Lojas virtuais
iTunes, a loja virtual da Apple (Foto: Reprodução)
O iTunes é
uma das primeiras opções que vêm à mente quando se trata de comprar
músicas pela Internet. A loja da Apple possui um acervo gigantesco, com
artistas nacionais e internacionais, além de o aplicativo também servir
como player. Porém vale lembrar que não há versão para Android; se você é um desses usuários, a iTunes Store não é uma alternativa para seu smartphone.Felizmente há inúmeras outras, como o SoundCloud, disponível tanto para Android quanto para iOS. Nesse caso, as músicas são gratuitas, mas nem sempre o autor disponibiliza para download. Já a Amazon.com conta com músicas pagas e gratuitas. Mesmo na categoria “Free”, o usuário pode ordenar a lista por título, artista, álbum ou duração da faixa, facilitando a localização das canções.
Para quem não quer gastar dinheiro com música, uma boa dica é o Brandcamp, que tem a gratuidade como principal atrativo. Artistas mais populares não costumam liberar o álbum para download, mas ainda assim é possível executar as trilhas. O Jamendo possui a mesma pegada, e os dois só têm a desvantagem de praticamente não contarem com discos brasileiros.
Vale lembrar, ainda, que seguir seus artistas favoritos em redes sociais ou por meio de seus sites pode ser uma ótima maneira de ter acesso às músicas para download. Cada vez mais cantores e compositores colocam suas obras disponíveis na rede, seja gratuitamente ou pago (e o valor é quase sempre menor do que as versões em mídia física, como CDs e DVDs).
Streaming
TuneIn, serviço de streaming de músicas (Foto: Reprodução)
Sim,
a ideia é fazer download, e não ouvir músicas pela Internet. Porém é
possível aproveitar o mundo das rádios online, associando aplicativos
que gravem o áudio que está em execução no celular. Um deles é RecForge
Lite, cuja versão gratuita dá conta do recado.Com um programa do tipo instalado no celular, basta acessar o acervo das rádios online, ouvir as músicas e armazená-las no device. O TuneIn, por exemplo, possui não só rádios oficiais – mais de 230, de diversos países – como individuais, compreendendo o maior acervo de rádios online do mundo.
O PC Radio é mais modesto, mas ainda assim tem muita variedade de títulos. O próprio app possui ferramenta para gravação do áudio, mas a funcionalidade é habilitada apenas na versão paga, que custa US$ 4,99 por ano.
Os mais badalados serviços de streaming, como Rdio, Deezer e Spotify, têm capacidade de sincronização web com os dispositivos móveis. Isso faz com que as músicas fiquem disponíveis no smartphone mesmo offline, funcionando como o download. Os três são pagos, mas suas versões gratuitas possuem a função. O MOG também desempenha essa tarefa, tendo aplicativos para Android e iOS.
Rdio tem opção de sincronizar as músicas com celulares (Foto: Reprodução)
AplicativosUma terceira forma de baixar músicas para seu celular é através de aplicativos específicos para essa finalidade. O Baixar Músicas, por exemplo, usa o motor de buscas do SoundCloud para tocar a canção desejada, permitindo o download apenas das faixas liberadas pelos autores.
Interface do app Baixar Músicas (Foto: Reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário