O que acontece, segundo os especialistas, é que os eletrodomésticos não costumam ter proteção contra malware. Uma combinação disso com senhas não muito seguras que os usuários cadastram em seus aparelhos domésticos acabou permitindo que os hackers realizassem um ataque tão grande.
Este foi o primeiro ataque de botnet já registrado em eletrodomésticos inteligentes, o que não significa que tenha sido o primeiro já feito e, provavelmente, também não será o último. De acordo com David Knight, especialista da Proofpoint, é preciso tomar muito cuidado com este tipo de ataque se você tem um aparelho como estes.
“Os botnets já são preocupações grandes de segurança e estes casos agora podem tornar a coisa bem pior. Muitos destes aparelhos têm proteção pobre e os consumidores não têm como corrigir estes detalhes. As empresas cada vez mais serão vítimas e os usuários mal intencionados já devem estar se aproveitando disso”, afirmou.
As previsões são de que, nos próximos anos, cada vez mais aparelhos conectados se tornem uma realidade nas casas de todo o mundo. Segundo o grupo International Data Corporation (IDC), serão mais de 200 milhões até 2020. Ou seja, mais preocupação no com segurança para este tipo de produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário