quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COMO CONECTAR MINHA TV DE LCD NO MEU NOTE OU DESKTOP

Conectar o computador pessoal à TV de LCD tem algumas vantagens. A primeira é poder transformar aquele aparelho de 42 polegadas que esta estacionado na sala em monitor de PC. A segunda é utilizar o computador como servidor de vídeos e mídia. Saiba como fazer isso, sem ter que quebrar muito a cabeça.
1- Via cabo VGA
Um clássico da tecnologia, o cabo VGA tem sido por anos o responsável por levar a imagem gerada no seu PC até o monitor. E a TV de LCD nada mais é do que um monitor equipado com caixas de som e um receptor de TV. O cabo custa apenas 15 reais.
Para começar, verifique seu o modelo da sua TV possui uma entrada VGA. Ou recorra ao LTM (“Leia o Tedioso Manual”). Se a entrada estiver presente, ligue seu notebook ou desktop diretamente à TV com o cabo. Note que a entrada pode ser macho (com pinos) ou fêmea (apenas com espaço para encaixe). Geralmente os dispositivos apresentam entradas do tipo fêmea, mas não custa confirmar antes de comprar o fio. Ligue a TV e selecione a entrada (input). A opção PC deve aparecer junto com as outras.
No computador, clique com o botão direito na área de trabalho – um pequeno menu se abrirá. Clique em “Propriedades” – agora, uma janela vai aparecer. Selecione a aba “Configurações” (ou “Settings)”. Serão exibidos dois quadros (confira a imagem abaixo), representando (1) o monitor do computador e (2) a TV. Você pode utilizar a TV como canal principal ou secundário na opção “Vídeo” (ou “Display”). A segunda opção permite o uso das duas telas simultaneamente, ambas sob controle do computador – e, portanto, do mouse. A opção é padrão para notebooks, mas depende da placa de vídeo no caso do desktop.
Para iniciar a reprodução de um vídeo, por exemplo, basta arrastar o seu player preferido (Windows Media Player, QuickTime etc.) para a área de trabalho adicional – a tela da TV. Em seguida, selecionar o modo tela cheia. Importante: o cabo VGA garante apenas a transmissão do sinal de vídeo. Para o áudio, utilize o cabo auxiliar – par de fios que leva os canais direito e esquerdo de som.
Difícil vai ser justificar à família a necessidade de trabalhar com dois monitores na hora da novela ou durante o jogo de futebol.
2- Via cabo DVI
O cabo DVI (Digital Visual Interface) é uma ótima opção para conexão de vídeo. Contudo, seu uso vai depender das especificações dos aparelhos envolvidos. Computador e TV têm de possuir o mesmo tipo de entrada para a brincadeira funcionar. E a TV tem de ser de alta definição. Os diferentes modelos de cabo variam de 45 reais a 600 reais.
Para a reprodução das imagens do computador na TV, basta ligar – com o cabo DVI – o computador à TV. O procedimento é simples e similar ao anterior, que usa o cabo VGA. A exemplo deste, o DVI só carrega o sinal de vídeo. Para o áudio, utilize o cabo auxiliar – par de fios que leva os canais direito e esquerdo de som.
3- Via cabo HDMI
A entrada HDMI (High-Definition Multimedia Interface) transmite sinais de vídeo e som – e com ótima qualidade. Mais uma vez, sua utilização depende da capacidade dos equipamentos envolvidos, computador e TV. Em média, o cabo pode ser encontrado no mercado por 45 reais. Prefira sempre os blindados.
Outra vez: para a reprodução das imagens, basta ligar – com o cabo HDMI – o computador à TV.
Resolução
Em alguns casos, a resolução da imagem transmitida do computador para a TV pode não ficar tão convincente ou clara. Consulte o manual da TV para conferir qual a melhor resolução para o aparelho. O mesmo se aplica para o seu computador. Muitas vezes, é necessário atualizar o software da placa de vídeo para que tudo funcione corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário