Yana
(esq.) é uma contadora de histórias e Bo (dir.) é um explorador que
prometem ensinar crianças a programar (Foto: Divulgação)
Para cumprir a sua proposta, o Play-i pretende utilizar narrativas
direcionadas para ensinar a escrever os códigos. Diferentemente do
aprendizado tradicional, que requer conhecimento de estrutura
linguística e matemática, a nova metodologia usa músicas e histórias
infantis como meio de atrair a atenção das crianças.“Se você pedir para que uma criança de quatro ou cinco anos escreva códigos, ela terá dificuldade para organizar uma longa sequência de comandos. Mas, se você reformular isso como uma letra de música ou uma história com uma narrativa, as crianças dessa idade podem criar e lembrar-se de sequências longas e complexas”, explica Vikas Gupta, ex-funcionário da Google e cofundador do Play-i.
Os robôs, assim como qualquer brinquedo eletrônico interativo, trabalham com o princípio de recompensa. Se a criança entender e executar o comando ensinado, o brinquedo emite um som de animal, por exemplo. Dessa forma, os engenheiros e programadores por trás do projeto esperam total envolvimento do usuário.
O Play-i pretende arrecadar US$ 250 mil em pouco mais de um mês de campanha na Internet. A trinta dias do fim da arrecadação, o projeto conseguiu 165 apoiadores e mais de US$ 33 mil arrecadados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário