quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Empresa cria mão robótica para desarmar bombas

A Sandia National Laboratories, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova ferramenta que pode ser muito útil no trabalho dos esquadrões anti-bombas das forças policiais do mundo inteiro. Trata-se da Sandia Hand, uma mão-robótica capaz de realizar o trabalho de precisão cirúrgica de desarmar bombas.
Sandia Hand foi criada para ser barata, funcional e extremamente precisa (Foto: Reprodução)Sandia Hand foi criada para ser barata, funcional
e extremamente precisa (Foto: Reprodução)
Por exemplo, a Sandia Hand tem um desenho que permite várias configurações. Os “dedos” são destacáveis e é possível configurar o equipamento para inúmeras situações, apenas removendo ou adicionando novos dedos. Um problema das tecnologias robóticas são os custos elevados, e para manter a Sandia Hand o mais barato possível, foram adotados imãs para a junção dos dedos.
A modularidade da Sandia Hand vai além da multiplicidade de dedos que podem ser instalados rapidamente no dispositivo. Segundo a Sandia, é possível fixar lanternas, chaves ou mesmo câmeras no aparelho.
Em um primeiro momento, o projeto foi criado para desenvolver um dispositivo que pudesse ajudar os militares norte-americanos, vítimas de diversas explosões ao longo da última década nas missões no Iraque e Afeganistão. Mas com a considerável redução de custos atingida, a Sandia prevê o uso extensivo desse tipo de tecnologia em diversas aplicações. Segundo o laboratório, o custo de uma Sandia Hand no mercado deverá chegar à casa dos US$ 10 mil – 90% mais barato que a média dos aparelhos robóticos semelhantes no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário