Os usuários do
Facebook
podem interagir de diferentes formas. A mais básica - e mais usada - é
por meio do próprio perfil pessoal, que permite conectar-se com amigos,
parentes e outros contatos, além da troca de mensagens, arquivos e
informações com eles.
A rede social, entretanto, apresenta mecanismos mais específicos, que
podem funcionar melhor de acordo com o tipo de comunicação que você
procura. Por exemplo, uma figura pública certamente terá mais de cinco
mil membros que desejam acompanhar as suas publicações, sendo mais
funcional a criação de uma Página para que as pessoas possam segui-la.
Já para reunir usuários do Facebook que, não são necessariamente amigos,
mas querem discutir sobre um assunto de forma mais privada, os Grupos
podem ser uma boa saída.
Página do TechTudo no Facebook é um exemplo de comunicação para várias pessoas (Foto: Reprodução/João Kurtz)
O primeiro passo é entender as diferenças entre os dois formatos. As
Páginas foram criadas pelo Facebook para facilitar o contato do público
com marcas ou artistas de forma mais abrangentes que os perfis pessoais.
Já os Grupos são voltados para discussões privadas e – por definição – a
um número pequeno de pessoas.
A funcionalidade das plataformas também é diferente. Enquanto ambas
possuem administradores, nas Páginas seus nomes são mantidos ocultos,
por que se supõe que elas próprias representem outras entidades. A
página de um artista, por exemplo, pode ser gerenciada por várias
pessoas diferentes que não querem ou não precisam ser identificadas.
Todo o conteúdo do mural da página é publicado em nome dela mesma.
Já os Grupos funcionam de forma um pouco diferente. Neles, os
administradores são conhecidos e suas publicações são feitas no próprio
nome. Ao contrário das Páginas, que são incentivadas a ter o maior
número de fãs possível, os Grupos perdem funcionalidades quando o número
de pessoas é muito grande – e-mails em massa, por exemplo, são
bloqueados após 5 mil membros.
Grupos permitem controle maior sobre membros, mas são destinados para número menor de pessoas (Foto: Reprodução/João Kurtz)
A primeira pergunta que você deve fazer quando decide criar um Grupo ou
Página é saber o tipo de comunicação pretendida. Se for algo para o
grande público, onde se almeja interagir com um número crescente de
pessoas, é aconselhável criar uma Página. Já se sua intenção é entrar em
contato com um número limitado de pessoas para tratar de assuntos
pessoais, o ideal é um Grupo.
Não se esqueça que as duas plataformas possuem funcionalidades quase
idênticas, como mural, álbum de fotos e um nível semelhante de
moderação. Os Grupos, entretanto, oferecem mais controle para seus
participantes, sendo possível aprovar ou não a entrada de um novo
membro. Nas Páginas, isto não ocorre.
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