sexta-feira, 29 de junho de 2012

IBM cria supercomputador refrigerado com água quente

A IBM lançou na semana passada, durante o ISC (International Supercomputer Conference), seu novo supercomputador. Batizado como SuperMUC, a máquina montada na cidade de Munique, na Alemanha, possui uma característica bastante inusitada: ela é refrigerada com água quente de forma quatro mil vezes mais eficiente do que os concorrentes, que usam ar condicionado e água fria. A máquina, segundo a IBM, ainda é 40% mais econômica do que qualquer supercomputador equivalente.
Pequenas tubulações de cobre levam a água quente que resfria o SuperMUC (Foto: Reprodução)Pequenas tubulações de cobre levam a água quente que resfria o SuperMUC (Foto: Reprodução)
Computadores refrigerados com água não são novidade e já estão na casa dos gamers mais abonados. A inovação, neste caso, é usar água quente. A tecnologia foi batizada de Aquasar pela IBM e funciona adotando um princípio físico conhecido como Efeito Mpemba: em resumo, ele atesta que a água tem maior capacidade de troca de calor quando aquecida, do que quando fria.

Um item sensível a todo computador é o calor. Desde o netbook mais simples ao maior supercomputador, a dissipação do calor gerado pela máquina é um ponto fundamental do desempenho do aparelho, tendo impacto determinante na eficiência do sistema. Em geral, quanto mais calor um computador produz, mais energia está sendo consumida – e boa parte dela está sendo convertida em calor, não em dados.
O sistema de refrigeração funciona como um radiador de um automóvel: uma porção de água é bombeada em grelhas que envolvem os processadores do SuperMUC. Depois que a água toma calor dos processadores, ela é bombeada para fora dos microtubos que recobrem os quase 20 mil núcleos Xeon.

O resultado é uma máquina que não passa de 80° Celsius e consome muito menos energia: além de não aquecer demais, o SuperMUC dispensa grandes e caros sistemas de ar condicionado. No inverno, o SuperMUC vai ajudar a aquecer o edifício onde está localizado. A água quente que sair do computador será canalizada para os aquecedores do edifício e a IBM estima uma economia de US$ 1,25 milhão em eletricidade nos meses de frio.
Sistemas de refrigeração a água em computadores funcionam como os radiadores de um carro (Foto: Reprodução)Sistemas de refrigeração a água em computadores funcionam como os radiadores de um carro (Foto: Reprodução)
O SuperMUC tem três petaflops de capacidade (é o equivalente a 110 mil computadores pessoais), o que o faz o supercomputador mais poderoso de toda a Europa. Construído com 18.432 processadores Xeon, a máquina foi criada para trabalhar em pesquisas científicas.

Como transformar fotos coloridas em preto e branco

As fotos em preto e branco (ou P&B como muitos preferem chamar) são muito admiradas pelas inúmeras variações entre o branco, passando pelos tons de cinza até chegar ao preto que marcam por garantir grande riqueza de detalhes.
Além disso, o P&B é comumente usado em fotografias sóbrias e bucólicas nos causando certa nostalgia, talvez até por nos remeter ao início da fotografia, genuinamente em preto e branco.
Muitas câmeras fotográficas digitais já vêm com uma pré-configuração para tirar fotos em preto e branco. Caso não haja essa possibilidade em sua câmera há uma maneira muito fácil de conseguir resultados aproximados pelo Photoshop transformando imagens coloridas em P&B.
1º Passo. Abra a imagem desejada no Photoshop;
pb1Importe uma imagem do seu computador para o Photoshop (Foto: Tunai Caldeira).
pb2Foto importada para o editor, pronta para transformação (Foto: Tunai Caldeira).
2º Passo. Após escolher sua imagem preferida, clique em Imagem, Ajustes, Preto-e-branco;
pb3Photoshop já conta com recurso preto e branco configurado em Ajustes (Foto: Tuani Caldeira).
Como você irá perceber, ao clicar na opção “preto-e-branco” automaticamente sua imagem ficará em P&B. Note que abrirá uma caixa de opções predefinida como “Padrão”, porém você pode manipular as cores originais de sua foto colorida assim tendo resultados diferenciados.
pb4Você ainda tem a opção de tratar a imagem, regulando cores e saturação (Foto: Tunai Caldeira).
Você pode deixar na opção padrão predefinida ou fazer ajustes ao seu gosto. Para salvar clique em “OK” e depois em “salvar como” para armazenar a sua imagem manipulada. Veja agora a comparação da imagem original e o meu resultado final:
pb5Fotografia colorida antes do efeito PB no Photoshop (Foto: Tunai Caldeira).
pb6Fotografia em preto e branco após passar pelo Photoshop (Foto: Tunai Caldeira).

Google lança app do Drive (antigo Docs) para iPhone e Chrome OS

Google Drive, o serviço de sincronização de arquivos que sucede o Google Docs, ganhou nesta quinta-feira (28) uma versão para iOS e para o Chrome OS. O anúncio foi feito durante o segundo dia de Google I/O, a conferência do gigante da internet para desenvolvedores, imprensa e convidados. Donos de iPhones, iPads e iPods Touch, bem como notebooks com o sistema do Google, já podem baixar os aplicativos gratuitamente.
Google Drive para iPhone (Foto: TechTudo)Google Drive para iPhone (Foto: TechTudo)
O Drive sincroniza os arquivos do computador com a nuvem do Google por meio de aplicativos. Agora, com os novos apps para iOS e Chrome OS, é possível acessar esses mesmos arquivos em dispositivos móveis. Já existia uma versão do Drive para Android, a plataforma móvel do Google.

Donos de dispositivos com iOS devem baixar diretamente a partir da AppStore. Após configurar a conta Google no aplicativo, o usuário acessa seus documentos e ainda pode escolher aqueles que serão baixados para acesso offline. Também é possível verificar com quais pessoas o arquivo está sendo compartilhado, ou se ele está público na internet.
O funcionamento do Drive no Chrome OS é um pouco diferente. O aplicativo emula um disco rígido para que o usuário salve seus arquivos como se tivesse 5 GB de espaço no computador. Os Chromebooks de hoje oferecem somente 16 GB de SSD, aos quais se somam os 5 GB que o Google oferece de graça.

