quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cinco medidas chatas adotadas pelo Facebook; sugestão de cutucada e mais

O Facebook se tornou a maior rede social do mundo por ser considerada "legal" quando foi lançada para os alunos de Harvard em 2004 – algo bem retratado pelo filme "A Rede Social".

cutucada (Foto: reprodução)Não bastasse as cutucadas, agora o Facebook
sugere pessoas para cutucar (Foto: Reprodução/
TechCrunch)
Porém, algumas medidas incomodam os usuários e os fazem lembrar que, por trás da página que reúne amigos, há uma empresa querendo fazer dinheiro com suas informações. Confira uma lista com cinco medidas adotadas pelo Facebook que não são bem aceitas pelos usuários da rede.
1) Anúncios personalizados
Propaganda no Facebook sempre incomoda, mas quando a rede social passou a incluir anúncios no feed de notícias, a situação parece ter piorado.
Posts patrocinados usam, inclusive, a imagem de amigos dos usuários para tentar convencê-los a curtir uma página ou adquirir um produto que um amigo está usando.

Usando suas informações do perfil e dados de navegação, o Facebook direciona anúncios personalizados no seu feed (Foto: Reprodução/Digital Trends) (Foto: Usando suas informações do perfil e dados de navegação, o Facebook direciona anúncios personalizados no seu feed (Foto: Reprodução/Digital Trends))Usando informações do perfil e navegação, o Facebook direciona anúncios (Foto: Reprodução/Digital Trends)

O curioso é que há grandes chances de o internauta precisar do produto anunciado, já que o Facebook recolhe as informações na Internet para oferecer aquilo que ele está procurando.
2) Conclua seu perfil
Para saber o máximo possível sobre você, Facebook pede sempre para concluir o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Para saber o máximo possível, o Facebook pede sempre para concluir o perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Uma das maneiras de o Facebook colher informações é pelo perfil dos inscritos na rede. Nele é possível informar o histórico educacional e profissional, assim como as preferências políticas e de entretenimento. O uso dessas informações faz com que a rede social entenda mais sobre os membros para tentar direcionar anúncios personalizados aos inscritos.
É aí que está o problema: o Facebook emite alertas constantes em perfiis para que se conclua o preenchimento dos formulários. A medida convence várias pessoas, é claro, mas há quem se incomode justamente por não querer abrir mão da privacidade de alguns dados.
3) Notificações no celular
'Você tem mais amigos do que imagina no Facebook', diz notificação no celular (Foto: Reprodução/Digital Trends)'Você tem mais amigos do que imagina no Facebook', diz notificação no celular (Foto: Reprodução/Digital Trends)
O acesso ao Facebook via celular cresce ano a ano, e uma das formas da rede social estimular as pessoas a interagirem é usando notificações. Este recurso envia, por exemplo, Enquanto vários avisos genéricos pedindo para que o internauta aumente a rede de amigos.
A notificação por foto, por exemplo, diz que ‘você tem mais amigos no Facebook do que você pensa’, praticamente implorando para que procure e adicione mais pessoas, ou aceite sugestões dadas pela própria rede social.
4) Sugestão de cutucada
Sugestões de cutucata compõem lista de pessoas que se deve incomodar (Foto: Reprodução/Digital Trends)Sugestões de cutucata compõem lista de pessoas que se deve incomodar (Foto: Reprodução/Digital Trends)
Este é certamente um dos recursos mais mal sucedidos do Facebook. São poucos os que cutucam ou gostam de ser cutucados. A situação piora quando uma lista com sugestões de pessoas para cutucar aparece na página inicial de outros usuários com o "dedo nervoso".
A lista aparentemente é criada entre pessoas que mantém mais interações, mas não significa que elas queiram ser cutucadas. É ou não é estranho receber uma lista de pessoas que você deveria incomodar?
5) Marcação de fotos a partir de reconhecimento facial
Com tecnologia de reconhecimento facial, Facebook sabe não só suas informações, mas como você se parece (Foto: Reprodução/Digital Trends)Com tecnologia de reconhecimento facial, Facebook sabe como você é (Foto: Reprodução/Digital Trends)
O Facebook tem a maior galeria de imagens do mundo, pois cada usuário pode fazer upload de quantas fotos quiser para o servidor. Maso que muitos não sabem é que milhões de pessoas são identificadas por estas fotos a partir de softwares de identificação facial.
É assim que o serviço reconhece quem está na foto, pedindo para o usuário marcar alguém no feed de notícias. Isso significa que o Facebook sabe, além de nossas informações particulares, como nós somos fisicamente e o nosso próprio rosto. Cruzando essas informações, é possível olhar para uma foto e saber muito sobre a sua vida. Assustador, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário