Comprar uma bateria externa na capacidade adequada ao perfil de uso costuma ser um grande desafio para os donos de smartphones. Em primeiro lugar, por conta de um erro comum ao achar que um acessório com a mesma quantidade de miliampère-hora (mAh) do que a do telefone será capaz de oferecer uma carga completa ao aparelho.
Ao conectar o seu telefone a um carregador móvel, parte da energia é perdida durante a transferência de carga. Outro fator que costuma reduzir o rendimento é que, normalmente, os telefones são recarregados ligados com aplicativos e recursos ativados, gerando um consumo simultâneo de energia. Ao fim, os resultados podem ser frustrantes.
Para evitar decepções e desperdício de dinheiro, observe primeiramente a capacidade da bateria do seu telefone. Feito isso, dê preferência a carregadores externos que tenham armazenamento igual ou superior ao aparelho para garantir, pelo menos, 50% de carga. Para ter uma ideia, o Nokia DC-16 com 2.200 mAh é capaz de recarregar cerca de 70% de um Lumia 920 com Wi-Fi e 3G ligado e bateria de 2.000 mAh.
Conector
Os conectores microUSB são utilizados por quase todas as companhias atualmente, o que garante uma grande compatibilidade de cabos e acessórios. No entanto, se você é dono de um aparelho da Apple ou modelos mais antigos da Nokia e outras empresas, é preciso ficar atento a essa questão.
Antes de comprar um carregador, portanto, observe o padrão de conector utilizado pelo seu telefone. Caso tenha dificuldades em encontrar modelos compatíveis, uma boa solução é procurar por adaptadores para microUSB. Essas peças tendem a ser facilmente encontradas para ambos os conectores adotados pela Apple, enquanto os demais exigirão uma busca mais profunda.
Procedência
Ao encontrar uma marca desconhecida, procure por testes e referências na página de Acessórios do TechTudo ou em outros sites especializados. Verifique também se o modelo possui alguma certificação no Brasil ou em órgãos internacionais. Afinal, baterias com baixa qualidade oferecem risco de curto-circuito e até mesmo incêndios.
Fonte de alimentação
Por padrão, as baterias portáteis chegam acompanhadas de um cabo USB para serem carregadas conectadas ao computador. A medida garante uma grande compatibilidade aos acessórios, mas a conexão com o PC exige bastante tempo para uma carga completa, o que pode reduzir a praticidade dos dispositivos e prejudicar usuários com pouco tempo disponível.
Tipos e dimensões
Outro fator que tende a fazer diferença no uso de baterias portáteis são as dimensões das mesmas. É possível encontrar modelos com capacidades, tamanhos e tipos variáveis que vão influenciar bastante no seu uso e a escolha deve ser feita com base no seu perfil.
Já quem busca cargas maiores e não se importa de transportar mais um dispositivo, as baterias externas independentes tendem a ser a melhor opção. Nesse caso, é importante observar as dimensões dos acessórios, que tendem a ser proporcionais à capacidade dos mesmos. Se você tem pouco espaço, é aconselhável optar por capacidades de até 5.000 mAh e tamanho que cabem facilmente no bolso. Nesse caso, tenha como referência as medidas do seu aparelho telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário