sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dispositivo ‘mágico’ impresso em 3D ajuda a controlar dieta; entenda

Um aparelho feito com impressora 3D promete ajudar a controlar dietas alimentares. O AIM (sigla em inglês para Monitor de Ingestão Automático) tira do usuário a responsabilidade de registrar a quantidade e o tipo de alimentos ingeridos. O dispositivo foi desenvolvido pelo Dr. Edward Sazonov, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, e usa uma câmera, sensores de movimento e interface Bluetooth para funcionar perfeitamente.

AIM pode se tornar a ferramenta ideal de controle de dieta por remover o componente humano do processo (Foto: Divulgação/Universidade do Alabama)AIM pode se tornar a ferramenta ideal de controle de dieta por remover o componente humano do processo (Foto: Divulgação/Universidade do Alabama)

O AIM começa a funcionar assim que os sensores percebem que as mandíbulas estão mastigando algo. O sistema é refinado o suficiente para distinguir o movimento da boca quando falamos e quando comemos. Assim que entra em ação, o AIM usa a câmera para registrar fotos da comida. Essa informação é transmitida, via Bluetooth, para um smartphone previamente pareado com o dispositivo.

Com essa informação disponível, um aplicativo começa a trabalhar e estimar quanta comida foi ingerida, a partir do número de mastigadas e da foto. Ele também procura classificar o tipo de alimento para determinar o volume de calorias ingeridas. As informações, então, ficam disponíveis ao usuário. Assim, o dispositivo ajuda pessoas em dieta a não perderem o controle da alimentação.

O criador do AIM diz que o próximo passo é testar todo o sistema em laboratório. A ideia é medir a precisão do sistema diante de ferramentas extremamente precisas, que mapeiam a taxa de eliminação de hidrogênio e oxigênio do nosso organismo para determinar quantas calorias foram ingeridas.
O AIM ainda é um projeto científico, desenvolvido pelo professor e sua equipe. Caso seja bem sucedido, esse será um passo decisivo para a criação de uma versão comercial do dispositivo, capaz de ajudar qualquer um a manter o controle rígido da dieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário