sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fim da privacidade? Facebook remove opção de ocultar perfil na busca por nome

O Facebook decidiu que usuários que queiram seu perfil fora dos resultados de buscas não poderão optar por essa configuração de privacidade. A mudança começou em novembro, com a opção sendo desativada para quem já não a utilizava e, agora, será removida até das contas onde a ferramenta estava ativa e permitia que o nome dos seus usuários ficasse oculto da lista.

Facebook impede usuários de se esconder na busca por nome (Foto: Foto: Pond5)Facebook impede usuários de se esconder na busca por nome (Foto: Pond5)
Este recurso era uma das configurações de privacidade do Facebook e dava ao usuário a permissão de ocultar seu perfil das buscas por nome da rede social. Assim, quem fosse procurar por ele ou por algum nome parecido com o dele não conseguiria encontrá-lo.
Segundo o Facebook, "um pequeno grupo de pessoas que ainda usa a configuração vai receber lembretes sobre a questão durante as próximas semanas" em seus perfis.
A questão é ampla e pode ser observada de diversas maneiras. Uma delas é pensar que essa é uma ação que acaba com a privacidade e o usuário é quem deveria decidir se seu nome aparecerá nas pesquisas da Busca Social da rede e da barra de pesquisa original.
Mas, é bom lembrar que, mesmo com a função ativa, isso não impedia que pessoas estranhas encontrassem perfis. Bastaria, por exemplo, acessar a página de um amigo e procurar pelo nome nos contatos, em marcações de fotos ou posts. Outro detalhe é que se a maioria dos usuários adotarem este recurso, a Busca Social perderia um pouco do sentido.
Usuários não poderão mais definir quem pode procurar por eles (Foto: Reprodução/TechCrunch)Usuários não poderão mais definir quem pode procurar por eles (Foto: Reprodução/TechCrunch)
Porém, manter tal opção ainda ativa pode passar aos usuários uma falsa sensação de segurança e privacidade quando, na verdade, ela não era tão útil. De modo que a decisão da rede social pode ter sido a mais correta. Você concorda com a atitude do Facebook?

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