Depois de muito burburinho por conta dos novos termos de serviço, o
cofundador da rede social – Kevin Systrom – nessa última terça-feira
(18), publicou uma nota oficial explicando os polêmicos termos. De
acordo como executivo, o Instagram não venderá qualquer foto dos usuários.
Instagram não venderá suas fotos (Foto: TechTudo)
“O Instagram foi criado para tornar-se um negócio. A publicidade é uma
das várias maneiras para que este negócio seja autossuficiente, mas não é
a única. Nossa intenção é de atualizar os termos de serviço para
experimentar novas formas criativas de publicidade que são relevantes ao
Instagram”, comentou Kevin Systrom em nota. “Muitos interpretaram que
nós iríamos vender as fotos dos usuários sem qualquer compensação. Isto
não é verdade e a culpa foi nossa pelo mal entendido”, completou.
Em outras palavras, o cofundador da rede social foi categórico ao dizer
que o Instagram não venderá qualquer imagem que o usuário publicar na
rede social. Além disso, mais a frente, a nota comenta que o Instagram
não detém os direitos sobre as fotos, o que reforça a afirmação do
executivo ao dizer que não utilizará as fotos do serviço para fins
publicitários.
Uma das formas citadas pela nota, para esta nova publicidade, é a
criação de contas publicitárias dentro do Instagram. Algo como já fazem
algumas empresas ao criarem páginas sobre marcas dentro do Facebook. Na rede social de Mark Zuckerberg ,
publicações patrocinadas – que pagaram para ficar em destaque –
utilizam fotos de usuários para demonstrar que amigos de certa pessoa já
curtiram a página, e consequentemente a marca.
Ao final do texto, Kevin Systrom comentou que irá rever e reformular os
termos de serviço, mas sem data definida para sua publicação. Estes
termos entrarão em vigor já em janeiro de 2013.
O Instagram é uma rede social para compartilhamento de imagens. Lançada
em outubro de 2010, o aplicativo de fotos mais famoso do iPhone (eleito
o melhor da App Store em 2011, com 27 milhões de downloads) agora
também está disponível em smartphones com o sistema operacional Android e
ganhou um perfil online na web.
Comprado pelo Facebook em 2012, o aplicativo virou febre por causa da
instantaneidade da captura e compartilhamento de fotos entre amigos. Ao
usar o Instagram, o usuário pode compartilhar suas fotos nas redes
sociais e seguir amigos, criando um grande círculo de contatos.
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