quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Zuckerberg admite erros após venda de ações do Facebook

Mark Zuckerberg , CEO do Facebook, falou nessa terça-feira (11) para o público da TechCrunch Disrupt, sobre os erros estratégicos cometidos após o IPO da empresa. No primeiro comentário, a confissão: "O desempenho das ações foi obviamente decepcionante".
Mark Zuckerberg responde perguntas na TechCrunch Disrupt (Foto: Reprodução/The Next Web)Mark Zuckerberg responde perguntas na TechCrunch Disrupt (Foto: Reprodução/The Next Web)
Zuckerberg afirma que, desde o lançamento da oferta pública de ações do Facebook, o sucesso da empresa em dispositivos móveis tem sido subestimado. O CEO admite que ter acreditado que aplicativos criados em HTML5 seriam superiores aos nativos pode ter sido um grande erro estratégico.
Dois anos atrás, o Facebook decidiu construir todos os aplicativos móveis em HTML5, um esforço conhecido como “FaceWeb”. Mas depois de seis a oito meses de construção e quatro meses monitorando o desempenho, a empresa relutantemente concluiu que aplicativos em HTML 5 não tinham a performance necessária. A empresa, então, relançou o programa como uma aplicação nativa para iOS. Zuckerberg afirmou ainda que um novo app para Android estaria sendo desenvolvido.
Sem maiores detalhes, o CEO afirmou que a equipe está construindo novas formas de rentabilizar o uso móvel. E completou: anúncios para mobile estão se saindo melhor do que os de desktop.
Risco para os investidores
Perguntas sobre a estratégia mobile do Facebook têm perseguido a empresa, desde que o prospecto de sua oferta pública inicial revelou que a empresa não geraria “receita significativa” em publicidade móvel. Isso deixou muitos investidores desconfiados diante do fato de que mais de metade dos 900 milhões de usuários do Facebook acessam o site através de um dispositivo móvel diariamente.

A empresa, no entanto, diz que os esforços no mercado mobile estão ganhando força. No mês passado, o Facebook lançou uma  atualização para o app, tornando-o significativamente mais rápido no carregamento do feed de notícias. A empresa também tem inserido “posts patrocinados” no feed de modo mais agressivo que anteriormente, permitindo que anunciantes promovam páginas e aplicativos usem conexões sociais. O Facebook informou que até o final de julho, “posts patrocinados” geraram US$ 1 milhão por dia e cerca de metade das receitas foram provenientes de dispositivos móveis.
As afirmações de Zuckerberg mostram que a empresa tem se esforçado para ganhar a confiança do mercado. Com essas medidas, é possível que o Facebook possa se redimir dos erros e novamente recuperar a simpatia dos investidores

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