sexta-feira, 29 de junho de 2012

Social TV’ cresce no Brasil: 43% assistem à TV e navegam na web ao mesmo tempo

O brasileiro está cada vez mais conectado à web enquanto assiste televisão. De acordo com pesquisa do IBOPE Nielsen Online, 43% dos usuários brasileiros da web navegam e veem seus programas favoritos ao mesmo tempo pela TV.
Vídeos do YouTube direto para TV pelo Nexus Q "social stream device" (Foto: Reprodução/YouTube)Usuários assistem TV com tablets e smartphones a mão para interagirem pela web (Foto: Reprodução/YouTube)
O estudo foi realizado utilizando dados de milhares de casas em 13 áreas metropolitanas no último mês de fevereiro. A pesquisa mostra que 29% deste público chamado de “dual-screen” (duas telas) costuma publicar comentários relacionados ao que estão assistindo. Especialmente os mais novos, entre as idades de 15 e 24 anos. As mulheres, costumam comentar e interagir mais do que os homens.
Talvez seja por isso que entre as áreas mais visualizadas na televisão enquanto se navega na Internet as telenovelas estejam em segundo lugar – mas em primeiro nos comentários. Completam o “pódio” as notícias, os filmes e as transmissões esportivas. Outro dado interessante é o fato de que 60% dos entrevistados admitem ter esta prática de acessar a Internet e ver televisão ao mesmo tempo todos os dias.
No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam (Foto: Reprodução/IBOPE Nielsen Online)No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam (Foto: Reprodução/IBOPE Nielsen Online)


Ou seja, a integração entre computador e televisão no Brasil é enorme. E se forem considerados dados de outras pesquisas, como a de que o povo, em média, vê três ou mais horas de TV por dia, estas estatísticas se tornam ainda mais importantes. O acesso à Internet, tanto 3G como banda larga, também vêm aumentando, e isso, ao contrário do que muita gente acreditava, está sendo ótimo para a indústria televisiva.
Afinal, além dos comentários e da repercussão dos programas de televisão na Internet, os usuários também buscam bastante conteúdo relacionado aos seus programas favoritos na rede (70%, segundo o IBOPE). O caminho inverso é ainda melhor: 80% dos internautas costumam procurar na televisão os programas recomendados pelos amigos na rede.
“Isso mostra que os consumidores não estão abandonando um por causa do outro”, confirma José Calazans, analista do IBOPE Nielsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário