quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Microsoft reconhece que Windows é vulnerável ao vírus Duqu

Considerado a principal ameaça virtual do momento, vírus se propaga por arquivo do Word

Crackers se aproveitaram de um defeito desconhecido do sistema Windows, da Microsoft Crackers se aproveitaram de um defeito desconhecido do sistema Windows, da Microsoft (Getty Images)
A Microsoft admitiu nesta terça-feira que crackers se aproveitaram de uma vulnerabilidade do sistema Windows para infectar computadores com o vírus Duqu, considerado por especialistas como a próxima grande ameaça virtual.
"Alertamos a Microsoft sobre a vulnerabilidade e eles afirmaram estar trabalhando duro para consertá-la", afirmou a empresa americana de cibersegurança Symantec em seu blog oficial.
O vírus começou a se espalhar nos computadores com Windows a partir de um arquivo do Word que, quando aberto, instala o Duqu no computador.
Pesquisadores da Symantec acreditam que os crackers enviaram e-mails contando o arquivo do Word às vítimas. O vírus seria capaz  de controlar o computador infectado, acessar a rede interna de uma empresa para se propagar, e ainda rastrear o sistema em busca de dados.
Governos e empresas do mundo estão estudando o Duqu e deduzem que ele foi desenvolvido por crackers habilidosos para ajudar em ataques a centrais elétricas e outos serviços essenciais.
O vírus é semelhante ao Stuxnet, programa malicioso que invadiu e sabotou instalações nucleares no Irã. O Duqu foi descoberto em outubro pelo Laboratório de Criptografia e Segurança do Sistema da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (CrySyS/BME), que alertou a Symantec.
Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário