A câmera é conectada a um laptop com softwares de processamento capacitados para interpretar e responder às ondulações geradas pelo toque de dedos na água. Desta forma, quando os usuários passam as mãos pela superfície, círculos azulados são formados, atraindo os “peixinhos”, representados por pontos de cor laranja.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Tecnologia transforma superfície da água em 'tela' touchscreen
Desenvolvido por duas designers, Manuela Donoso e Crys Moore, o “Fish
Tank Interactive” é uma experiência que transforma um recipiente com
água em um ambiente sensível ao toque. A invenção simula uma espécie de
aquário virtual com peixes pixelados que interagem com os usuários.
O
"Fish Tank Interactive" copia o comportamento de cardumes de pequenos
peixes em busca de comida (Foto: Divulgação/ Manuela Donoso)
O experimento não é o primeiro a explorar a superfície da água como uma
tela touchscreen, mas, diferente dos projetos anteriores, consegue ser
executado sem o uso de qualquer tipo de monitor ou tela. Os “cardumes”
são exibidos por meio de um projetor de curto alcance instalado na base
do tanque, de forma que os movimentos sejam capturados por uma Webcam
HD.
A câmera é conectada a um laptop com softwares de processamento capacitados para interpretar e responder às ondulações geradas pelo toque de dedos na água. Desta forma, quando os usuários passam as mãos pela superfície, círculos azulados são formados, atraindo os “peixinhos”, representados por pontos de cor laranja.
O
experimento funciona com um laptop conectado a um projetor de curto
alcance no fundo de um tanque de água e uma webcam HD (Foto: Divulgação/
Manuela Donoso)
Em uma entrevista para o site The Verge, Manuela Donoso declarou que o
“Fish Tank Interactive” funciona da mesma forma que “um botão no iPhone
ou em qualquer outro dispositivo com tela touchscreen”. Levando em
consideração que o experimento acompanha as alterações medidas na
ondulação da água, os displays de smartphones seguem o mesmo princípio,
interagindo com as mudanças detectadas em termos de cargas elétricas.
A câmera é conectada a um laptop com softwares de processamento capacitados para interpretar e responder às ondulações geradas pelo toque de dedos na água. Desta forma, quando os usuários passam as mãos pela superfície, círculos azulados são formados, atraindo os “peixinhos”, representados por pontos de cor laranja.
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