É o pior pesadelo para quem usa o Excel®: uma pasta de trabalho danificada ou corrompida. Isso pode acontecer por vários motivos - e a boa notícia é que há vários meios de recuperar o arquivo danificado.
Se um arquivo é corrompido, o Excel executa uma recuperação automática, normalmente. Entretanto, se isso não funcionar, há algumas outras opções.
1. Recuperar ou reparar o arquivo manualmente no Excel
As instruções para recuperar manualmente uma pasta de trabalho são simples.
1. Selecione "Abrir", no menu Arquivo. No Excel 2007, clique no botão Office e selecione "Abrir".
2. Usando o controle Procurar em, localize e indique a pasta de trabalho corrompida.
3. Na lista suspensa do botão Abrir, selecione "Abrir e Reparar".
4. Se essa for a sua primeira tentativa de recuperar manualmente a pasta de trabalho, clique em "Reparar", na caixa de diálogo que aparecer.
Geralmente, o Excel conseguirá recuperar o arquivo inteiro, mas isso não funciona sempre. Se você já tiver tentado esse processo e não conseguir recuperar o arquivo inteiro, poderá pelo menos recuperar seus dados. Para isso, clique em "Extrair dados", na etapa 4.
2. Usar a versão salva mais recente
Se o arquivo for corrompido enquanto você estiver trabalhando na pasta de trabalho, NÃO salve o arquivo. Em vez disso, reverta para a última versão salva do arquivo. Fazer isso sem salvar o arquivo primeiro deve eliminar o que estava corrompendo o arquivo. Esteja avisado - você pode perder alguns dados, mas, se você estiver salvando seu trabalho regularmente (como deveria estar!), isso é muito melhor do que perder o arquivo inteiro.
Para reverter para a última versão salva:
1. Selecione Abrir, no menu Arquivo. No Excel 2007, clique no botão Office e selecione Abrir.
2. Usando o controle Procurar em, localize e indique a pasta de trabalho corrompida.
3. Clique em "Abrir".
3. Tentar abrir o arquivo em outro programa
Se o Excel não puder abrir a pasta de trabalho corrompida, há outros programas que você pode usar para tentar abrir a pasta. Uma opção é usar ferramentas da Microsoft:
1. No menu Iniciar do Windows XP, selecione Todos os programas.
2. Selecione Microsoft Office, Ferramentas do Microsoft Office and Recuperação do Aplicativo Microsoft Office.
3. Na caixa de diálogo que aparecer, selecione Microsoft Office Excel.
4. Clique em "Recuperar Aplicativo".
Você também pode tentar abrir a pasta de trabalho no Microsoft WordPad. O único problema: O WordPad irá converter todos os dados em texto e não irá recuperar fórmulas. Entretanto, ele irá, pelo menos, restaurar seus dados importantes. Ele também irá recuperar seus procedimentos VBA (macros) - basta procurar no texto recuperado por “Sub” e “Function”, para achá-los.
Você pode também conseguir abrir o arquivo .xls corrompido no Word, mas, de novo, você só conseguirá recuperar os dados - e, mesmo assim, os resultados podem ser confusos. Então, tente isso como último recurso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário