Quem gosta de dirigir pelas estradas e avenidas das principais cidades,
eventualmente, precisa redobrar a atenção e ficar de olho na indicação
do velocímetro para não passar pelos radares de trânsito com velocidade
acima da permitida. Mas como funciona esse aparelho e como ele detecta a
velocidade do seu carro?
Radares
Quando uma antena emite um desses pulsos e ele encontra, por exemplo, a
fuselagem de um avião, ele retorna ao emissor com a informação
necessária da posição do objeto. No retorno do pulso seguinte, será
capaz de calcular a diferença entre as posições iniciais e finais do
objeto. Com o tempo que o avião do nosso exemplo levou para percorrer
essa distância, é possível estimar, com grande precisão, a sua
velocidade.
Essa emissão de luz e o reflexo explicam o porquê de aviões "stealth" terem formatos tão esquisitos. A fuselagem com ângulos retos evita que o avião reflita as ondas do radar e, por conta disso, ele acaba invisível ao operador do aparelho.
Nas ruas
No exemplo, quando o carro passa pelo primeiro sensor, ele dá início ao processo de aferição da velocidade. Ao chegar no segundo sensor, o computador do radar já dispõe de informações necessárias para calcular a velocidade do deslocamento daquele carro em específico (distância por tempo = velocidade).
O terceiro sensor no asfalto é usado apenas para confirmação das medições. Na hipótese de que o motorista tenha atravessado os dois primeiros sensores em velocidade superior à permitida para aquela via, o terceiro sensor é acionado para captar novamente a velocidade e confirmar a infração. Só aí a câmera fotográfica é acionada para registrar a placa do carro. Com tudo isso pronto, os dados são enviados às empresas e autoridades, que disparam as multas.
Nas estradas
Quando o policial mira o dispositivo de mão em direção a um carro, na verdade, ele está efetivamente disparando ondas de rádio naquela direção. Os tempos de disparo entre um feixe de ondas e o outro são sempre constantes, mas o tempo de retorno, quando o carro se move, não. Caso o carro esteja descendo a rodovia em alta velocidade, o retorno das ondas de rádio para o radar pistola do policial será diferente e dará condições ao equipamento de calcular uma velocidade.
Radares
Grandes antenas são necessárias para o monitoramento de uma grande área (Foto: Reprodução)
Basicamente, um radar é um dispositivo eletrônico que enxerga um tipo
diferente de luz, a radiação eletromagnética. Criados na Segunda Guerra
Mundial, e adaptando a maneira pela qual morcegos enxergam no escuro,
eles funcionam da seguinte maneira: emitem um pulso eletromagnético em
todas as direções e esperam o retorno do pulso quando este encontra
alguma superfície capaz de refleti-lo.Essa emissão de luz e o reflexo explicam o porquê de aviões "stealth" terem formatos tão esquisitos. A fuselagem com ângulos retos evita que o avião reflita as ondas do radar e, por conta disso, ele acaba invisível ao operador do aparelho.
Nas ruas
Os temidos "pardais" são os radares mais comuns
nas vias urbanas (Foto: Reprodução)
Esses sensores adaptam o funcionamento do radar de voo, explicado
anteriormente. Eles criam um campo eletromagnético no pavimento e que
reage com os automóveis, construídos com materiais ferromagnéticos,
quando eles passam por ele.nas vias urbanas (Foto: Reprodução)
No exemplo, quando o carro passa pelo primeiro sensor, ele dá início ao processo de aferição da velocidade. Ao chegar no segundo sensor, o computador do radar já dispõe de informações necessárias para calcular a velocidade do deslocamento daquele carro em específico (distância por tempo = velocidade).
O terceiro sensor no asfalto é usado apenas para confirmação das medições. Na hipótese de que o motorista tenha atravessado os dois primeiros sensores em velocidade superior à permitida para aquela via, o terceiro sensor é acionado para captar novamente a velocidade e confirmar a infração. Só aí a câmera fotográfica é acionada para registrar a placa do carro. Com tudo isso pronto, os dados são enviados às empresas e autoridades, que disparam as multas.
Nas estradas
Radares móveis funcionam como os modelos
militares e metereológicos (Foto: Reprodução)
Se o modelo urbano e fixo tem um funcionamento mais passivo, ele espera
o deslocamento do carro para gerar dados e captar infratores, o radar
móvel usado por policiais assemelha-se muito mais aos radares militares e
de controle de voo.militares e metereológicos (Foto: Reprodução)
Quando o policial mira o dispositivo de mão em direção a um carro, na verdade, ele está efetivamente disparando ondas de rádio naquela direção. Os tempos de disparo entre um feixe de ondas e o outro são sempre constantes, mas o tempo de retorno, quando o carro se move, não. Caso o carro esteja descendo a rodovia em alta velocidade, o retorno das ondas de rádio para o radar pistola do policial será diferente e dará condições ao equipamento de calcular uma velocidade.
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