SteelSeries Diablo 3 é um headset que esbanja qualidade e beleza

De olho no sucesso do lançamento de Diablo 3, a SteelSeries lançou um headset com um design todo inspirado no novo título da Blizzard. O produto esbanja beleza e qualidade, tornando-se uma das melhores opções de compra. Confira:
SteelSeries Diablo III Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Visual encantador
Não é todo headset que encanta pela beleza. Muito pelo contrário, por ser um acessório com um formato quase padrão, empresas se desdobram para tentar convencer o consumidor pela aparência. E nesse aspecto a SteelSerie se superou. Isso porque o modelo consegue ser estiloso o bastante para agradar aos fãs da franquia e não fugir do padrão.
A primeira coisa a se notar é o arco do headset. Ele possui uma camada dupla. A primeira é revestida com uma tira de couro sintético com a logo de Diablo 3 presa a pequenos cabos de aço com um sistema retrátil que se adaptam a qualquer usuário. A segunda é um suporte de plástico para os dois fones. O matérial do produto chama a atenção por ser extremamente leve e com uma boa durabilidade.
O microfone também possui um sistema retrátil que permite ao usuário escondê-lo quando não estiver utilizando. Uma vez retraído, o áudio é totalmente eliminado e assim é possível falar o que quiser sem o risco de ser mal interpretado por quem está jogando com você.
Para completar, o headset possui leds vermelhas que fazem uma espécie de jogo de luz, de acordo com o áudio do seu PC. Claro que apenas quem não está usando o fone consegue perceber o efeito.
SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Qualidade sonora
Para um headset, não basta ser bonito, também é preciso ser eficiente no principal quesito: qualidade sonora. Mas isso o SteelSeries Diablo 3 também nao deixa a desejar e supera as expectativas.
Com um excelente sistema de graves e agudos, o headset consegue reproduzir toda a qualidade sonora do jogo, desde os efeitos especiais às canções medievais que embalam as aventuras. Para completar, ele ainda possui um software que permite ajustes no próprio Diablo 3, possibilitando a padronização do som do jogo da sua maneira.
E o SteelSeries Diablo 3 mostra eficiência não somente durante o jogo, mas também com músicas e filmes. A razão é a compatibilidade do acessório com o sistema 5.1 Dolby Digital, o que faz com que o direcionamento do efeito sonoro seja bem nítido aos seus ouvidos.
SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Preço bem salgado
O preço do SteelSeries Diablo 3 é o grande ponto negativo. Dá para entender que todo o capricho do design e a qualidade do som custam um alto valor. Mas, de qualquer forma, um headset que custa em torno de R$ 400 ainda é uma realidade distante para muitos consumidores brasileiros.
Grande parte desse valor deve-se aos imposto tributados ao produto, que não é fabricado nem produzido no Brasil. Porém, se você ainda está de viagem marcada para outro país, como EUA, essa pode ser uma oportunidade de ouro para adquirir o produto.
Fio extenso
Outro ponto negativo do SteelSeries Diablo 3 é o fato de o acessório possuir uma extensão de fio bem comprida. Levando-se em conta que a qualidade do áudio e o tempo de resposta é maior quando conectado por fio do que via wireless ou bluetooth, vale a pena conviver com esse emaranhado.
Pensando em praticidade, ter esse quantidade de fios sob a mesa é um tanto incômodo. Até porque a distância do fio do headset sem extensão é bem pequena, comparada a outros modelos mais comuns.
SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)SteelSeries Diablo 3 Gaming Headset (Foto: Allan Melo / TechTudo)
Conclusão
O SteelSeries Diablo 3 é uma excelente opção para quem busca um headset para jogar no PC. Com uma qualidade sonora impressionante e um design incrível, o modelo torna-se sonho de consumo de qualquer gamer, principalmente para os fãs da franquia Diablo, em que o acessório é inspirado. Pena que o preço elevado afaste muitos consumidores brasileiros.

Social TV’ cresce no Brasil: 43% assistem à TV e navegam na web ao mesmo tempo

O brasileiro está cada vez mais conectado à web enquanto assiste televisão. De acordo com pesquisa do IBOPE Nielsen Online, 43% dos usuários brasileiros da web navegam e veem seus programas favoritos ao mesmo tempo pela TV.
Vídeos do YouTube direto para TV pelo Nexus Q "social stream device" (Foto: Reprodução/YouTube)Usuários assistem TV com tablets e smartphones a mão para interagirem pela web (Foto: Reprodução/YouTube)
O estudo foi realizado utilizando dados de milhares de casas em 13 áreas metropolitanas no último mês de fevereiro. A pesquisa mostra que 29% deste público chamado de “dual-screen” (duas telas) costuma publicar comentários relacionados ao que estão assistindo. Especialmente os mais novos, entre as idades de 15 e 24 anos. As mulheres, costumam comentar e interagir mais do que os homens.
Talvez seja por isso que entre as áreas mais visualizadas na televisão enquanto se navega na Internet as telenovelas estejam em segundo lugar – mas em primeiro nos comentários. Completam o “pódio” as notícias, os filmes e as transmissões esportivas. Outro dado interessante é o fato de que 60% dos entrevistados admitem ter esta prática de acessar a Internet e ver televisão ao mesmo tempo todos os dias.
No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam (Foto: Reprodução/IBOPE Nielsen Online)No Brasil, 43% dos internautas assistem à TV enquanto navegam (Foto: Reprodução/IBOPE Nielsen Online)


Ou seja, a integração entre computador e televisão no Brasil é enorme. E se forem considerados dados de outras pesquisas, como a de que o povo, em média, vê três ou mais horas de TV por dia, estas estatísticas se tornam ainda mais importantes. O acesso à Internet, tanto 3G como banda larga, também vêm aumentando, e isso, ao contrário do que muita gente acreditava, está sendo ótimo para a indústria televisiva.
Afinal, além dos comentários e da repercussão dos programas de televisão na Internet, os usuários também buscam bastante conteúdo relacionado aos seus programas favoritos na rede (70%, segundo o IBOPE). O caminho inverso é ainda melhor: 80% dos internautas costumam procurar na televisão os programas recomendados pelos amigos na rede.
“Isso mostra que os consumidores não estão abandonando um por causa do outro”, confirma José Calazans, analista do IBOPE Nielsen.

Top da Motorola com bateria extendida, Razr Maxx chega ao Brasil

A Motorola anunciou nesta quinta-feira (28) no Brasil o segundo integrante da família de celulares Razr, o Razr Maxx. Já tínhamos a informação antecipada de que a fabricante planejava o lançamento desde a semana passada, mas apenas hoje o anúncio oficial foi feito.
Motorola Razr Maxx (Foto: Rafael Silva / TechTudo)Motorola Razr Maxx (Foto: Rafael Silva / TechTudo)
Como previsto, ele será vendido já com o Android 4.0.4 Ice Cream Sandwich (no exterior ele é vendido com o Android Gingerbread). Segundo a Motorola, a nova bateria do aparelho, com capacidade de 3300 mAh, traz uma autonomia de 50 a 70% maior do que o seu concorrente Galaxy S III.
O resto dos componentes é o mesmo: processador dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM, 16 GB de armazenamento interno (com saída para microSD), tela Super AMOLED de 4,3 polegadas com resolução de 960x540 pixels, câmera traseira de 8 megapixels e suporte a GPS e Glonass.
A Motorola não revelou o preço do aparelho ainda, nem a data do lançamento no mercado, mas já garantiu que a Vivo será a primeira operadora a oferecê-lo no país, enquanto as negociações com as demais seguem a passos lentos. O aparelho deve chegar às lojas em julho.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como proteger a rede Wi-Fi da sua casa

Se você tem um roteador Wireless, tome o cuidado para que os vizinhos não roubem o seu sinal. Esta é uma prática muito comum quando a sua rede está desprotegida, mas pode ser evitada com algumas providências. Mesmo que contenham particularidades próprias, os roteadores dos principais fabricantes seguem uma mesma linha de exigências. Confira abaixo, como proteger o Wi-Fi da sua casa
Passo 1. Na página do roteador onde você acessa as configurações de seu equipamento, vá até a opção Wireless e mude o nome do ponto de acesso de rede na opção SSID. Coloque o nome que desejar no lugar do nome padrão que vem de fábrica no roteador, onde geralmente é a marca do produto. Alterando este nome, o suposto invasor perceberá que a rede tem um dono atento à segurança e que configurações já foram feitas nela;
TPLINK 1Escolha a SSID do seu roteador (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
 
Passo 2. Ative a encriptação dos dados. Isto significa que eles circularão pela sua rede em códigos ilegíveis. Desta forma, os invasores não conseguirão monitorar as informações trafegadas. Este procedimento é feito nas configurações Wireless. Basta habilitar a criptografia, que por padrão é desativada. As tecnologias mais conhecidas são WEP (Wired Equivalent Privacy), o WPA (Wi-Fi Protected Access) e o WPA2. Segundo especialistas, a que oferece mais segurança é a WPA e a WPA2;
TPLINK 2Após escolher o protocolo, coloque uma senha segura (Foto: Reprodução/Aline Jesus)
 
Passo 3. Na imagem acima, a tarja vermelha no campo ”PSK Passphrase” indica que a senha de fábrica foi alterada. É fundamental inserir uma nova senha, visto que o invasor quando tem a intenção de roubar o seu sinal, vai tentar inserir a senha de fábrica. Crie uma senha de difícil acesso e mantenha em sigilo. Caso contrário, se o invasor descobrir pode alterá-la;
Passo 4. Ative os filtros por endereço MAC (Media Access Control) e liste apenas os endereços dos dispositivos que estão autorizados a se conectarem em sua rede, como por exemplo, smartphones, notebooks e computadores. Este procedimento requer conhecimentos de comandos em rede. Na dúvida, procure um especialista para auxiliá-lo.
TPLINK 3Escolha os filtros de endereço MAC (Foto: Reprodução/Aline Jesus)

EA divulga capa mundial de Fifa 13

A EA Sports divulgou recentemente a capa mundial da próxima edição da franquia FIFA. O jogo contará com o argentino Lionel Messi como principal garoto propaganda. Algumas regiões poderão ganhar capas diferenciadas, que serão divulgadas posteriormente. FIFA 13 chega ao Brasil em outubro para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs.
FIFA13_Cover-476x500FIFA 13 (Foto: Divulgação)
A edição deste ano contará com a narração de Tiago Leifert e Caio Ribeiro nos comentários. O anúncio da participação da dupla foi feito em um evento dedicado no Pacaembu, realizado pela Warner. Os menus também estarão em português do Brasil.
Além da localização, FIFA 13 apresentará mudanças no sistema de jogabilidade, no desenvolvimento dos dribles e na inteligência artificial dos jogadores. Prometendo maior dificuldade para passar pelos zagueiros, o game contará ainda com melhorias no sistema de cobranças de falta.

GPS 'engana' mulher bêbada e causa acidente em campo de golfe

Patricia Maione, 46, foi parar na delegacia de Northbridge, em Massachusetts, nos Estados Unidos, na última semana, após ter sofrido um acidente em um campo de golfe ao dirigir embriagada. Em depoimento, a motorista disse aos policiais que foi enganada pelo seu GPS.
Mulher bêbada causa acidente em campo de golfe (Foto: reprodução)Mulher bêbada causa acidente em campo de golfe e culpa GPS (Foto: Reprodução)
De acordo com o diretor da delegacia de Northbridge, Randy Lloyd, Patricia culpou a orientação do GPS por ter dirigido em uma velocidade de 72 km /h e, consequentemente, por ter caído em um buraco no campo de golfe Whitinsville, o qual ela chamou de "milharal".
Patricia Maione (Foto: reprodução)Patricia Maione (Foto: Reprodução)
"Maione declarou que seu GPS lhe orientou a virar à esquerda. E foi a orientação do aparelho que a levou a um 'milharal'. Depois, ela manteve a direção para tentar sair". Ainda segundo o diretor, a motorista acrescentou "não gostar de golfe".

Dentro do carro que Patricia Maione dirigia, um Buick verde, os policiais encontraram um copo, de um lanche do Burger King, com álcool dentro. Após fazer o teste de sobriedade, Patricia admitiu ter bebido metade de uma garrafa de vodka.

No momento do acidente, alguns jogadores estavam praticando golfe no Whitinsville. Segundo os policiais, no entanto, ninguém ficou ferido.

Globosat lança app com programação de mais de 350 canais brasileiros

O Tudo.TV é um aplicativo para iPad que exibe a programação de grande parte dos canais de TV do Brasil, incluindo abertos e fechados. Desenvolvido pela Globosat, o app ainda possui integração com as principais redes sociais, como Facebook e Twitter.
TudoTV, veja a programação de mais de 350 canais (Foto: Divulgação) (Foto: TudoTV, veja a programação de mais de 350 canais (Foto: Divulgação))TudoTV disponibiliza a programação de mais de 350 canais no iPad (Foto: Divulgação)
Lançado em março de 2012, o Tudo.TV mostra os horários e nomes de todos os programas de mais de 350 canais da televisão brasileira. Ele também possibilita criar filtros para que o usuário visualize apenas seus canais preferidos na grade, além de usar alertas para lembrar dos horários de exibição das atrações preferidas de cada um.

Mas não pense que vai encontrar aqui vídeos ou trechos das suas atrações preferidas. O Tudo.TV é somente um guia, que tem como objetivo fazer com que as pessoas não percam mais os programas que querem assistir, tendo sempre a lista dos canais de forma acessível, bem na tela do iPad.
O aplicativo tem foco no público jovem, já que sua integração com as redes sociais torna-o um guia bem interativo e divertido. Enquanto o usuário navega pela lista, por exemplo, pode acompanhar os principais comentários do Twitter e do Facebook sobre os programas de cada canal, podendo dar também a sua própria opinião.
O app já está disponível na AppStore gratuitamente, e não há qualquer previsão de lançamento para tablets de outras plataformas, como o Android.

Como exibir fotos na TV?

Você viajou, fez milhares de fotos e decide reunir a família e amigos para vê-las. Definitivamente, espremer todo mundo na frente do computador é um tanto incômodo, não? Mas como fazer para exibir suas fotos na TV e ficar mais confortável?
fotos TV1 (Foto: fotos TV1)O  te ensinamos quatro opções para exibir suas fotos na TV (Foto: Reprodução)
Opção 1: Se a sua câmera tem uma saída A/V (Áudio e Vídeo), você pode usar um cabo de vídeo composto, que costuma vir com as câmeras digitais, e conectá-la diretamente à TV para fazer uma apresentação de slides.
Opção 2: Caso sua câmera ou TV não possua essa opção, você também pode gravar um CD ou DVD com as imagens e exibí-las pelo aparelho de DVD. Lembre-se que, o tamanho ideal é na proporção: 4:3 (ou seja, 640×480 ou 800×600 pixels). Já para TVs “wide-screen”, as fotos podem ficar na proporção 3:2 ou 16:9 (ideal). E se tiver uma TV de alta definição (HDTV), pode gravar as fotos com qualidade em torno de 1,3 megapixel.
Opção 3: Outra opção, para quem tem um computador com Windows 7 é o recurso chamado Reproduzir em. Você pode exibir fotos e vídeos que estão em seu PC em outro dispositivo da rede. Pode ser a própria TV - se ela tiver em rede (via cabo ou wi-fi) - ou um console de videogame, que normalmente estará ligado à TV.
Opção 4: Por último, uma opção simples e prática também é colocar todas as fotos num pen-drive e plugá-lo em sua TV, caso ela tenha entrada USB.

Carro conceitual da Citroen é inspirado na natureza

O designer coreano Changwoo Shim inspirou-se na natureza para criar o sofisticado carro conceitual Citroen Origin. O projeto, que lembra muito um iate sobre rodas, combina curvas suaves com uma superfície externa em madeira. O veículo ainda tem detalhes em luz LED colorida e portas que se encaixam com perfeição na lataria.
Curious-Looking Citroen (Foto: Divulgação)Citroen Origin (Foto: Divulgação)
O conceito de luxo também tem traços clássicos, semelhantes aos de carros antigos. O design em perfil baixo, bem como os desenhos do para-lamas e das maçanetas discretas lembram os detalhes do lendário veículo Phantom Corsair.
Citroen Origin (Foto: Divulgação)Citroen Origin (Foto: Divulgação)
Segundo Changwoo Shim, o projeto, ao incorporar objetos naturais e imagens do terceiro mundo, reflete uma elegância natural, ao invés da autoridade masculina e da cultura ocidental tradicional nos carros convencionais de luxo.
Curious-Looking Citroen (Foto: Divulgação) Citroen Origin (Foto: Divulgação)

Curious-Looking Citroen (Foto: Divulgação)Citroen Origin (Foto: Divulgação)

Curious-Looking Citroen (Foto: Divulgação)Citroen Origin (Foto: Divulgação)

Facebook passa a permitir que usuários editem seus comentários

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (21) uma nova função para se poder editar livremente comentários já publicados na timeline da rede social.
Opção para editar um comentário (Foto: Reprodução/Mashable) (Foto: Opção para editar um comentário (Foto: Reprodução/Mashable))Facebook finalmente libera opção para usuário editar seus comentários (Foto: Reprodução/Mashable)
Muitas vezes, por pressa ou desatenção, enviamos recados com algum tipo de erro. Antes, a única opção para corrigir um comentário feito em uma publicação era removê-lo por completo e criar um novo. Agora, é possível editar o texto que já foi enviado.

Ao passar o mouse em cima de um comentário que você fez, um ícone na forma de um pequeno lápis aparecerá no canto direito. Clicando nesse ícone, um menu será exibido com as opções editar e excluir.
O Facebook informou ainda que também mostrará um histórico de alterações para os comentários editados. Assim, qualquer pessoa poderá responder e acompanhar uma conversa sem ficar perdido, mesmo que alguma modificação seja feita.
A opção de editar será gradualmente disponibilizada para todos os usuários nos próximos dias.

Conheça histórias de casais que romperam por causa do Facebook

Uma pesquisa realizada pelo escritório de advocacia Divorce Online Found, no Reino Unido, revela que o Facebook é um dos maiores motivos de separação de casais. Segundo o estudo, que analisou 5 mil petições de divórcio, mais de 33% dos fins de relacionamento no ano passado apontam a rede social de Mark Zuckerberg como a grande vilã do término. Entre as principais queixas estão as postagens comprometedoras nos status, check-ins suspeitos em restaurantes e fotos inadequadas.
Mulher chateada com o parceiro (Foto: Reprodução/Daily Mail)Mulher chateada com o parceiro
(Foto: Reprodução/Daily Mail)
A estudante carioca Adriana Andrade, de 28 anos, descobriu pelo Facebook que o seu relacionamento estava por um triz. Em um momento de crise no namoro, ela resolveu entrar no perfil do DJ e namorado para ler as conversas e, segundo ela, “desencanar de vez”.

Para espanto dela, o parceiro andava conversando com uma menina, que ele havia conhecido em uma festa através de um amigo em comum, pelo chat do Facebook. No ambiente virtual, eles começaram a se comunicar pelo bate-papo da rede social e depois continuaram a conversa no Gtalk, do Gmail. Após ler as conversas, a estudante resolveu se separar do companheiro: “Depois disso eu tive certeza que tinha terminado.”
Mesmo com o fim da relação, a carioca e o DJ continuaram amigos e ele, inclusive, quis reatar o namoro. Mas depois de ela começar um novo relacionamento, o rapaz preferiu exclui-la do Facebook porque não queria saber detalhes sobre o atual parceiro da ex.

A história de Cláudio Silva*, de 38 anos, do Rio de Janeiro, não é diferente. Assim como Adriana, o carioca também estava desconfiado do parceiro. Ele conseguiu a senha do Facebook do namorado, e depois de se passar por ele no bate-papo da rede social descobriu que o companheiro estava tendo um caso. “Foi a gota d'água de uma relação que não estava boa para ambos."
Cláudio acredita que o distanciamento é fundamental para o fim de uma relação, e por isso ele ainda não fala com o ex. Por outro lado, o parceiro do carioca não reagiu bem a separação.

*O nome do entrevistado foi alterado na matéria a pedido dele

Facebook também ajuda a se dar bem
Com mais de 4 mil curtidas, o perfil Conselheiro Amoroso no Facebook se inspira no personagem Hitch (Will Smith) para dar dicas bem-humoradas e sinceras de relacionamento para os internautas com problemas afetivos.
Hitch aconselhando um cliente (Foto: Reprodução)Hitch aconselhando um cliente (Foto: Reprodução)
Conhecido na Internet como Luiz Moreno, o paulista de 25 anos e vice-presidente de uma empresa de tecnologia responde perguntas dos usuários solteiros e comprometidos na rede social. Por isso, a equipe do TechTudo perguntou para o guru do amor na web como os namorados devem se comportar no Facebook. Confira abaixo o que você não deve fazer na rede social, sob o risco de arruinar um relacionamento:
1. Não curta fotos sensuais
“Quando começamos um relacionamento é normal deixarmos de fazer algumas coisas que estávamos acostumados, não só na vida real como também na vida virtual. Mesmo com todas essas opções de privacidade, o Facebook ainda é muito invasivo. Uma simples curtida em uma foto sensual de alguém pode arruinar o seu relacionamento.
Sem contar que existe a opção de colocar o seu parceiro(a) na lista de "Melhores Amigos", aí é monitoramento 24 horas das atividades dessa pessoa. Além de receber notificações sobre tudo que a pessoa postar, na própria lista irá aparecer tudo o que ela comentou ou curtiu nos últimos dias.”
2. Cuidado com o que você publica
“Postagens polêmicas? Esqueça-as. Imagine a cena: você postando uma piada sobre sogras, e ela bem do lado do parceiro(a) vendo o seu perfil bem na hora. Não ia pegar muito bem!”
3. Pense no seu parceiro antes de postar uma foto comprometedora
“'Conselheiro, eu gosto de postar fotos minhas, posso continuar postando?' Depende, com qual a intenção? Se for para mostrar uma nova tatuagem, uma plástica, uma maquiagem, uma roupa nova, um viagem especial... pode até ser. Mas postar fotos suas com trajes indelicados, dá motivos suficientes para que o seu parceiro reclame e até rompa o relacionamento. Isso sem falar nos comentários e nas curtidas que sua foto irá receber. Use sempre o bom senso: não precisa se fechar para o mundo, mas lembre-se que você não está mais sozinho. Se coloque no lugar da pessoa e imagine a situação inversa antes de postar qualquer foto sua no Facebook.”
4. Use o bom senso
“Se eu pudesse dar uma dica a todos os casais que querem preservar seus relacionamentos, seria: não usem o Facebook. Mas eu sei que isso é impossível, pois o Facebook hoje já faz parte da vida das pessoas, então tenha sempre bom senso e lembre-se que, além do seu parceiro, todos os amigos e familiares estarão de olho em suas postagens.”

