terça-feira, 19 de novembro de 2013

Nokia pode lançar telefone com 'touch 3D', baseado em gestos, em 2014

A Nokia já está preparando grandes novidades para 2014. Rumores recentes mostram que a fabricante estaria desenvolvendo uma nova tecnologia chamada "3D Touch", no qual seria possível interagir com os smartphones Lumia somente com gestos, sem precisar tocar no display. Este recurso deve equipar os próximos lançamentos e pode ser demonstrado já na próxima Mobile World Congress, em fevereiro de 2014.
Estreado em uma versão preliminar no Lumia 925, 3D Touch da Nokia permitirá interagir com smartphone sem tocar na tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Estreando em uma versão preliminar no Lumia 925, 3D Touch da Nokia permitirá interagir com smartphones sem tocar na tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
A tecnologia vem sendo pesquisada há anos pela Nokia e poderá ser incluída na próxima versão do sistema móvel da Microsoft, o Windows Phone 8.1. A expectativa é que o 3D Touch use sensores instalados no smartphone para trazer capacidades para, por exemplo, passar músicas, rolar páginas e abrir aplicações somente com gestos sobre o aparelho.



A empresa já havia mostrado algo similar ao lançar o Lumia 925, integrado com o recurso Glance, que permite ver a hora somente com um movimento sobre o sensor de proximidade do dispositivo.
A tecnologia seria semelhante ao recurso Air Gesture, da Samsung, estreado no Galaxy S4. Por meio dela é possível interagir com o smartphone sem toques; apenas com movimentos sobre a tela. Não se sabe, porém, se a Nokia levará essa funcionalidade um passo à frente por meio de novos sensores, que poderiam aumentar a precisão e o número de gestos aceitos pelo sistema.

Europa também acaba com regra de desligar eletrônicos em viagens de avião

A agência europeia de segurança da aviação vai liberar o uso de eletrônicos durante procedimentos de taxiamento, decolagem e aterrissagem de aviões. A decisão foi tomada poucos dias após os Estados Unidos suspenderem a norma que impede a utilização desses aparelhos durante pousos e decolagens. Efetuar ligações, no entanto, continuarão proibidas durante todo o voo.
Europa também acaba com regra de desligar eletrônicos em viagens de avião (Foto: Reprodução/The Next Web)Europa também acaba com regra de desligar eletrônicos em viagens de avião (Foto: Reprodução/The Next Web)

Uma resolução da EASA (Agência Europeia de Segurança da Aviação) foi aprovada recentemente e permitirá que aparelhos eletrônicos permaneçam ligados durante todos os procedimentos de um voo comercial.
Segundo as novas regras, smartphones e tablets deverão permanecer em modo avião durante o voo e aparelhos eletrônicos maiores, como, por exemplo um notebook, deverão ser desligados e guardados em procedimentos importantes da aeronave para evitar qualquer tipo de acidente envolvendo esses equipamentos.
A EASA garante, ainda, que está tentando encontrar alternativas para garantir que telefones sejam utilizados normalmente a bordo de aeronaves. A entidade regulamentadora, que é similar a Infraero no Brasil, deve publicar oficialmente a nova regra até o fim de novembro.

Samsung começa a produzir suposta tela Ultra HD para próximos celulares

A Samsung deve produzir dispositivos de alta resolução para suas novas gerações de gadgets. Segundo informações contidas em relatórios vazados, a gigante coreana estaria pronta para trazer telas com resolução 4K em seu próximo top de linha da empresa, o Galaxy S5.
Samsung começa a produzir suposta tela 4K da nova geração de smartphones (Foto: Reprodução/Ubergizmo)Samsung começa a produzir suposta tela 4K da nova geração de smartphones (Foto: Reprodução/Ubergizmo)
De acordo com o site UberGizmo, a tecnologia 4K, conhecida como Ultra HD, será utilizada nas telas dos próximos dispositivos da Samsung. Segundo os novos relatórios vazados, a companhia está pronta para produção em massa de displays que suportam a tecnologia. A informação surge menos de um mês após os primeiros rumores de que a Samsung estaria planejando lançar telefones com telas 4K no início de 2015.


A resolução Full HD, encontrada em outros modelos, como o Galaxy S4, apresenta imagem muito nítida, sendo assim, é pouco provável que displays 4K tragam grandes melhorias no visor que sejam perceptíveis pelo olho humano.
Segundo especialistas, o momento ainda é de cautela para investir em equipamentos com a tecnologia 4K. Ao mesmo tempo que as companhias estão lançando televisores e outros dispositivos com suporte Ultra HD, são poucos os títulos disponíveis no mercado, e as empresas ainda estão buscando a melhor maneira para distribuí-los para os consumidores.
Caso a informação seja confirmada, é provável que a utilização da tecnologia tenha impacto negativo para os consumidores. Levando em consideração os valores praticados em televisores Ultra HD, os novos smartphones da Samsung podem receber preços elevados.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

TomTom terá serviço de tráfego em tempo real no Brasil a partir de dezembro

A TomTom terá serviço de tráfego em tempo real no Brasil, com nome de "Live Traffic". A empresa disponibilizará o recurso a partir de dezembro, inicialmente apenas para usuários do aplicativo TomTom Brasil no iOS e Android, por uma atualização com taxa ainda não estipulada.
Os futuros aparelhos da TomTom, a partir de 2014, conseguirão enxergar gargalos no trânsito e traçar rotas que os evitem (Foto: Divulgação/TomTom)Os futuros aparelhos da TomTom, a partir de 2014, conseguirão visualizar informações do trânsito e traçar rotas que os evitem (Foto: Divulgação/TomTom)
A empresa está há dois anos trabalhando na tecnologia e recentemente passou a oferecer o serviço para empresas e órgãos governamentais. Para o usuário final, porém, ele ficará disponível gratuitamente como um planejador de rotas via browser em http://www.tomtom.com/livetraffic/, a ser liberado quando o aplicativo para dispositivos móveis for atualizado.
Em 2014, a TomTom planeja lançar uma linha de aparelhos GPS que integre o serviço Live Traffic ao mapeamento de rotas, e para tal fechou contrato com a Vivo para enviá-los às lojas já com conexão 3G embutida “por toda a vida do aparelho”. “Não será cobrado nenhum tipo de mensalidade por isso, pois a conexão exige pouca banda. Demos um jeito de incluir esse gasto já no preço do aparelho”, explicou Ralf-Peter Schäfer, chefe do departamento tráfego da TomTom.
Essa nova linha de navegadores, segundo ele, irá remapear a rota até o destino final a cada dois minutos, eventualmente informando o motorista se algum congestionamento aparecer. Por opção do usuário, o aparelho irá então traçar outros caminhos, levando em conta tráfego e informações de clima, dentre os quais o com o menor tempo será escolhido. Schäfer espera que esses novos modelos cheguem ao Brasil antes de junho de 2014 e, embora não possa dizer o preço, lembra que eles custam cerca de € 300 na Europa (cerca de R$ 930, sem impostos).
Tecnologia em expansão
O Brasil é o 34º país em que a TomTom lançará seu serviço de Live Traffic, que desde 2007 já recebeu sete interações. O sistema usa as coordenadas de GPS de milhões de usuários e celulares com aplicativos TomTom para balancear a medição de tráfego, e usa também o histórico de congestionamentos para prever onde aparecerão os maiores gargalos. No Brasil, essas medições já são fornecidas por 800 mil aparelhos.
Há ainda uma segunda camada de previsão, chamada de IQ Routes, que funciona de forma offline: toda vez que o usuário pluga o navegador ou celular na Internet, a rede interna da TomTom alimenta as previsões de tráfego com dados coletados de maneira anônima por toda a rede, informando as prováveis rotas-armadilhas a serem evitadas. Como todo aparelho da empresa faz isso por conta própria, o volume de dados é enorme.
Captura de mapa do Rio de Janeiro com rotas campeãs de congestionamento. (Foto: Reprodução)Captura de mapa do Rio de Janeiro com rotas campeãs de congestionamento (Foto: Reprodução/TomTom)
Juntos, o Live Traffic e o IQ Routes reduzem o tempo de viagem do usuário, mas Schäfer diz ainda que o uso em larga escala pode beneficiar o sistema de transporte como um todo: “O sistema acaba funcionando melhor quando há mais gente conectada. Quanto mais pessoas usarem, mais eficiente ele fica. Em medições feitas na Holanda, a gente percebeu que quando 10% dos motoristas adotaram o TomTom, o tempo de todas as viagens caiu em até 15%. Isso acontece por causa de uma distribuição de tráfego mais inteligente”.
O sistema back-end recebe acusações de tráfego a todo momento. Na demonstração aos jornalistas, a cidade de São Paulo acumulava 1340 pontos com suspeita de congestionamento às 10h da segunda-feira (12), e cada um deles com uma previsão própria para atraso – em alguns casos, de mais de uma hora. Cada rua é reconhecida por fluência, função dentro do sistema de transporte (rodovias, avenidas centrais, ruas perimetrais, capilares etc) e velocidade média, e há centenas de relatórios anônimos dos navegadores chegando a cada minuto. Juntos, eles montam um mapa virtual vivo, que pode ser visualizado tanto pela Internet (no site http://www.tomtom.com/livetraffic/) quanto por cada aparelho conectado.
O pior tráfego das Américas
O uso da infraestrutura montada pela TomTom serve também de termômetro para a situação do tráfego em todos os países cobertos. A empresa liberou recentemente um relatório no qual aponta o trânsito do Brasil como o pior do continente, tendo a cidade do Rio de Janeiro como olho do furacão. De acordo com os resultados do último Índice de Tráfego da TomTom, divulgado neste mês, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo estão no topo do ranking do continente americano das cidades mais congestionadas, com picos de 50% e 39% de vias congestionadas simultaneamente. As manhãs de segunda-feira e as noites da sexta-feira são os piores momentos. No entanto, as cidades ainda não são campeãs mundiais, Moscou e Istambul encabeçam a lista.
No ranking das cidades mais congestionadas das Américas, o Brasil ocupa o primeiro e o segundo lugar (Foto: Reprodução)No ranking das cidades mais congestionadas das Américas, o Brasil ocupa o primeiro e o segundo lugar (Foto: Reprodução/TomTom)
“Quando começamos a mapear o trânsito no Brasil, achei que nosso sistema estava com defeito. Não conseguia acreditar na quantidade de problemas”, contou Schäfer ao TechTudo. Fazendo testes de precisão desde agosto, no entanto, a empresa chegou à conclusão que suas medições estavam corretas – e que o Rio e São Paulo eram, de fato, as piores cidades para se ter um carro. “A quantidade de carros circulando nas ruas do Brasil aumentou 119% na última década, e as alternativas estruturais para enfrentar os congestionamentos, como a construção de novas estradas ou o alargamento das que já existem, não são mais eficazes”, completou o executivo.
Em outros países, a empresa tem parcerias com órgãos oficiais de controle das ruas para fornecer diagnósticos periódicos de tráfego. Quando questionados sobre a possibilidade de trabalhar com as CETs do Brasil, o executivo hesitou: “É algo para pensarmos. Mas, por enquanto, não”. Enquanto isso, a companhia estima que cada brasileiro perca até 12 dias de trabalho, todo ano, preso dentro do carro. Sorte é ter metrô perto de casa.

Facebook testa curtir em eventos, seguir páginas e mais; veja lista

O Facebook mudou os botões mais usados da rede social "Curtir" e "Compartilhar" em sites externos. Alguns internautas registraram testes em outras áreas, e é possível que o site de relacionamento lance novas ferramentas de interação em perfis, páginas e eventos em breve.


Confira a lista que com cinco testes que o Facebook está fazendo na sua plataforma web.
1) Botão curtir verde
A rede social testa um botão 'Curtir' da cor verde (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)A rede social testa um botão "Curtir" na cor verde (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Botões "Curtir" (like) verdes no Facebook? Parece estranho, mas a rede social de Mark Zuckerberg está testando o botão nesta cor quando um usuário é convidado por um amigo para curtir uma página. O recurso será útil porque se você entrar em uma página que já foi recomendada por um amigo este botão verde servirá como um lembrete do convite enviado.
2) Botão de review de páginas
Com o botão 'Review' o internauta poderá comentar sobre determinada página do Facebook (Foto: Reprodução/All Facebook)Com o botão "Review" o internauta poderá comentar sobre determinada página (Foto: Reprodução/All Facebook)
Outro botão que pode ser incluído nas páginas de fãs do Facebook é o "Review". O recurso permitirá que o usuário insira uma avaliação sobre a página, sobre a empresa, marca ou pessoa pública, se for o caso. Ao que parece, a intenção é promover mais interação entre os usuários e as páginas. Comentários, sugestões e criticas podem ajudar os administradores da fan page a melhorar o conteúdo e rever conceitos e serviços da empresa ou marca.
3) Classificação de páginas com estrelas
Facebook testa recurso de classificação das fan pages (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)Facebook testa recurso de classificação das fan pages (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso)
Além do review por escrito, a rede social está testando implantar uma ferramenta de classificação de até cinco estrelas nas páginas. Alguns usuários já podem visualizar o recurso que fica logo abaixo do nome da página. Assim, o internautas da rede social pode verificar se o conteúdo da página é bom ou ruim antes mesmo de curtir e acompanhar a página no site.
4) Botão curtir em eventos
Facebook testa o botão 'Curtir' nos seus eventos (Reprodução/All Facebook)Facebook testa o botão "Curtir" nas páginas de eventos (Reprodução/All Facebook)
Os eventos também devem receber o botão "Curtir". O recurso já pode ser visto por algumas pessoas nos eventos que são convidadas. O recurso fica ao lado dos botões "Participar", "Talvez" e "Recusar". A ideia é que o usuário possa curtir o evento ser ter que optar por comparecer ou não. Assim, diminui o número de pessoas que diz que vai, mas não vai.
5) Botão “Seguir" em páginas
Os usuários poderão seguir as páginas para visualizar as atualizações dos posts sem precisar curtir a mesma (Foto: Reprodução/All Facebook)Os usuários poderão seguir as páginas para visualizar as atualizações (Foto: Reprodução/All Facebook)
A rede social também está fazendo teste para incluir uma nova ferramenta nas suas páginas de fãs, o "Seguir". O recurso permitirá ao usuário seguir a página para ver as atualizações, posts, fotos e vídeos no seu feed de notícias sem precisar curtir, ou seja, gostar do conteúdo.
De acordo com o Facebook, os testes de novos produtos são feitos constantemente, mas não há nenhuma previsão de quando (e se) eles serão lançados na plataforma de rede social.
"O Facebook testa novos produtos constantemente, mas não temos nada além disso para dividir no momento", informou a rede social em nota.

Conheça os cinco melhores tablets do mercado com entrada para chip SIM

As vantagens trazidas pelos diversos modelos de tablets tem atraído, cada vez mais, os usuários de PC. Em destaque no mercado, marcas como a Samsung e a Apple oferecem aparelhos com quase os mesmos recursos que um desktop, só que com mais portabilidade e sem prejuízos para acessar à Internet. Para te ajudar a escolher o modelo mais adequado a suas necessidades de navegação, o TechTudo preparou uma relação cinco melhores tablets disponíveis no mercado brasileiro com entrada para chip SIM. Confira!
Galaxy Tab 3 8.0
Galaxy Tab 3 de 8 polegadas é portátil e rápido (Foto: Divulgação)Galaxy Tab 3 de 8 polegadas é portátil e rápido (Foto: Divulgação/Samsung)
Com uma tela de 8 polegadas com resolução HD de 1280 x 800, o Galaxy Tab 3 é o tablet de tamanho intermediário da Samsung. Ele traz os melhores recursos da fabricante no seu sistema customizado, baseado no Android 4.2 Jelly Bean. Com memória interna de 16 GB, seu armazenamento ainda pode ser expandido para 48 GB por meio de cartão microSD. Ele é equipado com um processador dual-core de 1.5 GHz, câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 1.3 megapixels, 3G, Wi-Fi, GPS e Bluetooth. Seu preço no mercado brasileiro gira em torno de R$ 1.100.

Novo vírus ameaça dados bancários no Brasil; malware redireciona sites de bancos

Um novo vírus conhecido como ProxyCharger está sendo utilizado para roubar dados bancários de internautas brasileiros. Através de um código malicioso escondido em um arquivo infectado, a ameaça se instala no computador, alterando as configurações de proxy para direcionar o usuário a versões falsas de sites de bancos. A ameaça é do tipo phishing, que envia e-mails com anexos infectados para aumentar o golpe e enganar mais pessoas.


Novo vírus ameaça dados bancários no Brasil e direciona para fáginas falsas (Foto: Reprodução/cnme)Novo vírus ameaça dados bancários no Brasil e direciona para fáginas falsas (Foto: Reprodução/CNME)
Nesta semana, foi detectado um novo ataque do tipo phishing – envio de e-mails maliciosos – com intuito de roubar dados bancários de internautas brasileiros. Segundo o laboratório de pesquisa da empresa de segurança digital ESET, o ataque envolve usuários de vários bancos nacionais e internacionais, bandeiras de cartão de crédito e informações de pessoas jurídicas.
A finalidade do ProxyCharger é roubar informações pessoais para acessar sistemas bancários e realizar saques indevidos. Diferente do que acontece no restante do mundo, este tipo de ataque ganha força no Brasil, infectando uma grande quantidade de computadores.
Como o computador é infectado
O ataque se dá por e-mails maliciosos com um link que leva ao download de um arquivo infectado. O arquivo baixado é apresentado no computador como uma pasta, com uma mensagem que diz: “Execute_Para_Visualizar”. É claro que uma pasta não é um arquivo executável, porém, por falta de informação ou descuido, muitas pessoas executam o arquivo. Neste momento, o código malicioso inicia uma série de ações que alteram as configurações de proxy do sistema.
Em seguida, um script entra em ação para captar dados pessoais. Este arquivo contém regras vinculadas a diversos bancos brasileiros e internacionais, e, cada vez que o usuário acessar uma URL que coincida com estas regras, ela será filtrada pelo proxy. Desta maneira, ao acessar a URL do banco, o proxy modificado irá intervir encaminhando o usuário para uma versão falsa do site.
Como evitar
O falso site se parece muito com o site oficial do banco em questão, mas, neste caso, a versão falsa do site que os cibercriminosos copiaram é ou pode ser antiga. Ou seja, caso note uma alteração no layout da página do banco, desconfie e imediatamente interrompa a ação.
Providências básicas podem repelir por completo o ataque. É muito importante não abrir anexos de e-mails de desconhecidos e não clicar em nenhum tipo de link em mensagens suspeitas no seu e-mail. Além disso, mantenha sempre o hábito de realizar buscas por vírus em seu computador para manté-lo seguro e instale um bom software antivírus no PC.

Multilaser lança GPS Tracker para motos com tela LCD compacta de 4,3"

Multilaser anunciou a chegada ao mercado do seu GPS Tracker voltado para motos. Com uma tela LCD de 4,3 polegadas e cobertura para mais de 2500 cidades, com listas de pontos de interesse, ele promete auxiliar bastante os motociclistas no trânsito.

GPS custa R$ 499 (Foto: Divulgação)GPS da Multilaser chega ao mercado custando R$ 499 (Foto: Divulgação/Multilaser)
O GPS Tracker para motos tem um layout bem semelhante aos produtos mais tradicionais, e as funcionalidades também, como alertas de radares e mapas internacionais, de países como Argentina, Chile e Uruguai, além das cidades de Orlando e Miami, dois dos principais destinos visitados pelos brasileiros nos Estados Unidos.
O seu principal diferencial é o suporte próprio para fixar na parte anterior do painel da moto – e adaptável para qualquer modelo de motocicleta. Além disso, ele é resistente à água, e tem conexão via Bluetooth para headsets, permitindo a quem estiver pilotando o veículo ouvir a voz do GPS na função TTS, que fala o nome da rua durante as instruções de manobra, e também músicas reproduzidas pelo aparelho.

Atualmente, o Brasil é o quinto colocado global em produção de motos e 10 estados têm frotas maiores do que as de automóveis. Estima-se que haja 20 milhões de motocicletas rodando no país. E os motociclistas interessados em um aparelho de GPS próprio para seus veículos agora têm mais esta opção, que já está à venda no mercado por R$ 499

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Chrome 31 facilita pagamento online e ganha 25 correções de segurança

O Google lançou uma nova atualização para o seu navegador, o Google Chrome 31, com suporte para pagamentos online, código nativo portátil e mais 25 correções de segurança. O browser chegou na terça-feira (12) e já está disponível para sistemas Windows, Mac e Linux.

Atualização do Chrome facilita pagamentos online (foto: Reprodução/The Next Web)Atualização do Chrome facilita pagamentos online (foto: Reprodução/The Next Web)
A função de pagamento permite preencher formulários sem esforço. Os desenvolvedores poder usar uma nova função chamada requestAutocomplete() para ter acesso aos dados desde que isso seja autorizado pelo usuário e selecionar dados de pagamento armazenados no navegador ou criar novos através de uma inteface do Chrome. Este recurso está disponível nas versões para Windows, Chrome OS e Android e será implementado no Mac.
O suporte ao código nativo portátil, chamado PNaCl, é uma tentativa de levá-lo para um número maior de plataformas. Com ele, os desenvolvedores poderão compilar apenas uma vez e o aplicativo poderá ser rodado em qualquer plataforma e embedado em qualquer site.
Já a versão para Android recebeu atalhos para aplicativos, que permite que os usuários adicionem ícones para sites na tela inicial, que serão abertas em uma janela do Chrome.
Chrome vai permitir criar atalhos para sites na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/TheNextWeb)Chrome vai permitir criar atalhos para sites na tela inicial do Android (Foto: Reprodução/TheNextWeb)
Por baixo dos panos, o Chrome 31 trouxe também diversas correções de bugs e melhor estabilidade. A versão corrige 25 problemas de segurança, que incluem vulnerabilidades relacionadas a problemas com certificados, uso e leitura de memória e outros detalhes.

Nova patente da Apple revela possível tela touch mais sensível ao toque

A Apple recentemente deu indícios de que estaria trabalhando em uma nova invenção que mudaria a forma de interação entre usuários e seus gadgets. Por uma patente registrada pela empresa, conclui-se que a tecnologia estaria destinada a telas touch e permitiria identificar os comandos de acordo com a intensidade da pressão exercida pelo usuário no display.
Patente da Apple descreve tela touch sensível também a dois níveis de pressão (Foto: Reprodução/Apple Insider)Patente da Apple descreve tela touch sensível a níveis de pressão (Foto: Reprodução/Apple Insider)

Descrita inicialmente como um botão, a patente revela que o mecanismo poderia ser aplicado em superfícies sensíveis ao toque, que registrariam a força imprimida em dois níveis. Seriam, portanto, três formas de interagir com a tela; o toque, uma pressão leve e outra mais forte.
Pode-se comparar o funcionamento do sistema com um mouse, cujo apontador pode ser movido na tela somente com um toque. O primeiro nível de pressão seria um clique esquerdo e o segundo, talvez, com o direito.
As aplicações desse tipo de interface são diversas, desde aplicativos comuns até games. Novos comandos poderiam ser acionados em uma única área da tela, aumentando as possibilidades de interação com o smartphone ou tablet.
Outra forma de utilizar a tecnologia, caso possa ser aplicada em toda a extensão do display, seria para o teclado virtual, semelhante a um teclado físico. A patente, porém, não detalha se o mecanismo poderia ser aplicado a interfaces tão pequenas, como teclas na tela de um celular.

Conheça as melhores capas e películas para Galaxy S2 e proteja o seu celular

Se você tem um Galaxy S2 e anda com uma certa dificuldades para encontrar lojas com capas protetoras compatíveis, já que o modelo da Samsung foi lançado em 2011, acredite, seu smartphone não ficará mais desprotegido. Para ajudar nessa empreitada, o TechTudo selecionou dez cases diferentes, estilosos, eficientes e com boa relação custo/benefício. Confira;
1. Kit capa acrílico + película protetora, da Mart
Kit capa acrílico + película protetora (Foto: Divulgação/Mart)Kit capa acrílico + película protetora (Foto: Divulgação/Mart)
A fabricante Mart produz um kit para Galaxy S2 composto por capa de acrílico e película protetora. Há diversos modelos, como a preta com prata e a de estampa de caveira, presentes na imagem acima. Cada kit sai a R$ 69,90 e pode ser encontrado na Saraiva.
2. Romero Britto
Capa com telas do Romero Brito (Foto: Divulgação/Mundo Capas)Capa com telas do Romero Brito (Foto: Divulgação/Mundo Capas)
Os fãs do pintor pernambucano Romero Britto podem usar sua arte para enfeitar o Galaxy S2. O Mundo Capas vende a proteção com desenhos do artista por R$ 30, fora o frete. Os produtos saem da Bahia e são entregues em todo Brasil.
3. Mustache
Modelos com estampas Mustache (Foto: Divulgação/Caronitas Acessórios)Modelos com estampas Mustache (Foto: Divulgação/Caronitas Acessórios)
Se você quiser colocar seu celular na moda dos bigodes, o site Caronitas Acessórios pode ajudar. Lá tem modelos com diversas estampas, que vão do colorido fofo ao purpurinado chique. Todos custam R$ 39,90, valor que não inclui o frete, que sai de São Paulo.
4. Capa Escamas
Capas Escamas, para Galaxy S2, traz logo da Apple (Foto: Divulgação/Mundo Capas)Capas Escamas, para Galaxy S2, traz logo da Apple (Foto: Divulgação/Mundo Capas)
Um smartphone da Samsung pode trazer o logo da Apple? Claro que pode! Pelo menos com a Capa Escamas, vendida no Mundo Capas. O modelo divertido custa R$ 33.
5. Película protetora
Película protetora para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Extra)Película protetora para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Extra)
Para os mais discretos, o Extra vende película protetora invisível por R$ 10. O site disponibiliza ferramenta para cálculo de frete e prazo de entrega, que variam conforme a região. Em alguns casos, a entrega é gratuita.
6. Skin I Stick do Mickey
Skin I Stick do Mickey para Samsung Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Extra)Skin I Stick do Mickey para Samsung Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Extra)
Não é capa, mas é proteção. Os que gostam (ou preferem) do Skin I Stick, adesivo de vinil que não deixa resíduo de cola ao removê-lo, podem comprá-lo também no Extra. O modelo com desenhos do Mickey custa R$ 28,50.
7. Fita Cassete
Capa que imita fita cassete (Foto: Divulgação/Ofertas de Grife)Capa que imita fita cassete (Foto: Divulgação/Ofertas de Grife)
Quem gosta do visual retrô pode apostar no modelo que imita Fita Cassete, vendida na Ofertas de Grife por R$ 39,90. A loja virtual cobra frete e entrega em todo território nacional.
8. Capa de couro
Capa de couro para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Deal Extreme)Capa de couro para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Deal Extreme)
A capa de couro é uma das opções mais sóbrias e práticas para proteger o celular. O modelo da foto pode ser comprado no Deal Extreme pelo preço de US$ 5,10 (R$ 11,64, mas pode variar em função da cotação da moeda americana). A entrega é feita em até 15 dias úteis, sem cobrança de frete.
9. Tough Case, da Case Mate
Capa Tough Case para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Case Mate)Capa Tough Case para Galaxy S2 (Foto: Divulgação/Case Mate)
A marca Case Mate é sempre garantia de proteção extra para smartphones. Para o Galaxy S2, a fabricante tem o modelo Tough Case, que custa US$ 20 (cerca de R$ 46, na cotação atual) e chega no Brasil em até quatro semanas.
10. Braçadeira
Braçadeira Armband com Velcro (Foto: Divulgação/Tiny Deal)Braçadeira Armband com Velcro (Foto: Divulgação/Tiny Deal)

Esportistas profissionais ou aqueles que praticam exercícios no fim de semana podem proteger o Galaxy S2 com a braçadeira Armband, vendida no site chinês Tiny Deal por US$ 3,86 (R$ 9, aproximadamente). O frete internacional é grátis e a entrega é feita entre duas e quatro semanas.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Como configurar o uso de múltiplos monitores no Windows

Quer usar dois monitores para trabalho, assistir filmes ou simplesmente jogar no seu computador? Embora normalmente seja preciso apenas conectar a segunda tela para que funcione, há algumas configurações que podem melhorar a experiência com ambas e facilitar o seu trabalho. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial simples com tudo o que você precisa para configurar o uso de múltiplos monitores no seu computador.


Configurando multiplos monitores no mesmo computador (Foto: pond5)Configurando multiplos monitores no mesmo
computador com Windows (Foto: pond5)
Passo 1. Conecte o novo monitor ao seu computador. Ele irá mostrar uma cópia fiel da sua área de trabalho;
Passo 2. Clique em qualquer lugar da sua área de trabalho com o botão direito do mouse e escolha a opção Resolução da Tela;
Acessando o menu para configurar os monitores (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Acessando o menu do Windows para configurar os monitores (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 3. Feito isso, uma nova janela irá abrir com os monitores conectados ao seu computador. Se ele não reconhecer a nova tela, clique em Detectar para que ele a localize;
Passo 4. Clique sobre o ícone do monitor que deseja configurar e acesse a opção Vídeo. Nela, o ítem 1 se refere a telas de dispositivos móveis e o 2, a monitores comuns. Escolha a opção necessária;
Configurando vídeo (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando vídeo do Windows na janela Resolução de Tela (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 5. Logo abaixo, em Resolução, ele irá fazer uma recomendação da configuração adequada porém, ao alterar o cursor é possível achar uma que seja mais confortável para você;
Configurando resolução (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando resolução da tela no menu do Windows (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 6. Em Orientação, é possível mudar do tradicional Paisagem, para Retrato, quando o monitor estiver nesta posição. Também dá para optar por utilizar as telas viradas ao contrário, usando as opções que contém o termo "Virado";
Configurando orientação (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando orientação da segunda tela no Windows (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 7. A opção "Múltiplos Vídeos" diz respeito ao comportamento dos monitores. "Duplicar" estes vídeos, significa que a segunda tela irá ser uma cópia da primeira; "Estender" faz com que a segunda tela receba conteúdo independente da primeira; e o "Mostrar a área de trabalho somente em 1" (ou 2) deixa somente o monitor escolhido em atividade.
Configurando o comportamento das telas (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando o comportamento das telas na janela de resolução do Windows (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Passo 8. Clique sobre o monitor 2 para fazer os ajustes necessários e ao finalizar, clique em Ok.
Configurando o segundo monitor (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)Configurando o segundo monitor na tela de resolução do Windows (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)
Pronto. Agora você pode configurar cada um dos monitores de acordo com a sua finalidade. Para trabalhar facilmente com dois monitores no Windows, há ainda um atalho bem simples que é o SHIFT + WIN + Seta para o lado que está o monitor anexo. Com isso, você irá facilmente transitar material entre as telas, otimizando seu trabalho.

Empresa cria scanner 3D portátil três vezes mais barato que concorrentes

A tecnologia 3D promete revolucionar a vida dos usuários ao permitir que qualquer possa imprimir objetos como instrumentos musicais, sapatos e até chocolate sem grande dificuldade. No entanto, de que adianta ter uma impressora com essa tecnologia e não poder criar seus próprios projetos? Essa é a ideia por trás do Sense, um scanner 3D portátil de simples manuseio que funciona bem e, o que é melhor, é barato.
Escâner 3D portátil cabe na mão e custa três vezes menos  que concorrentes (Foto: Divulgação)Scanner 3D portátil cabe na mão e custa três vezes menos que concorrentes (Foto: Divulgação)
Vendido nos EUA por US$ 399 (cerca de R$ 900), o equipamento chega a custar cerca três vezes menos que concorrentes, vendidos por US$ 1.299 (R$ 3 mil). Além disso, o scanner da empresa 3D Systems cabe na mão e não requer nenhuma habilidade ou conhecimento especial para ser operado. Basta conectá-la ao computador via cabo e começar a criar um projeto 3D de qualquer objeto de até três metros largura por três de altura.
Conectado ao PC, Sense digitaliza objetos em modelos 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Techcrunch)Conectado ao PC, Sense digitaliza objetos em modelos 3D em tempo real (Foto: Reprodução/Techcrunch)

O equipamento vem acompanhado por software criado pela própria 3D Systems, que transfere as imagens captadas pelo Sense para o PC e cria o formato 3D do objeto em tempo real. O programa também se encarrega de consertar possíveis falhas de digitalização devido a movimentos bruscos da mão.


O mercado de impressão 3D está cada vez mais aquecido, com lançamento de impressoras mais baratas e a chegada de modelos Brasil. Ao lado de scanners accessíveis e fáceis para o uso como o Sense, qualquer pessoa poderá reproduzir, em breve, tudo o que quiser e, inclusive, empreender sozinho em casa.

Samsung confirma novo sistema Tizen em sua Smart Camera NX300M

A nova smart camera da Samsung, a NX300M, será o primeiro dispositivo a contar com o novo sistema operacional Tizen. O modelo já havia sido lançado na Coréia do Sul no mês passado. A companhia finalmente confirmou oficialmente um gadget funcionando com o seu novo sistema em parceria com Panasonic e Intel.
Smart camera da Samsung será primeiro dispositivo com Tizen OS. (Foto: Reprodução / Engadget)Smart camera da Samsung será primeiro dispositivo com Tizen OS. (Foto: Reprodução / Engadget)
A Samsung revelou a notícia durante o Tizen Developer Summit nesta segunda-feira (11). A câmera, que já está à venda há mais de um mês, já mostrava algumas referências do Tizen no seu firmware, mas só agora a informação foi confirmada.
A NX300M ainda conta com display de 3 polegadas sensível ao toque e giratório de 180 graus, sensor de 20.3 megapixels e disparo contínuo de 9 fps. Por enquanto ela só está disponível na Coréia do Sul pelo valor aproximado de US$ 839 (cerca de R$ 1942, sem impostos). O provável é que a Samsung divulgue mais informações sobre lançamento para outros países.

Instagram tem problemas com venda de drogas online e bloqueia hashtags

Conhecido por armazenar fotos de comida, animais de estimação, memes e autorretratos, o Instagram tem sido usado como plataforma para o comércio ilegal de drogas. Fotos com ofertas de entorpecentes eram facilmente encontradas a partir da busca por hashtags. Para evitar problemas com a lei, o aplicativo decidiu bloquear tags associadas à venda dessas subtâncias.


Recentemente, diversos sites de notícias de todo o mundo como BBC, The Guardian, e sites e blogs como Petapixel e PC Mag, mostraram atividades ilegais que ocorrem no Instagram. O aplicativo, que funciona como um álbum, muitas vezes é usado como um portfolio online para anunciar todos os tipos de entorpecentes, armas de fogo e outros itens de venda controlada.
Em comunicado, o Instagram, hoje parte do Facebook, informou ter regras sobre os conteúdos permitidos no aplicativo e deixou claro que a venda de drogas não faz parte delas.
"O Instagram conta com um conjunto de regras claras sobre os conteúdos permitidos. A companhia incentiva os usuários que se deparam com conteúdos ilegais ou impróprios a informar o aplicativo usando a ferramenta built-in, localizada ao lado de cada foto, vídeo ou comentário, para que as medidas necessárias possam ser tomadas", explicou a assessoria de imprensa do Instagram. "O comércio de produtos não é permitido no Instagram, já que o aplicativo é dedicado apenas para o compartilhamento de fotos e vídeos.", completou.
 Vendedores driblam o bloqueio utilizando tags genéricas para vender substâncias ilícitas como o antidepressivo Xanax e maconha (Foto: Reprodução/Karla Soares) Vendedores driblam bloqueio com tag genérica para vender substâncias ilícitas (Foto: Reprodução/Karla Soares)
O TechTudo testou palavras-chave relacionadas a venda de entorpecentes em inglês. A busca por termos relacionados à drogas e, quando associados a sell (vender, em português) e selling, não resultam em um feed de fotos ou vídeos. Há outras gírias locais que também foram bloqueadas e, quando usadas, não direcionam a foto ou o vídeo para um feed comum.
A maioria demonstra em seus posts ser cidadão dos Estados Unidos e deixa números de telefone celular em suas descrições para que compradores os adicionem no Whatsapp. As vendas costumam ser concluídas nos aplicativos de mensagem, sem controle do Instagram.
O teste com palavras genéricas feito pelo TechTudo identificou usuários que publicam fotos com ofertas de maconha, metanfetamina, antidepressivos, remédios comercializados apenas sob prescrição médica, cocaína, cogumelos, entre outras substância proibidas em diversos países. Alguns vendedores fazem questão de ressaltar na bio que são oriundos de Silk Road, o mercado negro online conhecido como o eBay das drogas, e agora estão no Instagram.
Comércio legal
Apesar de o Instagram se dizer uma plataforma focada apenas no compartilhamento de fotos e vídeos, o aplicativo é usado como loja virtual há bastante tempo. Há inúmeros usuários que oferecem em seus perfis produtos como roupas, maquiagens e capinhas para smartphones.
Além desse tipo de venda "amadora", o Instagram agora conta com algo mais profissional. Trata-se do Arco, plataforma de vendas online que permite aos seguidores de lojas e marcas a compra dos produtos fotografados apenas comentando a imagem publicada na rede social.
O Arco, porém, conta que tem permissão uma especial para realizar vendas no Instagram.
Hashtags bloqueadas
O site "The Data Pack" criou recentemente uma lista com as hashtags proibidas pelo Instagram. Utilizando a API (Interface de Programação de Aplicativos, em português) do software e uma série de termos populares, a página conseguiu uma relação com as hashtags que usuários não podem usar ao publicar uma foto ou fazer uma pesquisa por imagens.
“Paramos de oferecer feeds para algumas tags que eram muito genéricas e não agregavam valor”, explicou cofundador do Instagram, Mike Krieger, no blog do aplicativo, na ocasião.
Além de termos sobre anorexia, palavrões, palavras obscenas ou de cunho sexual e ofensivas foram bloqueadas. Hashtags sobre documentos de usuários que insistem em publicar conteúdo sensível como carteiras de identificação também foram bloqueadas.

Xperia Z1S, a versão mini do Z1, aparece em imagens antes do lançamento

O Xperia Z1S, o "irmão menor" do top de linha Xperia Z1, apareceu em imagens disponíveis no site da Sony antes mesmo de seu lançamento. Rumores indicam, ainda, que o modelo com tela menor da fabricante japonesa vem com hardware de ponta.
Versão menor do top de linha Z1 apareceu no site da Sony por engano nesta segunda (11) (Foto: Reprodução/GSM Arena)Versão menor do top de linha Z1 apareceu, por engano, no site da Sony, nesta segunda (11)  (Foto: Reprodução/GSM Arena)

Como mostram as fotos, seu design é muito similar ao do Z1, só que com uma tela de 4,3 polegadas HD (720p) contra 5 polegadas Full HD (1080p) da versão maior. Dentro, porém, o Z1S vem com o mesmo processador, o Snapdragon 800 da Qualcomm. A câmera principal também é igual, com um sensor com 1/2.3 polegadas de abertura e resolução de 20.7 megapixels.
Ainda não se sabe se o Xperia Z1S será disponibilizado no Brasil, mas seu lançamento oficial está previsto para esta terça-feira (12), na China, onde uma eventual disponibilização internacional poderá ser anunciada.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Como mudar o nome e a senha da sua rede Internet Wi-Fi?

A Internet Wi-Fi oferece grandes vantagens aos usuários, já que não é preciso ficar preso a fios para se manter conectado. No entanto, é possível que sua rede esteja suscetível a ataques ou invasões caso a sua senha seja muito fácil de ser descoberta. Para te ajudar, o TechTudo preparou um tutorial completo com tudo o que você precisa para mudar o nome e a senha da sua rede de Internet Wi-Fi.
Alterar o canal da rede Wi-Fi pode aumentar a velocidade da sua Internet (Foto: pond5)Mudar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi pode manter o seus dados a salvo de invasores (Foto: pond5)
Antes de tudo, é necessário acessar seu roteador. Para fazê-lo, você precisa descobrir o IP de acesso. Este tutorial irá guia-lo nessa parte.
- Alterar a senha da Internet
Passo 1. Com o IP de acesso em mãos, basta colocá-lo na barra de endereços do seu navegador, como se fosse navegar para um site qualquer. Uma tela pop-up, como a da imagem, aparecerá na tela para pedir pelo nome de usuário e senha do roteador. Lembre-se de utilizar o login do equipamento e não do usuário da sua internet.
Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Para começar, acesse seu roteador utilizando a senha e o usuário padronizados. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)
A grande maioria dos roteadores utiliza um login padrão, onde a combinação usuário/senha é: admin/password ou admin/admin. Caso não seja nenhuma dessas e você não se lembre de nenhuma combinação, será necessário resetar o roteador para acessá-lo.
Passo 2. Após inserir o usuário e senha, você estará na tela de configurações do seu roteador. Neste tutorial, foi utilizado um aparelho da marca Netgear, mas todos têm organização bastante parecida. Procure na página por algo como “Wireless Settings” ou “Configurações de Internet sem fio”, como mostra a imagem.
Em seguida, procure pela sessão de configurações wireless. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Procure pela sessão de configurações wireless no menu de configurações do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)
Passo 3. Nessa sessão, você irá encontrar a opção de alterar a senha do seu Wi-Fi. No campo "Passphrase" ou "Password", basta digitar a nova senha, confirmá-la (se necessário) e clicar em "Apply" ou "Salvar mudanças" para manter as alterações. Há poucos roteadores que pedem a senha original antes da substituição, mas, se este for o seu caso, basta apenas digitar a senha da Internet que você deseja mudar.
Aqui, basta alterar sua senha. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)Altere sua senha na tela de configuração do seu modem Wi-Fi (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)
- Alterar o nome da Rede
Ainda na tela de mudança de senha, com possíveis variações entre diferentes modelos de roteador, é possível alterar também o nome da sua rede Wi-Fi. Este rótulo é o que será exibido quando você visualizar as conexões sem fio disponíveis.
Passo 1. Clique no campo "Name (SSID)" ou equivalente e digite o nome da rede. Lembre-se de escolher um rótulo com fácil acesso e que também preserve a sua privacidade e da sua rede Wi-Fi.
Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel) (Foto: Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel))Um pouco mais acima, na mesma tela onde você alterou a senha, você pode também alterar o nome de sua rede. (Foto: Reprodução/Rodrigo Gurgel)
Passo 2. Assim que terminar de escolher a rede, basta clicar em "Apply" ou "Salvar Mudanças" para gravar as alterações.
Pronto! Agora você já sabe como alterar a senha e o nome da sua rede Wi-Fi. Lembre-se de escolher opções que só você ou pessoas de confiança saibam, já que um invasor na rede pode até mesmo ter acesso aos arquivos do seu computador.

Novos iPads ganham versões de luxo com acabamento em ouro e preço alto

A empresa Goldgenie, popular por realizar versões de gadgets com materiais de luxo, transformou os novos tablets da Apple em verdadeiras joias. A companhia lançou versões de ouro, platina e ouro vermelho do iPad Air e do iPad mini com tela Retina, e seus valores mantêm o princípio de artigos de luxo: na faixa de £1300, ou pouco mais de R$ 4800.
iPad mini de ouro custa mais de R$ 4 mil (Foto: Divulgação)iPad mini de ouro custa quase R$ 5 mil (Foto: Divulgação/Apple)

Os preços dos aparelhos, é claro, são muito mais altos do que os das versões originais. O novo iPad mini custa £1230, algo em torno de R$ 4500. O tablet tem exatamente as mesmas configurações do original em termos de hardware, porém, apresenta sua parte traseira com ouro 24 quilates. A versão com ouro vermelho sai por £1314 (R$ 4870) e a de platina por £1397 (R$ 5100).
Os modelos de iPad Air são mais caros ainda. Com revestimento em ouro, ele custa £1238 (R$ 4550), em ouro vermelho sai por £1296 (R$ 4800) e com platina é £1354 (R$ 5000). Os usuários também podem escolher a cor do aparelho que será mantida no painel frontal. As opções são as oferecidas normalmente pela Apple: preto e prata.
iPad Air de platina é o mais caro da coleção (Foto: Divulgação)iPad Air de platina é o mais caro da coleção (Foto: Divulgação/Apple)
Todos os produtos são desbloqueados, não são enviados com chips e, segundo a página dos fabricantes, funcionam em qualquer rede do mundo. Eles estão em pré-venda, com a previsão de entrega para daqui a quase um mês (28 dias). Os compradores recebem não só os tablets adquiridos, como também uma caixa personalizada para armazenar o iPad e seus acessórios, além de um certificado de autenticidade.

Novos cartões SD serão mais rápidos e terão suporte aos arquivos 4K

Um novo padrão de cartões SD está sendo preparado. Mais rápidos e com mais espaço de armazenamento, os novos cartões de memória terão suporte aos arquivos 4K e não devem demorar muito para chegar ao mercado.
Novos cartões são mais rápidos e poderosos (Foto: Reprodução/Engadget)Novos cartões são mais rápidos e suportam arquivos 4K (Foto: Reprodução/Engadget)
A SD Association, responsável pela manutenção e pelas inovações deste tipo de produto, divulgou detalhes dos cartões Ultra High Speed Class 3 (U3), que têm gravação de dados de pelo menos 30 MB/s e banda suficiente para gravação de arquivos Ultra HD. Com isso fica mais fácil para que as câmeras, por exemplo, ofereçam captura de filmagens em 4K.

“Os cartões de memória continuam a evoluir e ir ao encontro das necessidades da indústria. Nosso novo padrão vai dar aos consumidores e às empresas mais flexibilidade e capacidade conforme o mercado adota os vídeos 4K2K”, avaliou o presidente da SD Association, Brian Kumagai.
O lançamento deste novo padrão não tornará, porém, os produtos da nova geração incompatíveis com os cartões atuais. Todos devem continuar suportando produtos fabricados com os formatos existentes. No entanto, obviamente, haverá diferenças notórias no desempenho.

Review TV LG OLED 55EA9800: tela curva impressiona no design e imagens

A primeira televisão com tecnologia OLED do mundo é da LG. Lançamento que carrega o complexo codinome de 55EA9800, é um aparelho que chama atenção desde o primeiro contato. Convidado a testar o aparelho inédito no país, o TechTudo ficou algumas horas com a “Curved OLED TV” (é assim que a companhia prefere chamá-la). É preciso esclarecer, em primeiro lugar: esta não é uma televisão para quem busca o melhor custo-benefício. Por R$ 40 mil a unidade, a LG tem exata noção do público que pretende atingir, pois as mesmas 55 polegadas podem ser encontradas por até um quarto do preço no varejo comum, removidas as vantagens do OLED. Abaixo segue o veredito sobre a TV curvada.
A LG 55LA8600 tem formato curvo e fica suspensa sobre um pé de acrílico transparente, que dá um aspecto leve ao conjunto (Foto: TechTudo/Renato Bazan)A LG 55EA9800 tem formato curvo e fica suspensa sobre um pé de acrílico transparente, que dá um aspecto leve ao conjunto (Foto: TechTudo/Renato Bazan)
Design
Apesar de suas 55 polegadas, a primeira TV OLED curvada do mundo, é mais fina que um celular, com apenas 4,7 mm de espessura. Sua tela flutua sobre um pé de acrílico transparente elegante e tem o corpo construído com fibra de carbono - deixando com apenas 17,2 quilos. A marca mais forte, no entanto, é sua curvatura côncava, possível apenas por causa do uso dos diodos orgânicos. Não é uma TV que se vê todo dia.
TV com tela curva impressiona pelo design com partes transparentes e acabamento em fibra de carbono (Foto: Divulgação/LG)TV com tela curva impressiona pelo design com partes transparentes e acabamento em fibra de carbono (Foto: Divulgação/LG)
Hardware
Com resolução Full HD (1080p) e 3D passivo, a OLED conta com quatro conexões HDMI 1.4 na parte de trás do aparelho, acabamento em fibra de carbono, taxa de quadros de até 240 Hz. Essas são características básicas de uma TV high-end e, a esse preço, são itens que não impressionam. Numa inspeção mais a fundo, no entanto, alguns aditivos ganham destaque.
As duas caixas de som do aparelho são transparentes, mas as aparências enganam - em conjunto, chegam à potência de 40W, e com pouco ruído (Foto: TechTudo/Renato Bazan)As duas caixas de som do aparelho são transparentes, mas as aparências enganam - em conjunto, chegam à potência de 40W, e com pouco ruído (Foto: TechTudo/Renato Bazan)
As caixas de som estéreo transparentes, embutidas no pedestal de acrílico, atingem até 40W de potência, com pouco ruído mesmo em volumes altíssimos. Para o uso das funções de Smart TV, a LG inclui no seu modelo curvado dois processadores paralelos e 5 GB de memória interna, expansíveis por meio de três entradas USB.
Com 3 portas USB, conexão bluetooth, 4 canais HDMI e tantas outras entradas, a OLED curva pode ser a central multimídia da casa (Foto: TechTudo/Renato Bazan)Com 3 portas USB, conexão bluetooth, 4 canais HDMI e tantas outras entradas, a OLED curva pode ser a central multimídia da casa (Foto: TechTudo/Renato Bazan)
Na parte de conectividade, não só a 55EA9800 apresenta uma antena Wi-Fi embutida, ela também traz componente para conexões por NFC, uma porta para cabo de rede e vem num kit com uma câmera HD desenhada para uso do Skype. Fora isso, ela apresenta todos os sabores de conexões em seu painel traseiro, oferecendo 4 entradas HDMI, 3 USBs - duas para armazenamento e comunicação, outra exclusiva para gravações de programas de TV -, 2 pontos para cabos coaxiais e até mesmo uma saída para fone de ouvido. AV e cabo componente, apesar de presentes, requerem adaptadores.
Junto da TV, a LG inclui quatro acessórios: a já mencionada webcam, um controle remoto Smart Magic, dois óculos 3D passivos com design assinado por Alain Mikli e dois pares de lentes 3D clip-on, para quem já usa óculos.
O novo controle Smart Magic, por estiloso que seja, tem pegada desajeitada, mas a TV aceita modelos antigos (Foto: TechTudo/Renato Bazan)O novo controle Smart Magic, por estiloso que seja, tem pegada desajeitada, mas a TV aceita modelos antigos (Foto: TechTudo/Renato Bazan)
O controle remoto Smart Magic, apesar do novo formato, reproduz as mesmas funções de gerações anteriores, e não necessariamente da maneira mais ergonômica possível - o usuário precisará mudar a posição da mão com bastante frequência para pressionar as teclas enquanto move o braço pelo ar, já que a pegada deixa os dedos na porção inferior do controle. A boa notícia é que, já que ele usa a mesma tecnologia bluebooth de outras gerações, donos de Smart TVs da LG poderão usar controles antigos na 55EA9800 sem problemas. Poderão, aliás, usar quaisquer teclados e mouses bluetooth que desejarem, desde que compatíveis com os protocolos mais atuais. Já os óculos são leves e confortáveis, e durante o teste apresentaram pouquíssima interferência entre as lentes.
Tudo posto, o elemento de diferenciação ainda é o uso do OLED. Existe uma mudança técnica inquestionável entre as tecnologias LCD/Plasma atuais e o uso de LED orgânicos, e esta se dá justamente na fonte da luminosidade: enquanto as TVs atuais precisam gerar a cor, a luz e o ajuste de brilho entre três camadas diferentes de circuitos, mantendo toda a imagem iluminada a todo momento, o OLED faz isso em cada pixel internamente. O resultado é um novo esquema de cores que pode ligar ou desligar cada pixel e, por isso, pode eliminar 100% da luz na cor preta - em outros termos, cria contraste infinito.
LED orgânicos da OLED conseguem entregar um contraste infinito (Foto: TechTudo/Renato Bazan)LED orgânicos da OLED conseguem entregar um contraste infinito (Foto: TechTudo/Rodrigo Bastos)
De fato, o TechTudo desligou o televisor diversas vezes durante a demonstração e descobriu que o tom de preto usado nas imagens é exatamente o mesmo de quando a TV está desligada. Ao longo do tempo, isso aumentará muito a vida útil da tela.

No lado ruim, o principal incômodo é o material usado para proteger a tela de OLED, que se revelou altamente reflexivo. Isso é agravado pela combinação do formato da TV, que rebate a luz para dentro, e do contraste estelar, que elimina qualquer emissão desnecessária. Juntos, eles fazem com que o usuário enxergue sua imagem distorcida em qualquer cena mais escura. A ausência de um sub-woofer, a esse preço, é injustificável, e desconstrói a experiência cinematográfica da tela. O próprio gasto energético assusta, a 270W, tanto quanto uma TV de plasma de tela maior. Existe ainda a polêmica em torno da necessidade de uma tela curva, mas é preciso esclarecer: o ângulo de projeção do OLED é praticamente 180º, sem perda alguma.
Software
Essas Smart TVs atuais são computadores, realmente. A 55EA9800 não é diferente de todos os aparelhos de ponta da LG: vem com a vasta biblioteca de aplicativos da empresa, que fazem de tudo um pouco. Conectada à Internet, a TV oferece sua loja de apps para o usuário, variando entre jogos de sucesso do sistema Android, guias de canais, serviços de notícias, browsers, programas de comunicação via web etc. Oferece até mesmo serviços de distribuição de conteúdo em vídeo, como Netflix e YouTube, para quem não estiver a fim de assinar TV a cabo. Tudo funciona de forma fluida devido ao processador dual-core embutido, à exceção de pequenos engasgos pontuais. Para os entusiastas da terceira dimensão, a TV oferece um software que transforma imagens 2D em 3D, mesmo no sinal de TV comum, com moderado sucesso. Só peca ao não fazer multi-tasking, mas isso é uma constante entre aparelhos atuais.
Junto disso, a televisão oferece os recursos da suite TimeMachine II, que dá ao usuário a opção de gravar um canal por tempo indeterminado, desde que haja espaço em disco para isso. A LG foi esperta o suficiente para dedicar uma porta USB traseira exclusiva para esta função: ao detectar um HD externo nela, a TV faz uma formatação própria do sistema TimeMachine e consome todo o espaço oferecido com novas gravações. Infelizmente, por possíveis complicações legais, a LG construiu esse recurso de forma a impedir que o usuário transfira os arquivos para qualquer outro lugar.