quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Conceito de trem futurista é inspirado na infraestrutura da internet

Inspirado pela infraestrutura da internet e seu funcionamento, o designer Paul Priestman desenvolveu o conceito de “plataformas móveis”. A proposta é construir um sistema ferroviário em que trens de circulação local, saídos dos centros urbanos, se conectam a uma rede de trens de alta velocidade e sem paradas. Assim, o passageiro poderia realizar toda a sua viagem, até mesmo para outros países, sem ter de passar por uma estação intermediária para realizar integrações, feitas nos próprios trens.
Trens irão se acoplar para transferência de passageiros (Foto: Reprodução)Trens irão se acoplar para transferência de passageiros (Foto: Reprodução)
O sistema deverá funcionar da seguinte forma: os trens de alta velocidade irão correr por trilhos que passam fora de cidades e centros urbanos, enquanto uma rede de trens de menor porte que transportará passageiros de paradas locais.
Ao se aproximarem, o trem de alta velocidade diminui o ritmo e o menor acelera junto com ele. Neste momento os trens serão fisicamente acoplados através de um sistema de encaixe, permitindo que os passageiros façam a transferência diretamente de um trem para o outro.
Sistema de encaixe entre trens de baixa e alta velocidade (Foto: Reprodução)Sistema de encaixe entre trens de baixa e alta velocidade (Foto: Reprodução)
Após as transferências serem feitas, os trens são desacoplados. O trem de alta velocidade acelera novamente para seguir viagem, enquanto o menor, que poderá ser considerado uma “estação móvel”, diminui o ritmo e volta para o centro da cidade. O mesmo sistema também poderá ser utilizado pelos passageiros em transferência de um comboio de alta velocidade para outro, agilizando as viagens de longa distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário