Widbook já conta com mais de 200 mil usuários (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
O
projeto nasceu em janeiro de 2013, em Campinas, com os fundadores
Flavio Aguiar, André Campelo e Joseph Henri Bregeiro. Em apenas um ano, a
startup brasileira alcançou a marca de 200 mil usuários cadastrados,
tornando-se líder mundial de crowdwriting.O ótimo desempenho frente aos concorrentes pode ser explicado pela sua facilidade de uso. Basta selecionar um arquivo de texto, localizado no seu computador ou na nuvem, para adicionar um novo capítulo ao seu livro.
Além disso, a rede ganhou recentemente aplicativos para Android e iOS e passou a possibilitar interação entre os membros da comunidade, o que impulsionou sua divulgação.
O usuário tem a opção de tornar o documento público mesmo ainda na fase de elaboração, podendo compartilhar o e-book via Facebook e Twitter. Os títulos são organizados por categorias, facilitando o processo de busca pelos leitores. No Brasil, as quatro mais lidas são Literatura, Ação e Aventura, Biografias e Fantasia, nessa ordem.
Ainda de acordo com a startup, a média de downloads de cada e-book publicado é de 400 leitores. Diferente de uma plataforma de venda, o escritor começa a criar sua base de fãs desde o início do processo de produção e tem a chance de alcançar leitores e autores do mundo todo. A ideia é de que o escritor consiga publicar o livro aos poucos, capítulo por capítulo, para sentir as reações da audiência.
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