quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Placa-mãe é compatível com qualquer placa de vídeo? Entenda

Uma placa de vídeo externa pode melhorar o processamento gráfico de um computador e deixá-los mais rápido na execução de jogos e vídeos em alta resolução. No entanto, será que todas as placas de vídeo são compatíveis com a placa-mãe do seu computador? O TechTudo preparou um artigo para te ajudar evitar problemas técnicos ou até mesmo financeiros.
Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação) (Foto: Placa-mãe da ECS suporta as APUs FM2 da AMD e tem bons recursos (Foto: Divulgação))Placas-mãe trazem slots de diversos tipos, que podem tornar um componente incompatível (Foto: Divulgação/ECS)
As placas-mãe normalmente possuem uma placa de vídeo onboard, que faz a conexão entre o componente e o monitor. No entanto, esse componente embutido tem pouca memória para processamento de gráficos. Para melhorar a potência gráfica do seu PC é que existe a possibilidade de comprar uma placa de vídeo extra, chamada de offboard.. Se você for instalar um componente externo, observe as seguintes questões:
- Qual é a placa-mãe do seu computador?
Todo computador possui uma placa-mãe, que é o dispositivo responsável por conectar e interligar todos os componentes da máquina. No mercado, há diversos tipos de hardwares com portas e slots diferentes para conectar outras peças.
Antes de comprar uma placa de vídeo offboard, é necessário saber qual o slot e velocidade a sua placa-mãe suporta. Estas informações estão presentes no manual de instruções. Se você não o tiver, mas souber o modelo da placa, basta acessar o site da fabricante e descobrir e baixar as instruções.
Se você também não souber o modelo do componente do seu computador ou a fabricante, é possível descobrir essa informação de outras formas. Uma delas é através de softwares, como o Everest e o AIDA 64, que analisa o seu PC e ainda oferece informações sobre atualização de drives.
- Como encontrar uma placa de vídeo compatível com a placa mãe?
Após descobrir o modelo da sua placa, observe o padrão de slots dela. Esses componentes são encaixes que servem para ligar os dispositivos no hardware central. Suas velocidades são correspondentes às dos seus respectivos barramentos. Geralmente, uma placa mãe tem vários slots para o encaixe de componentes de vídeo, som, modem, entre outros. As entradas para as placas gráficas possuem três tipos: o PCI Express, AGP ou PCI para as mais básicas.
slotsPlacas mãe possuem diversos tipos de slots, que devem ser os mesmos da placa de vídeo (Reprodução/NaplesTech)

O PCI-Express é um tipo de barramento criado pela Intel em 2004 e que se diferencia por substituir ao mesmo tempo PCI e AGP. Por ser o mais recente, tornou-se o padrão mais utilizado nas placas mãe modernas para vídeo, som e rede.

O AGP foi criado em 1996, exclusivamente para slots de placa de vídeo, possibilitando que esses componentes utilizem recursos da memória RAM. Seu encaixe é menor que o da PCI, mas existem diversas versões com tamanhos diferentes. Por fim, o PCI é um tipo de barramento criado em 1990, com compatibilidade plug and play, capaz de reconhecer automaticamente os dispositivos conectados a ele.
Antes de comprar a sua placa de vídeo, então, descubra qual o padrão de conector utilizado e descubra se ele é compatível com o slot da sua placa de vídeo. Caso contrário, você correrá o risco de desperdiçar dinheiro com um componente incompatível com o seu computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário