sexta-feira, 1 de junho de 2012

NASA ativa primeiro posto de combustível espacial



NASA ativa primeiro posto de combustível espacial.
O módulo RRM (Missão de Reabastecimento Robótico), já agarrado pelo Dextre, antes de ser instalado em sua plataforma permanente.[Imagem: NASA]

Posto-laboratório
A NASA acaba de colocar em operação o primeiro posto de combustível espacial.
Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional ativaram a tão esperada missão RRM (Robotic Refueling Mission, ou missão de reabastecimento robótico).
A seguir, ela foi controlada remotamente pelos operadores em terra.
O "posto espacial" é uma estação experimental localizada do lado de fora da Estação e operada pelo robô espacial Dextre.
Na verdade o chamado posto espacial é um laboratório, ainda não é capaz de abastecer um satélite de verdade.
O objetivo dos testes é desenvolver as tecnologias, ferramentas e técnicas para permitir missões de reabastecimento robotizado de satélites artificiais em operação.
Robô espacial
Esta é a primeira vez que o Dextre, fabricado pela Agência Espacial Canadense, é usado para os objetivos principais para os quais ele foi projetado, ou seja, para apoiar experimentos científicos e tecnológicos.
Durante os testes, engenheiros no Centro Espacial Johnson controlaram remotamente o Dextre para retirar as "tampas do tanque de combustível" normalmente usadas em satélites - as tampas são simulações montadas dentro do módulo RRM.
Depois de tirar a tampa com sucesso, os engenheiros fizeram o reabastecimento e simularam diversas outras situações, incluindo a manipulação de peças dentro do módulo.
O rack possui peças dos tipos mais comuns de satélites artificiais em operação, a maioria dos quais não foi projetada tendo o reabastecimento espacial em mente.
Abastecimento robótico
O módulo RRM continuará sendo usado nos próximos dois anos para demonstrações e testes de técnicas e ferramentas.
O objetivo final é usar o conhecimento obtido para desenvolver naves autônomas que possam ir ao espaço levar combustível para satélites que estejam ficando com o tanque vazio, o que normalmente significa o fim de sua vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário