Aparelho tem bom acabamento (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Design e telaComparado com os telefones básicos que encontramos em lojas alternativas, o EX117 é muito bem acabado. Seu único defeito no visual é a tela, que é pequena e muito similar aos aparelhos bem mais baratos.
Sua traseira é cinza escura, emborrachada e com textura, ótima para se manusear com apenas uma mão, passando segurança na pegada. As bordas são de plástico prateado acinzentado, um detalhe elegante. Já as teclas do teclado QWERTY físico, assim como os botões de atalho, são similares ao material da traseira: emborrachas e escuras, com a vantagem de serem retroiluminadas, facilitando o uso em locais escuros.
Traseira emborrachada e texturizada (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Na parte superior há entradas para fones e o orifício para pendurar
chaveiros e enfeites. No lado direito, uma conexão microUSB, onde
funciona conexão e carga (muito bom, sem conexões particulares!). No
esquerdo, uma entrada especial para um dos chips SIM possibilita uma
troca rápida para um possível quarto SIM (as outras duas entradas ficam
embaixo da bateria). A traseira abriga a câmera e uma saída de som,
enquanto a frente traz o teclado QWERTY, a tela, microfone, cinco botões
de menu e um pad de navegação.A tela é o calcanhar de Aquiles do aparelho. Ela tem apenas 2 polegadas e uma enorme moldura. É uma TFT com 262 mil cores e definição de 176 x 220 pixels. Para o sistema funciona bem, mas para vídeos ou jogos, fica precária.
Tela de baixa definição, botões emborrachados (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Conexões e mídiasPor ser um modelo muito simples, não é passada qualquer informação a respeito de processamento ou memória RAM. Informações sobre o sistema são poucas, mas é possível saber que esse modelo roda o MTK RTOS, a mesma plataforma usado em celulares provenientes da China. Um RTOS (Real Time Operating System) é um sistema operacional destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido, não importando se a velocidade de resposta é grande ou não. Assim, é um sistema que roda sem depender muito do hardware e sua qualidade.
Teclado QWERTY tem botão exclusivo para o Facebook (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Por sua simplicidade, não é muito complicado de se mexer. Ele está
totalmente em português – ao contrário dos alternativos – e é um sistema
utilizado há um bom tempo, então você com certeza já deve ter visto ele
em algum outro celular que teve. Os menus são em lista e há ícones
coloridos para facilitar a navegação, e a página principal é simples,
com um widget do Facebook, lembrando de sua principal feature.
Entrada para dois chips no aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Não há conexão Wi-Fi nesse aparelho, nem 3G. Para navegar na internet
você ficará dependente da rede GPRS, que é mais lenta, mas adequada ao
aparelho. Em nossos testes, ele não quis aceitar o chip SIM da Claro
usado nos reviews, portanto, mesmo sendo desbloqueado e quad band, é
melhor checar com sua operadora antes de adquirir um modelo desses.O EX117 conta também com Bluetooth 2.1 com A2DP, tecnologia que permite a conexão do aparelho com fones de ouvido sem fio, kits hands free, entre outros. Não há qualquer tipo de sensor nele.
Terceiro chip pode ser trocado sem a necessidade de tirar a bateria (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
ÁudioO som externo é um pouco baixo, mas como vantagem não tem distorção, e por isso é de boa qualidade. Com os fones convencionais que acompanham o EX117 na caixa, percebe-se que o estéreo não é muito bom e que faltam um pouco de graves, mas quebra o galho tranquilamente. Há ajustes e equalizadores que ajudam a melhorar isso.
Os fones também servem como antena, uma vez que o aparelho aceita rádio FM. Ele não quis rodar os vídeos grandes que colocamos na memória.
Câmera e entrada para fones de ouvido (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Fotos e aplicativosA câmera é de apenas 2 megapixels, com foco fixo e sem flash, contando ainda com um zoom digital de 4x que não é nem recomendável de ser usado. É possível enviar a foto diretamente para o Facebook ou fazer edições simples em um editor de fotografias. Há opções para a inserção de ícones, molduras e efeitos básicos como sépia, escala de cinza, inversão de cores, espelho e outros. Na hora do clique, você pode escolher o tipo de disparo, cena, tamanho da imagem, temporizador, balanço de branco, contraste, anti-vibração e efeitos. Até que é bem completa.
Quanto às imagens finais, não há muito o que esperar de uma câmera com poucos megapixels, sem autofoco e flash. São fotos que servem para o dia-a-dia, registros corriqueiros. O sensor apresentou ruídos em ambientes com pouca luz, mas a fotos surpreenderam, melhor do que esperávamos. Para o seu modelo e hardware, a captação de vídeo até que é boa, embora bem escura. Em definição baixa, HVGA, a captação do som funcionou bem.
Conexão microUSB serve também para carregar o aparelho (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
SistemaNos aplicativos há bastante coisa. Simples, mas suficientes. Temos um histórico completo de ligações, contatos, mensagens e emails, um navegador simples, calendário, lista de tarefas, alarme, relógio mundial, calculadora, conversor de moedas, navegador OperaMini, gerenciador de arquivos, gravador de voz, editor de fotos, compositor de melodia, apresentação de slides e até o MotoID, aplicativo da Motorola para reconhecer músicas pelo som. Entre os jogos temos Sonic Advance e Need for Speed Hot Pursuit.
Há também aplicativos Java para várias redes sociais como Facebook (que possui inclusive uma tecla dedicada no teclado QWERTY), Orkut, Twitter e YouTube. E para gerenciar os três chips SIM tem também uma configuração que permite escolher qual chip serve para ligações, qual para SMS, qual para navegação de dados,...
Saída de som é boa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Bateria e armazenamentoComo o armazenamento é de apenas 50MB, a Motorola envia junto com cartão de memória microSD de 2GB, mas caso você queira mais espaço é possível colocar um cartão de até 32GB, aumentando monstruosamente a capacidade do aparelho e permitindo levar mais músicas e guardar mais fotos com você.
Quanto à bateria, uma decepção. Geralmente, aparelhos assim tão simples costumam durar dias longe da tomada, mas como o EX117 aceita três chips SIM, a bateria se vai rapidamente no gerenciamento de tantas conexões simultâneas. No stand-by são 4 dias, mas o uso contínuo durou apenas 4 horas.
Conteúdo da caixa (Foto: Stella Dauer/TechTudo)
Na caixaOs acessórios que vem na caixa são simples, mas é o essencial para o uso do Motokey. Além da bateria e do cartão microSD de 2GB, encontramos os manuais básicos, cabo USB, carregador e fones de ouvido convencionais, com microfone e botão para atender chamadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário