quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Microsoft cria sensor em sutiãs para controlar consumo excessivo de alimentos

Uma nova tecnologia de dispositivos “usáveis” está chamando a atenção após ter sido revelada pelos pesquisadores da Microsoft. E não é um relógio ou óculos, mas sim um sutiã, que seria capaz de controlar o consumo excessivo de alimentos. A ideia é ajudar mulheres com problemas emocionais que costumam comer mais quando estão tensas.


Sensor em sutiã é projeto da Microsoft Research (Foto: Divulgação/Microsoft Research)Sensor em sutiã é projeto da Microsoft Research (Foto: Divulgação/Microsoft Research)
Baseando-se em estudos com a população americana que mostram que existe uma grande parcela do povo que afirma comer mais quando está preocupada com alguma coisa, os pesquisadores da Microsoft Research inventaram um sutiã especial com os sensores que monitoram o humor e ajudam a regular o stress da usuária.
“São mais mulheres que comem demais por causa de emoção, e isso acabou nos dando a ideia de que um sutiã é perfeito para fazer aferições de coração e termos estes dados. Tentamos fazer com cuecas, para os homens mas ficava muito longe do coração”, disse a líder de pesquisa da Microsoft no ramo de visualização e interação, Mary Czerwinski.

 Os sensores foram testados em um pequeno grupo de mulheres pelos pesquisadores. Nos testes, capturou-se a taxa de batimentos cardíacos e respiração, as condições de pele e movimento das mulheres. Os dados foram enviados para um aplicativo e, de lá, analisados. Assim, eles viram as alterações comuns à relação tensão e fome.
A pesquisa ainda está no início e a psicóloga cognitiva Mary Czerwinski admite que ainda é preciso fazer muito trabalho, como aumentar a vida útil da bateria dos sensores, que dura só quatro horas, e também de como fazer com que a tecnologia possa ser usada para diminuir a tensão das mulheres neste caso.

No aplicativo usado nos testes, algumas das opções eram visitar sites de mídias sociais ou escrever e-mails positivos para alguém. Assim, elas acabariam ficando distraídas sem precisar comer para aliviar a tensão. Resta saber se as pesquisas vão avançar e se, em breve, estes sutiãs chegarão ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário