quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cinco previsões tecnológicas para 2012

Quais tecnologias serão inovadoras daqui a 5 anos? Com certeza, esta pergunta não tem uma resposta fácil. Prever o que acontecerá num ano tem seus acertos, já que muitos previram corretamente que 2006 seria o ano dos vídeos na Internet, mas tente imaginar cinco anos no futuro.
  Foi isso que a IBM fez, reunindo 150 mil pessoas de 104 países para ouvir cada opinião. Depois, a companhia agrupou e resumiu cinco inovações que deverão ser "as mais impactantes e provavelmente as mais bem sucedidas" em 2012, segundo George Pohle, vice-presidente dos serviços de consultoria corporativa da IBM. São elas:

- Internet 3D: Pohle afirmou que esta tecnologia 'traduzirá a experiência do usuário na Internet como uma replicação de um mundo real'. Basicamente, a Internet 3D seria um mundo virtual sem bordas. A IBM já trabalha nesta área, e afirma que se foca na integração de diferentes ambientes virtuais dentro de um único 'mundo'. "Em vez de ter diferentes ilhas de mundos virtuais, interligadas de maneira precária, a visão da IBM é permitir que um usuário cruze de um mundo para outro sem perder consistência, permitindo uma série de novas aplicações”, segundo a IBM.

- Celulares que ‘lêem mentes’: Nos próximos cinco anos, celulares deverão ter uma mente própria, integrando informações de localidade com bancos de dados relacionados. Desta forma, se você estiver na estrada, o celular avisará os restaurantes mais próximos, ou poderá perceber quando você está numa situação onde as ligações não poderão ser atendidas. Outro ponto seria apontar a câmera do celular para uma região e obter informações sobre o que está sendo filmado. Pohle afirmou, porém, que ter um celular tão 'inteligente' pode causar problemas relativos à privacidade.

- Nanotecnologia para saneamento básico: "Mais de 33% dos habitantes do mundo todo vivem sem água potável, e a falta de água mata mais gente do que qualquer outra causa", segundo Pohle. A idéia da IBM é desenvolver tecido de filtros com nanotubos, que podem remover as impurezas da água com custos mais baixos do que os atuais dessanilizadores. A companhia também começa a desenvolver softwares que gerenciam e otimizam o uso de água. "A distribuição de água é como um sistema distribuído", segundo Pohle.

- Telemedicina: "A Internet pode ser usada para se realizar de forma barata e rápida visitas ao médico", afirmou Pohle. Equipamentos para captar sinais vitais e enviá-los para o doutor, chips RFID para carregar informações sobre os pacientes e dispositivos para a transmissão de imagens em regiões remotas para médicos poderão se tornar comuns daqui a cinco anos.

- Tradução falada em tempo real: Esta área já tem várias pesquisas, e a IBM prevê que, até 2012, tradutores do gênero já farão parte de celulares, smartphones e automóveis. "Estes serviços acabarão com a barreira de idioma na economia e sociedade global", afirmou a IBM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário