maneira diferente utilizando o joystick tablet, criando assim experiências únicas.
Apesar de o novo controle ser provavelmente a maior inovação do console, outra grande novidade é a presença de uma rede social própria no Wii U, chamada de Miiverse. Com ela, será possível interagir com outras pessoas, deixar recados nos jogos de outras pessoas, explorando assim o potencial de socialização que vemos hoje no Facebook.
Alguns frutos desse trabalho já podem ser vistos em jogos multiplataforma de alta definição confirmados para o sistema, como Assassin’s Creed 3, Mass Effect 3, Batman: Arkham City Armored Edition e Darksiders 2, sem esquecer também exclusivos como ZombiU, Rayman Legends e Scribblenaus Unlimited.
Isso não significa não entanto que a empresa tenha descuidado de suas próprias franquias, com New Super Mario Bros. U, Nintendo Land, Pikmin 3, Game & Wario, entre outros. Até mesmo um novo Super Smash Bros. foi confirmado, em parceria com a Namco Bandai.
No Japão, console terá modelos que custam cerca de R$ 700 e R$ 900
Algumas horas antes do evento oficial onde a Nintendo revelou as informações da chegada do Wii U para os Estados Unidos e Europa, a empresa detalhou o lançamento japonês do console. Ele virá em 8 de dezembro de 2012, em duas opções de pacote, Basic e Premium, tendo ainda um programa de fidelidade, chamado Nintendo Network Premium.
Dentre os jogos, New Super Mario Bros. U e Nintendo Land foram confirmados para o lançamento, mas nenhum deles virá gratuitamente na caixa. Outra ausência bastante sentida é a do Wii Remote Plus, da extensão Nunchuk e da Sensor Bar, as quais não virão inclusas em nenhum dos pacotes, apesar de serem necessários para vários dos títulos.
O controle em formato de tablet, o GamePad, também será vendido separadamente, por ¥13.440 (US$ 172 – R$ 345), enquanto o controle Pro, que lembra um joystick do Xbox 360, será vendido por ¥5.000 (US$ 64 – R$ 128).
Nintendo Wii U (Foto: Divulgação) (Foto: Nintendo Wii U (Foto: Divulgação))
O Wii U Basic será branco, custará ¥26.250 (US$ 338 – R$ 675) e trará
um console com 8 GB de memória interna e apenas os acessórios básicos.
Estarão inclusos o controle GamePad em formato de tablet, um cabo HDMI e
adaptadores AC para o videogame e para o controle.Já o Wii U Premium será preto e custará ¥31.500 (US$ 405 – R$ 810), trazendo um console com 32 GB de memória interna, um suporte vertical para o Wii U, um suporte para o GamePad, que funciona também como recarregador, e uma assinatura para o serviço Nintendo Network Premium que durará até 2014.
Ainda não se sabe ao certo se o console terá um hardware surpreendente. Relatos de desenvolvedores foram controversos, ora dizendo que ele era duas vezes mais potentes que as plataformas de alta definição atuais, o Xbox 360 e PlayStation 3, ora até cogitando que o Wii U poderia ser inferior.
Porém, rapidamente a discussão sobre gráficos ficou em segundo plano quando foi revelado o novo controle do Wii U, um joystick em formato de tablet. Ele conta com direcionais analógicos, botões de face, uma tela de quase 16 centímetros sensível ao toque, sensores de movimento e um leitor NFC (Near Field Communication).
As possibilidades do novo controle têm sido motivo de grande repercussão para o console. Entre as principais funções discutidas estão a de usá-lo como uma tela secundária, oferecendo um tipo de interação diferente, e a capacidade de olhar para a tela do controle como uma janela do mundo do jogo, além da tela principal da TV.
GamePad do Nintendo Wii U (Foto: Reprodução)
Curiosamente o joystick também vem equipado com um leitor NFC, que
permite ler e escrever dados em certos tipos de objetos simplesmente
através da proximidade deles. A tecnologia é a mesma utilizada no jogo
Skylanders: Spyro’s Adventure, onde coloca-se miniaturas de personagens
sobre um acessório que as representa no mundo digital.Além de tudo, a Nintendo ainda não abandonará os seus antigos controles, o Wii Remote e o Nunchuk, tornando o Wii U um videogame híbrido. Um usuário pode controlar o jogo normalmente com um Wii Remote, enquanto outro interage de uma maneira diferente utilizando o joystick tablet, criando assim experiências únicas.
Apesar de o novo controle ser provavelmente a maior inovação do console, outra grande novidade é a presença de uma rede social própria no Wii U, chamada de Miiverse. Com ela, será possível interagir com outras pessoas, deixar recados nos jogos de outras pessoas, explorando assim o potencial de socialização que vemos hoje no Facebook.
FIFA 13 no Wii U (Foto: Reprodução)
De acordo com o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, com todas essas
novidades a empresa pretende reconquistar os usuários hardcore que
possam ter perdido durante o período do Nintendo Wii, mais voltado para o
público casual, fazendo então um maior esforço para garantir apoio de
empresas terceirizadas.Alguns frutos desse trabalho já podem ser vistos em jogos multiplataforma de alta definição confirmados para o sistema, como Assassin’s Creed 3, Mass Effect 3, Batman: Arkham City Armored Edition e Darksiders 2, sem esquecer também exclusivos como ZombiU, Rayman Legends e Scribblenaus Unlimited.
Isso não significa não entanto que a empresa tenha descuidado de suas próprias franquias, com New Super Mario Bros. U, Nintendo Land, Pikmin 3, Game & Wario, entre outros. Até mesmo um novo Super Smash Bros. foi confirmado, em parceria com a Namco Bandai.
No Japão, console terá modelos que custam cerca de R$ 700 e R$ 900
Algumas horas antes do evento oficial onde a Nintendo revelou as informações da chegada do Wii U para os Estados Unidos e Europa, a empresa detalhou o lançamento japonês do console. Ele virá em 8 de dezembro de 2012, em duas opções de pacote, Basic e Premium, tendo ainda um programa de fidelidade, chamado Nintendo Network Premium.
Tabela japonesa compara os modelos do Nintendo Wii U (Foto: Divulgação)
A Nintendo Network Premium é serviço diferente da Xbox LIVE Gold e um
pouco mais parecido com a assinatura do PlayStation Plus. Através da
Nintendo Network Premium, você ganha um desconto de 10% ao comprar
títulos digitais, quantia que fica disponível para resgate a partir de
500 Nintendo Points, podendo utilizá-los para novas compras.Dentre os jogos, New Super Mario Bros. U e Nintendo Land foram confirmados para o lançamento, mas nenhum deles virá gratuitamente na caixa. Outra ausência bastante sentida é a do Wii Remote Plus, da extensão Nunchuk e da Sensor Bar, as quais não virão inclusas em nenhum dos pacotes, apesar de serem necessários para vários dos títulos.
O controle em formato de tablet, o GamePad, também será vendido separadamente, por ¥13.440 (US$ 172 – R$ 345), enquanto o controle Pro, que lembra um joystick do Xbox 360, será vendido por ¥5.000 (US$ 64 – R$ 128).
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