Novo vírus pode contaminar diversos sistemas operacionais (Foto: Divulgação)
O arquivo Win32/Spy.Hesperbot foi detectado recentemente, em agosto. A sofisticada ameaça tem uma função de keylogger voltada para capturar imagens e vídeos das telas de início do dispositivo, além de configurar um novo proxy remoto. Outra função possibilita que sejam criadas conexões remotas escondidas para infectar os sistemas em que se aloja.Usuários de países como Turquia, República Checa, Reino Unido e Portugal já foram contaminados com o aplicativo, que se espalha por e-mails. O objetivo dos cibercriminosos é obter dados de conta e senha das vítimas para realizarem transações financeiras ilegais.
“A análise revelou que estávamos lidando com um trojan bancário, com funcionalidade semelhante e objetivos idênticos do Zeus e do SpyEye, mas diferenças de implementação significativas indicam que esta é uma nova família de malware, e não uma variante de um trojan conhecido”, explica Robert Lipovsky, pesquisador da ESET.
Responsável pela identificação do malware, a ESET já disponibiliza proteção para este tipo de infecção em seus aplicativos ESET Smart Security e ESET Mobile Security. Para evitar esta ou qualquer outra contaminação em seu dispositivo móvel, a recomendação é simples: assim como nos PCs com Windows, mantenha-o protegido com um bom antivírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário