Certamente um dos periféricos mais úteis de um computador, a impressora geralmente não recebe a atenção necessária na hora dos cuidados. Uma ferramenta muito importante na materialização em papel de diversos textos, documentos e afins, o aparelho em alguns casos chega a ser mais importante que a internet na hora da necessidade.
Ao contrário do computador, uma impressora é composta em grande parte por peças mecânicas. Salvo alguns circuitos integrados, as engrenagens dominam o interior deste equipamento. Tanto modelos jato de tinta quanto versões a laser devem ser bem cuidados com algumas medidas simples.
Está comprovado que 90% dos problemas encontrados nas impressoras são ocasionados por sujeira, ou seja, a falta de limpeza e cuidado com a máquina. O papel começou a engasgar constantemente? A tinta está falhando na hora da impressão? O barulho está acima do normal durante o processo? Isso são sinais de que algo não está certo e que o problema deve ser logo resolvido.
Para evitar dores de cabeça, o recomendado é levar sua impressora a uma assistência técnica especializada e efetuar uma limpeza programada a cada ano. Assim os possíveis problemas decorrentes da falta de manutenção podem ser praticamente extintos. O serviço custa em média o mesmo que o conserto de um computador, porém geralmente é feito por um técnico com formação diferente, especializado em equipamentos de impressão.
Apesar disso, há situações em que você mesmo pode solucionar um problema que impede o bom funcionamento da impressora. Problemas relacionados com os cartuchos como impressões falhadas ou excesso de tinta no compartimento podem ser resolvidos com medidas simples de serem aplicadas.
Caso o cartucho aparentemente tenha estourado e deixou um encharcado de tinta parecendo aquarela de pintor no compartimento, empurre os cartuchos através do carro de impressão para fora da área, retire o excesso com alguma ferramenta espatulada e depois passe álcool isopropílico usando um cotonete ou flanela para remover o resto. Depois de tudo limpo é aconselhável colocar cartuchos novos ou no mínimo diferentes dos que estavam sendo utilizados quando o problema ocorreu.
Já se um dos dois cartuchos (colorido ou monocromático) esteja falhando, é sinal de que ele pode estar entupido e não que necessariamente ele acabou. Para resolver isso basta retirá-lo do compartimento e mergulhar a cabeça de impressão (na parte de baixo, onde sai a tinta) em um utensílio com água, depois seque levemente com um pano os contatos, chacoalhe-o para ativar a tinta e retorne para a impressora. Isso funciona em muitos casos.
Se a sua impressora for do tipo a laser e um problema semelhante acontece, abra o compartimento e retire o tonner. Em seguida chacoalhe o cilindro para que o pó responsável pela impressão se desprenda e fique separado. Isso pode resolver em alguns casos e evitar que você gaste dinheiro adquirindo um novo toner, que convenhamos não é nada barato (em média 200 a 250 reais).
Já a limpeza da parte externa do equipamento é normal. Pano úmido e um produto de limpeza multiuso já dão conta do recado. O único alerta é para não deixar o líquido escorrer para dentro da impressora e assim correr o risco de comprometer algum componente eletrônico.
Drivers e Firmwares
Regularmente as fabricantes lançam em seus sites oficiais novas versões de drivers e firmwares que trazem correções e até otimizam o desempenho das impressoras na impressão. Assim, se um botão não funciona devidamente ou uma função do programa assistente da impressora apresenta um bug, pode ser que haja alguma atualização disponível para resolver o caso. Eles são muito importantes também para uma boa comunicação entre o computador e a impressora.
Proteção
Utilize capas protetoras nos equipamentos se você não os utiliza com tanta regularidade, assim poderá evitar que a maior parte da poeira encontrada no ambiente entre e se acumule na parte interna do equipamento. Também só ligue a impressora quando realmente for usá-la, assim economizará energia e evitará danos ao equipamento por variações elétricas. Alguns modelos ligam automaticamente quando há um novo pedido de impressão na fila.
Seguindo estas dicas você pode resolver pequenos problemas corriqueiros e até mesmo ajudar amigos e conhecidos que se encontram na mesma situação. Dependendo do caso você pode até tirar um trocado nessas assistências. Mas lembre-se, só faça isso se tiver um bom conhecimento de informática e não invente moda mexendo no que não deve e não lhe compete.
Limpeza é fundamental!
Nenhum comentário:
Postar um comentário