Montar um pc do zero ou comprar um montado (Foto: Pedro Cardoso/TechTudo)
Comprar um computador montado vs. Monte você mesmo
Para verificar qual das opções vale mais a pena, é preciso antes entender qual a finalidade do PC a ser adquirido. Se você utiliza a máquina para navegar na Internet, assistir vídeos, jogar alguns jogos leves e outras aplicações corriqueiras, um PC já montado possivelmente irá suprir suas necessidades, visto que não será preciso exigir muito dele. Outra boa vantagem é o fato de acompanhar o sistema operacional sem custos adicionais.
PC já pronto
Para pesquisar preço de computadores, alguns sites como o Zoom podem ajudar. Ele conta com diversas opções de máquinas com configurações diferentes, das básicas às mais avançadas.
Compre as peças e monte você mesmo
A placa mãe interliga todos os componentes do PC (Foto: Reprodução/Informática em casa)
Entretanto,
se você for um gamer assíduo ou trabalhe com edições de fotos, vídeos e
músicas e precisa de uma máquina potente, hora de pensar em montar um
computador, escolhendo as peças individualmente. Você ainda tem a opção
de melhorar seu computador, adquirindo novas peças e utilizando algumas
das suas antigas.Em ambos os casos, você poderá garantir uma placa de vídeo compatível com suas necessidades, uma fonte confiável e a quantidade de memória que deseja, assim como um HD com espaço suficiente. Será mais fácil também realizar upgrades no computador, visto que em um PC montado, ao abri-lo antes de certo prazo (geralmente um ano), você perde a garantia da máquina.
O grande problema é descobrir se os componentes adquiridos são compatíveis entre si, caso contrário a máquina não funcionará plenamente. O site PcPartPicker permite que você busque componentes e comece a montar seu computador online, garantindo que todos funcionarão em conjunto. Nesse ponto, vale procurar um técnico de informática de confiança para confirmar a compatibilidade das peças antes de fechar a compra.
O
site PcPartPicker permite montar um PC virtualmente e testar a
compatibilidade entre os componentes (Foto: Reprodução/PcPartPicker)
Testada
a compatibilidade das peças, hora de pesquisar os preços por aqui. Se
você ainda não está acostumado com compras online e deseja ir até as
lojas, no Rio de Janeiro e em São Paulo existem dois centros comerciais
especializados na venda de itens relacionados a informática. No Rio, o
Edifício Central, e em São Paulo, o destino é a Santa Efigênia. Se deseja comprar os componentes online, O BoaDica, o Kabum e o Balão da Informática cumprem bem o papel, com uma gama de opções e preços. Além deles, com o próprio Zoom é possível realizar essas buscas e comparar os preços.
Comprado os componentes, hora de montar seu computador. É fundamental que você leia essa matéria com os principais erros ao se montar um computador e como evitá-los.
Hora de montar os componentes dentro de sua torre (Foto: Reprodução/Leonardokipper)
Sistema Operacional
Os três sistemas operacionais mais utilizados no mundo: Windows, Linux e Mac (Foto: Reprodução)
Com seu computador montado, hora de escolher um sistema operacional para sua máquina. Se você é fã do Windows, terá que desembolsar em torno de R$ 400 pelo Windows 8, atual versão do sistema operacional mais famoso do mundo. Se você não se importa em trabalhar com o Linux, pode baixar gratuitamente o Ubuntu, uma ótima opção para economizar ainda mais na montagem da máquina.
Caso tenha adquirido um PC já montado, o custo do sistema operacional vêm embutido no preço dele. Os que acompanham algum sistema operacional grátis, como o Linux, geralmente possuem uma diferença significativa de preço.
Periféricos
Não se esqueça que para a utilização do PC você deve ainda contar com gastos extras com periféricos, como mouse, teclado e monitor. Caso resolva montar o seu, contabilize esses gastos na sua avaliação de quanto deve gastar. Se comprar um PC montado, é possível que o conjunto venha junto com o desktop.
Com essas dicas, fica mais fácil conseguir comprar um computador novo gastando menos. Lembre-se de pesquisar preços em diversos lugares e negociar as formas de pagamento para economizar ainda mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário