Hoje em dia não é preciso procurar muito antes de encontrar um
filtro de linha. De home theaters a oficinas caseiras, as
réguas de energia parecem se espalhar como ervas daninhas. À medida que mais e mais aparelhos invadem nossas casas e escritórios, a tendência é que seu número cresça ainda mais. Mas, além de proteger nossos queridos eletrônicos contra tempestades de raios e permitir que múltiplos aparelhos sejam ligados em uma só tomada, os filtros de linha são capazes de economizar energia?
Gary Gay/Photographer's Choice/
Getty Images
Filtros de linha podem nos ajudar a economizar energia? |
Para responder essa pergunta, é preciso primeiro saber para o que serve um filtro de linha. O objetivo principal é proteger os aparelhos elétricos contra os efeitos prejudiciais dos
picos de energia. Também conhecidos como
voltagem transiente, os picos são qualquer elevação em relação à voltagem padrão de energia, em uma dada linha elétrica. Caso a elevação seja pronunciada, como no caso das que surgem devido a relâmpagos, isso pode prejudicar componentes elétricos. Afinal, se o seu rádio foi projetado para operar a 120 volts, um pico de 15 mil volts certamente queimará a fiação. Os filtros de linha evitam o problema ao bloquear ou desviar a corrente excessiva (para aprender mais sobre o processo, leia Como funcionam os estabilizadores de energia).
Existem duas variedades básicas de filtro de linha:
filtros de linha residenciais, que interceptam a voltagem excessiva quando ela entra na corrente elétrica de uma casa, e
filtros de linha locais, que operam entre a tomada e os diversos aparelhos. Apenas o filtro de linha local oferece algum potencial de economizar energia. Isso se deve basicamente ao fato de que muitos dos aparelhos que conectamos estão constantemente drenando energia, mesmo quando desligados. Esse fenômeno é conhecido como energia vampira, carga fantasma ou energia standby. Nos Estados Unidos, essa drenagem de energia custa mais de US$ 3 bilhões por ano aos consumidores [fonte: U.S. Department of Energy (em inglês)].
Nenhum comentário:
Postar um comentário