Logitech apresenta novo mouse para o público fã de jogos MMO

A Logitech anunciou nesta quinta-feira (14) seu novo mouse especialmente criado para o público gamer. Com design elegante e precisão na resposta a movimentos, o G600 MMO Gaming Mouse promete ser completamente personalizável e de fácil utilização.
O mouse possui um total de 20 botões, sendo 12 deles na lateral esquerda. Há ainda a possibilidade de mapear um deles com a função G-Shift, que permite cada um dos outros botões alternar entre dois comandos.
G600 MMO Gaming Mouse (Foto: Divulgação)G600 MMO Gaming Mouse (Foto: Divulgação)
Os usuários mais dedicados costumam personalizar cada ação do mouse. Mas diante de tanto potencial, nem todos gostariam de passar horas programando cada função. Por isso, ele já vem com três perfis pré-configurados: dois para jogos MMO e um para jogos de tiro em geral.
As configurações ficam armazenadas na memória interna do dispositivo, o que facilita na hora de mudar de computador. O periférico conta ainda com diversas opções de iluminação para os botões laterais. Com 16 milhões de cores à sua disposição, o usuário pode por exemplo escolher cores distintas para cada perfil de configuração, ajudando a diferenciá-los visualmente.
Modelo branco do mouse (Foto: Divulgação)Modelo branco do mouse (Foto: Divulgação)
Nas cores preto e branco, o G600 está previsto para o início de julho nos Estados Unidos e já disponível para pré-venda por US$ 80, cerca de R$ 165 na cotação atual (15/06).

Sony Link chega ao Brasil e oferece interatividade total entre os produtos Sony

Que tal, apenas com o dedo, “jogar” o conteúdo de um de seus aparelhos para o outro, sem usar a Internet para isso? É o que faz o Sony Link, serviço lançado pela Sony e oferece interatividade total entre os produtos Sony. Com isso, é possível passar fotos e vídeos, por exemplo, do celular para o notebook ou do tablet para a TV de forma mais simples e sem a necessidade de fios, mesmo em ambientes diferentes.
Conceito permite transformar celulares e tablets em controles remotos universais
“Com o lançamento do Sony Link atendemos um pedido do consumidor brasileiro, que deseja liberdade total para ver seus filmes, fotos e músicas, quer seja utilizando a portabilidade de seu smartphone, na tela em alta definição de sua TV ou com a praticidade de um tablet”, afirma o gerente geral de marketing da Sony Brasil, Carlos Paschoal.
Além disso, o novo conceito permite transformar celulares e tablets em controles remotos universais. “O conceito Sony Link permitiu que adotássemos uma integração, convergindo a qualidade de nossos produtos e diferenciais de nossos serviços em uma experiência mais ampla e completa ao consumidor”, explica Paschoal.
imagem_rastro_sony_final (Foto: Reprodução)"Joga aí": Sony Link promete interatividade total entre os produtos da marca (Foto: Reprodução)
Para anunciar o lançamento da novidade, a Sony criou a campanha “Joga Aí”, que poderá ser vista nos meios de comunicação e também nas grandes lojas varejistas e Sony Stores, para fazer o consumidor "brincar" com a novidade. “Nosso intuito é comunicar com o nosso público em todos os momentos do seu dia, esteja ele em casa, no trabalho ou dentro de uma loja”, explica Paschoal.

Laboratório flutuante consegue financiamento para sair do papel

O projeto do navio futurista SeaOrbiter conseguiu o financiamento necessário para tornar-se realidade e começará a ser construído ainda este ano. O francês arquiteto marinho Jacques Rougerie é o responsável pela criação do laboratório de pesquisa flutuante. Sua inspiração vem de exploradores do oceano, como Jacques Cousteau e do Tektite, laboratório experimental de cápsula subaquática. Segundo Rougerie, o SeaOrbiter, cuja função é observar a vida marinha e a interação entre o oceano e a atmosfera, foi projetado para ser levado pelas correntes e ter uma vida útil de 15 anos.
seaorbiter-artSeaOrbiter (Foto: Divulgação)
O financiamento obtido para a construção do navio foi de US$ 52,7 milhões. O valor permitirá ao projeto produzir uma quantidade gigantesca de dados sobre o aquecimento global e biologia marinha ao redor do planeta. “Todas as questões técnicas estão resolvidas, toda a modelagem foi realizada”, conta o diretor de mídia e educação do projeto SeaOrbiter, Ariel Fuchs. “Nós reunimos apoio institucional e industrial há cinco ou seis anos, e tem sido um verdadeiro projeto institucional e financeiro nos últimos dois anos.”

A construção do navio deverá custar em torno de US$ 43 milhões. O SeaOrbiter foi projetado para medir cerca de 50 m de altura. Para estabilizar o navio, no entanto, mais da metade do veículo ficará abaixo da superfície (como um submarino), fornecendo todos os tipos de sistemas de coleta e ferramentas úteis. Deste modo, será possível um estudo atmosférico e subaquático constante.
A embarcação, além de parecer com um equipamento de ficção científica, é 100% sustentável. A força motriz do navio foi planejada para considerar energias eólica, solar e ondas combinadas com biocombustível, no caso da natureza não cooperar – quando o navio não está à deriva por meio de correntes oceânicas, por exemplo. “Ele cumpre as exigências da filosofia atual de sustentabilidade”, disse Fuchs.
Dentre os muitos patrocinadores do SeaOrbiter, estão a oceanógrafa Sylvia Earle, o ex-administrador da Nasa Dan Goldin e o astronauta Jean-Loup Chrétien. O projeto também conta com o apoio institucional da Agência Espacial Europeia, bem como de outras organizações industriais.
O projeto, que ficou 12 anos como conceito, já concluiu a fase de design industrial e o início da sua construção está previsto para outubro deste ano. Depois de pronto, o navio deve sair de Mônaco – o mesmo lugar onde Jacques Cousteau começou suas missões. “Ele foi projetado para explorar o oceano em um novo caminho, principalmente passar tempo no fundo do mar”, completou Ariel Fuchs.

Lumia 710 e 800 ganharão Wi-Fi hotspot, câmera melhor e novos apps em julho

Os updates para o Nokia Lumia 710 e 800 já estão programados para julho. Os dois aparelhos receberão o Windows Phone 7.8 e várias novidades esperadas há muito tempo pelos usuários. Uma delas é o Wi-Fi hotspot, função para compartilhar sua conexão 3G com outros gadgets. Os aparelhos também receberão novos apps, como o famoso Draw Something.
Nokia Lumia 800 em breve terá Windows Phone 7.8 (Foto: TechTudo)Nokia Lumia 800 em breve terá Windows Phone 7.8 (Foto: TechTudo)
A câmera ficou mais inteligente. Agora será possível tirar fotos panorâmicas e habilitar uma opção para capturar imagens em sequência. A velocidade da câmera também ficará mais rápida, com fotos em movimentos rápidos sem borrões desagradáveis. A novidade estará disponível a partir do dia 27 deste mês nos Estados Unidos e na China, e deve chegar ao Brasil até o final de julho.

A Nokia terá exclusividade na distribuição dos jogos Words With Friends e Draw Something, da Zynga. Durante os primeiros meses apenas os donos de Windows Phones da linha Lumia terão acesso a tais jogos. Outro aplicativo que chegará em breve é o PlayTo, um software que compartilha vídeos, imagens e músicas para outros dispositivos, como TVs e leitores de Blu-ray, por meio da conexão DLNA.
Outros recursos interessantes chegarão aos Lumia 710 e 800, como o compartilhamento de contatos, Flip-to-Silence e até um contador de dados, útil para evitar cobranças adicionais da operadora ou reduções de velocidade. A primeira atualização de software chegará através do Zune no dia 27 de junho, e a Nokia promete manter os usuários da linha Lumia com mais updates e funcionalidades exclusivas, mesmo quando a primeira leva de Windows Phones 8 chegar ao mercado.

SanDisk lança nova linha de cartões de memória com alto desempenho

A SanDisk anunciou na última terça-feira (19) novos cartões de memória de alto desempenho. A linha Extreme Pro possui cartões do tipo microSDHC com capacidades de 8 GB e 16 GB e velocidades de leitura que podem chegar a 95 MB/s, uma taxa de transferência equivalente a de um disco rígido comum, com o diferencial de ser suportada por grande parte dos smartphones e tablets disponíveis no mercado.
Novos cartões de memória da SanDisk (Foto: Divulgação)Novos cartões de memória
da SanDisk (Foto: Divulgação)
De acordo com a fabricante norte-americana, os novos cartões são ideais para usuários de smartphones que rodam múltiplos aplicativos, capturam fotos em alta definição e gravam vídeos em 1080p, tarefas que estão cada vez mais comuns. Estimativas indicam que os celulares serão responsáveis por tirar 525 bilhões de fotos em 2012. No ano de 2014, um terço de todos os vídeos produzidos no mundo serão gravados por smartphones.
Com até 95 MB/s de velocidade de leitura e 90 MB/s de escrita, o SanDIsk Extreme Pro deve aumentar a capacidade de armazenamento sem comprometer o desempenho dos dispositivos móveis dos usuários e permitir o funcionamento adequado das tecnologias de transferência rápida de arquivos presentes em smartphones mais novos, como o S Beam, do Galaxy S III.

No mercado norte-americano, o SanDisk Extreme Pro de 8 GB está disponível para venda por um preço sugerido de US$ 59,99, enquanto a versão de 16 GB sai por US$ 99,99 (cerca de R$ 200,00 segundo a cotação do dia). Para obter a máxima velocidade, é necessário que o smartphone ou tablet possua um slot para cartões microSDHC com suporte a velocidades UHS-1.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Posso usar meu notebook na tomada?

Por medo de deixar a bateria do notebook acabar, chegamos a usar o aparelho ligado na tomada, carregando constantemente. Em outro momento, chegamos a retirar a bateria pensando em poupar seu uso, deixando o notebook sobreviver apenas com fonte de energia conectada. Ficamos sempre na dúvida: “Será que eu posso usar meu notebook ligado na tomada? Será que isso traz algum risco?”

Bom, aqui vão 3 alternativas de uso:

1) Usar o notebook com a bateria e com a fonte conectada, carregando constantemente;
2) Usar o notebook sem a bateria, ligado diretamente à fonte de energia;
3) Usar o notebook somente com a bateria e colocá-lo para recarregar assim que necessário;
E agora? Qual deles é o mais correto?

Sim, você pode utilizar seu notebook direto na tomada!

Atualmente os notebooks fabricados possuem um dispositivo que controla o armazenamento de energia, o qual desativa o carregamento da bateria quando ela chega ao nível de 100% de carga, evitando danos à mesma e deixando a energia do carregador ir direto para o notebook. Ao completar a carga da bateria, o dispositivo detectará que o processo de carregamento está concluído e irá redirecionar a energia da fonte diretamente ao notebook, sem que passe pela bateria. É possível identificar isso atravavés dos LEDs de carga de bateria que trocam de cor ou se a apagam para indicar a carga completa. Mas há uma desvantagem: O superaquecimento.
notebook na tomada
O uso contínuo do notebook na tomada pode prejudicar a vida útil da bateria por causa do superaquecimento do aparelho. Isso ocorre devido ao longo tempo de uso, que acelera as partículas de Íons de Lítio e, consequentemente, aceleram o desgaste, que por sua vez diminui o tempo de vida útil da bateria. O longo tempo de uso se refere ao fornecimento de energia da fonte ao notebook, o que faz aquecer mais do que o normal comparado a quando usamos somente a bateria.
Sim, você pode usar o seu notebook ligado na tomada, não correrá riscos, mas tenha consciência que isso irá diminuir um pouqinho a vida útil da sua bateria. O desgaste é pouco, mas já é um desgaste.

Não, você não deve utilizar seu notebook direto na tomada SEM a bateria!

Ao tirar a bateria do notebook e deixá-lo ligado na tomada, você priva o aparelho de ter segurança. A bateria precisa estar no notebook, pois dá a ele uma proteção contra falhas da rede elétrica. Caso você esteja utilizando o seu notebook e de repente caia a energia da sua casa ou escritório, sua máquina desligará pela falta de energia e consequentemente, poderá correr o risco de deixar danos ou até a perda total do seu HD (Disco Rígido). Caso haja essa queda de energia, a bateria servirá como um NoBreak, evitando que você perca seu trabalho. Além disso, ela filtrará as oscilações bruscas de energia que podem queimar algum componente interno do notebook, como dito no exemplo do HD.
Armazene a bateria com aproximadamente 60% de carga e dentro de uma embalagem de plástico antiestático isolado, livre do calor e da poeira. Mas não vá esquecer da bateria e deixá-la guardada por meses! Use-a de 15 em 15 dias para dar atividade ao componente químico contido nas células que, se parados por muito tempo, ocasionam a danos a sua bateria.

O modo indicado é usar somente com a bateria, desconectado da fonte de energia

Sim, a alternativa 3 é a mais recomendada (“Usar o notebook somente com a bateria e colocá-lo para recarregar assim que necessário”), afinal, é este é o princípio de se ter uma bateria.
Usando sua bateria, você estará mantendo a atividade do Íon de Lítio (componente químico das células da bateria), estará livre de descargas elétricas, de superaquecimento devido a constante carga máxima e estará fazendo bom uso do seu equipamento, com o propósito para o qual ele foi feito: mobilidade.
A sua bateria irá desgastar com o tempo de qualquer das 3 maneiras citadas. Baterias tem uma vida útil que varia para cada pessoa e forma que usa, mas em média é de aproximadamente 2 anos ou mais, desde que você tome os cuidados necessários para preservá-la.
Não há possibilidades de preservar uma bateria para sempre pois ela é feita de compostos químicos, que vão perdendo eficiência no decorrer do tempo. Portanto, não se estresse e use seu notebook com a bateria conforme precisar. A principal dica é evitar descarregar sua bateria por completo (zerar). Este tipo de ação prejudica a vida útil e favorece o desgaste, pois os elementos químicos trabalham a um nível muito baixo.

Não quero mobilidade! Quero usar na tomada e pronto!

Ok, calma, tudo bem. Temos mais uma alternativa pra você, mas vai exigir um cuidado a mais.
Deixe seu notebook ligado na tomada então, com a bateria. Isto não está necessariamente errado, pois os engenheiros e projetistas pensam em pessoas que usam desta forma, por isso a carga entra em pausa quando atinge 100%, conforme explicamos nos primeiros parágrafos. Porém, o ideal é que tire-o da tomada de tempos em tempos, deixando as células de energia da bateria se exercitar de vez em quando. Elas precisam de atividade! Deixe a bateria ficar em um nível de até 40% para fazer a nova recarga e até 60%. Assim você evitará o gasto excessivo da vida útil da sua bateria, e irá prevenir que o seu notebook venha a sofrer danos devido a falhas de energia. Mas carregue somente até 60%, pois se você querer carregar até 100% constantemente irá aquecer a bateria, e aí você já sabe o que acontece.
Esperamos ter encontrado uma alternativa que melhor se encaixe ao seu perfil!

Por que você deve se preocupar com a temperatura do seu notebook?

Depois de virar a madrugada com seu notebook no colo ou depois de passar a tarde vidrado no seu notebook trabalhando, você passa a mão na base dele e percebe que ele está muito quente.
Fique atento aos riscos!

Deixar seu notebook esquentar demais é um pouco perigoso, não é?
Você pode estar correndo sérios riscos de prejudicar a sua máquina e também a sua saúde devido ao superaquecimento.
Se o notebook está no colo você pode até sofrer de queimaduras nas pernas, e se você for homem, além de correr o risco de sofrer as tais queimaduras, também pode prejudicar a capacidade reprodutiva devido ao calor excessivo. 
Queimadura na perna ocasionada por notebook
Queimadura na perna esquerda (lado do processador e cooler que é o local onde mais aquece a base) devido ao uso do notebook no colo.
Para a sua máquina, os danos podem chegar a ser irreparáveis. As peças internas foram projetadas para uma situação de calor média, e, se superaquecida, prejudica todo e qualquer elemento. O notebook foi feito para ser usado sobre superfícies planas e com um mínimo de ventilação. Uma vez que suas saídas de ar são trancadas, todos os elementos saem prejudicados e o principal deles é a bateria do notebook.


Confira algumas dicas para não correr estes riscos:

A bateria do notebook é composta de Íons de Lítio e o recomendado é não passar de temperaturas superiores que 20º, pois acima deste valor a vida útil da bateria é reduzida.
Procure usar seu notebook sempre em lugares ventilados, longe do sol, sobre uma superfície plana e que também seja possível a ventilação. Se o equipamento estiver aquecendo demais ultimamente, leve-o numa assistência técnica para fazer uma avaliação e até mesmo uma limpeza interna, pois o pó acumulado pode estar impossibilitando a corrente de ar nos componentes.
Uma boa dica é que você consiga uma base refrigeradora para seu notebook. Ela irá fazer a manutenção da temperatura e você obterá um melhor desempenho, além de conservar os componentes internos do seu notebook por mais tempo.

Até mais!

Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Parece uma coisa boba, mas o risco de deixar cair líquidos no seu notebook é grande e você geralmente não se preocupa com isso até acontecer com você.
Os acidentes com café, leite, suco, refrigerante, iogurte ou simplesmente água, são muito comuns. Uma distração de segundos leva ao acaso de ensopar o seu equipamento e geralmente a parte mais afetada é o teclado.  Mas não tem como fugir, o tradicional cafezinho é o campeão em acidentes como este.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

O que fazer depois que eu derrubei estes líquidos?

Se isto acontecer o primeiro passo é desligar o seu notebook imediatamente, se não conseguir da forma correta procure retirar da tomada e em seguida remover a sua bateria. O equipamento não deve ser ligado após ter certeza que está totalmente seco.
Remova todos os cabos, placas externas, modens, pendrives e gadgtes que estiverem plugados.
Livrando seu equipamento dos riscos de choque elétrico procure secar imediatamente com os recursos que tiver a mão, vale utilizar papel toalha, tolhas absorventes, panos em geral e também procure deixar seu notebook / teclado inclinado ou de cabeça para baixo para escorrer o excesso do líquido para fora.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?
Até mesmo um aspirador doméstico com a função de aspirar líquidos pode ser viável, utilize os bicos adequados para tal ação na região das teclas e demais áreas atingidas. Mas sempre com cuidado para não danificar seu precioso equipamento.
Depois disso é necessário deixar secar por um bom tempo, ou você leva para uma assistência técnica especializada avaliar, ou deve esperar pelo menos umas 24 horas ou mais antes de ligar. Após um bom tempo secando, recoloque os componentes removíveis e inicie o laptop. Se ele iniciar sem problemas faça testes para ver se está tudo ok.
Outra dica é um secador de cabelo para ajudar a secar, mas cuidado com todas as peças e teclas, secar cuidadosamente e sem parar de movimentar por todas as partes para que não derreta ou danifique nada pelo calor excessivo. Ou seja, faça uma boa limpeza externa da melhor forma que puder, mas com o devido cuidado.
Se o notebook não iniciar ou ocorrerem outros problemas, é hora de levar seu laptop para um serviço de reparação certificado. Se o seu laptop ainda está na garantia – siga os procedimentos descritos na mesma, para ver se a cobertura abrange este tipo de incidente.

Acho que foi mais grave, quero desmontar o notebook, mas e a Garantia?


Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Aí entra a grande questão: A garantia!

Se você acha que além da parte externa o risco foi grande de ter entrado líquido na parte interna e seu notebook está no período de garantia você deve evitar abrir sem antes pesquisar com o próprio suporte da sua marca ou decidir você mesmo o que fazer. A garantia provavelmente não cobrirá este tipo de acidente, afinal não se trata de um defeito do fabricante.
Por outro lado se o prazo desta garantia já tiver expirado você poderá seguir a leitura tranquilamente. Após remover e limpar todo o excesso do liquido, você terá duas opções:

Limpar você mesmo?

Se você tem conhecimento e segurança o suficiente para desmontar seu equipamento, é recomendável que faça isso para avaliar e limpar a parte interna do equipamento. Na maioria dos casos apenas a parte externa e o teclado é afetado, mas os riscos de que o líquido tenha entrado pelas frestas de ventilação e encaixe que a maioria dos equipamentos possui é grande.
Levar a um técnico especializado?
Em caso de dúvidas sobre fazer você mesmo… não excite, leve imediatamente a uma assistência técnica especializada em notebooks para que façam os devidos procedimentos de desmontagem e limpeza, sempre esclareça as primeiras medidas que tomou para deixar o técnico ciente do que aconteceu facilitar o trabalho dele. Não perca tempo para que a oxidação (ferrugem) nas peças comece a avançar.
Se você decidir fazer por sua conta, assuma os riscos e mãos a obra:
- Isso vai exigir muito cuidado e paciência!
- Desmontar com toda a segurança necessária (consulte manuais que vieram no aparelho ou no fabricante, fóruns específicos do seu equipamento, enfim seja cuidadoso).
Inicie a verificação das placas internas, e se for visível o líquido procure remover e secar.
Não utilize produtos de limpeza tradicionais, evite isso! Podem ser nocivos a sua máquina.
Para limpeza utilize apenas álcool isopropílico. Ele pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Cuidado, é um produto inflamável, veja mais sobre em: álcool isopropílico
 Dependendo de como for, você poderá dar um banho deste álcool isopropílico nos componentes/placas com um auxílio de um pincel para remover os possíveis restos “grudentos” do café, porém, o maior risco está na Placa Mãe. Lembramos que este procedimento exige paciência. Mas se ao perceber que o problema foi grave e se estiver com dúvidas quanto a isso, tornamos a falar, leve a um técnico!
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?
Já no caso do teclado, se remover ele também sugerimos um bom banho de álcool isopropílico, assim como na s placas, o pincel também ajuda limpar todos os cantinhos.
Após concluir estes banhos deixe secar por uns bons dias, entre 72h a 120h, para garantir que todo o líquido se evapore, troque as posições para que tudo escorra da melhor forma, também se certifique que há uma boa ventilação no local.
 Em muitos casos é possível recuperar seu equipamento, tudo depende da proporção do acidente e da quantidade/forma que os líquidos atingiram seu equipamento.

Dica 1:

Uso de jatos de ar também pode ajudar na secagem e limpeza, existem frascos de spray de ar comprimido específicos para limpeza, pincéis relativamente médios/macios, cotonetes, panos absorção e até mesmo aspiradores de pequeno porte com bicos especiais. Materiais com as devidas indicações de limpeza de eletrônicos também podem ser úteis.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Dica 2:

Outra dica para a prevenção é a utilização de películas de silicone protetoras de teclado feitas para impedir que poeira, sujeira ou líquidos entrem nos espaços das teclas.
Derrubei café no teclado do meu notebook, e agora, o que fazer?

Dica 3:

Atualmente existem muitos copos/xícaras especiais térmicas que mantem o líquido na temperatura desejada, de forma bem vedada e segura, que além de bonitas ajudam também a prevenir acidentes como este ou reduzir sua proporção de estrago.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

IBM anuncia que tem o computador mais poderoso do mundo

A IBM anunciou hoje que roubou o primeiro lugar da lista dos "top 500 supercomputadores do mundo com o seu Sequoia. O computador será usado pela NNSA, o braço do governo americano responsável pela segurança nuclear dos Estados Unidos, é capaz de 16,32 petaflops ou mais de 16 quatrilhões de cálculos por segundo.
IBM Sequoia (Foto: Divulgação)IBM Sequoia (Foto: Divulgação)
A NNSA disse que planeja usar o supercomputador para criar simulações que permitem entender de forma mais abrangente o desempenho de armas e propriedades de materiais em casos de pressão e temperaturas extremas. Nos seus componentes o Sequoia usa arquitetura Blue Gene/Q, tem 1,6 milhão de núcleos de processamento e 1,6 petabyte de memória RAM.

O computador marca o retorno de um equipamento norte-americano na lista dos 500 supercomputdores mais poderosos do mundo, que antes era dominado por empresas orientais. O nome que ocupava a posição até então era o HPC Fx10 da Fujitsu, que tem poder de processamento de 10,51 petaflops.
Mesmo que a IBM tenha roubado o lugar da Fujitsu ela pode perder a colocação em breve e para a mesma empresa. A Fujitsu já anunciou que um novo supercomputador com capacidade para 23,2 petaflops está em desenvolvimento e deve ser comercializado ainda esse ano.

Resort conceitual pode se deslocar pelos mares

Este Solar Resort Flutuante é um protótipo criado pelo designer italiano Michele Puzzolante, como exemplo de um projeto arquitetônico preocupado com a superpopulação e destruição dos recursos e espaços terrestres.
O resort também traria um amplo deck com espaço para espreguiçadeiras e uma jacuzzi (Foto: Divulgação)O resort também traria um amplo deck com espaço para espreguiçadeiras e uma jacuzzi (Foto: Divulgação)
O Solar seria coberto completamente por uma película fotovoltaica, fazendo do resort um projeto 100% auto-suficiente e não poluente.
O alvo do projeto são as redes hoteleiras com filiais em áreas costeiras (Foto: Divulgação)O alvo do projeto são as redes hoteleiras com filiais em áreas costeiras (Foto: Divulgação)
O projeto ainda prevê a a construção do resort em um sistema modular, que poderia ser facilmente desmontado em componentes bem menores, transportado e remontado em qualquer outro lugar.
O projeto prevê um observatório submerso com espaço para seis pessoas (Foto: Divulgação)O projeto prevê um observatório submerso com espaço para seis pessoas (Foto: Divulgação)
O design é semelhante a dos iates mais luxuosos, com um exclusivo observatório submerso e uma jacuzzi, ambos com espaço para seis pessoas, permitindo que seus hóspedes apreciem as belezas da superfície e do fundo do mar.
O resort flutuante apresentaria uma área total de 110 metros quadrados (Foto: Divulgação)O resort flutuante apresentaria uma área total de 110 metros quadrados (Foto: Divulgação)
O resort ainda apresentaria uma grande cozinha, uma sala de jantar, um lounge e uma sala de comando, totalizando 110 metros quadrados de área no mais refinado design italiano.
A película fotosensível estaria presente também no inteiror do resort, absorvendo a luz artificial (Foto: Divulgação)A película fotosensível estaria presente também no inteiror do resort, absorvendo a luz artificial (Foto: Divulgação)