quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Impressora na era dos smartphones: 'gigantes' se unem por novos padrões

Quase tudo o que se faz de básico no computador, hoje em dia, pode ser feito também em um celular. Dentre as exceções, a tarefa de imprimir pelos smartphones ainda não é uma situação simples. Por conta disso, gigantes da impressão como a HP, Canon, Samsung e Xerox se uniram para criar uma aliança chamada Mopria. O intuito é popularizar e facilitar esta tecnologia nos telefones e criar uma nova geração "mobile" de impressoras.
Imprimir direto do telefone será bem mais fácil em breve (Foto: Reprodução/CNET)Imprimir direto do telefone será bem mais fácil em breve (Foto: Reprodução/CNET)
A aliança desenvolveu uma série de interfaces que possibilitam que sistemas operacionais móveis acessem softwares de impressão simplificados e que apps utilizem este recurso. A tecnologia Mopria oferece opções como enviar os arquivos via NFC ou Wi-Fi Direct direto para as impressoras, pelo smartphone.
A ideia se assemelha ao AirPrint, da Apple, porém o projeto deve funcionar em qualquer plataforma. Segundo Phil McCoog, especialista em tecnologia de impressão da HP, alguns aparelhos com Android, como Galaxy S4 e Note 3, certamente serão compatíveis, mas o objetivo é levar isso a muito outros gadgets.



“Se você é vendedor de impressoras e está atrelado somente ao PC, onde está seu futuro? Estamos saindo de um ramo de periférico para PC para um acessório de dispositivos móveis. As pessoas precisam imprimir de qualquer lugar ou então simplesmente serão forçadas a voltarem aos PCs quando precisarem imprimir alguma coisa”, explicou o especialista.
Segundo o site CNET, o desenvolvimento da tecnologia começou no início de 2013 e está em estágios avançados, com grandes possibilidades de chegar ao mercado ainda neste ano. Não há detalhes de como ela funcionará exatamente e nem a lista de produtos compatíveis. No entanto, a expectativa de quem está envolvido com o projeto é enorme. “Vemos isso explodindo conteúdo no mundo”, completou McCoog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário