terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas de bom uso de impressora

1. Em tempos de umidade alta, nunca deixe seu papel dormir na impressora.
- Sugestão: Tenha um disumificador ou uma estufa para retirar o máximo de umidade das folhas antes de utilizá-las para impressão ou retorne o papel para sua embalagem de origem.
2. Os cartuchos para impressoras laser (toner), possuem um cilindro sensível à luz.
- Para evitar que ele seja danificado:
- Nunca toque ou limpe o fotorreceptor (cilindro brilhante)

- Não exponha o cilindro à luz por mais tempo que o necessário para a substituição

- Cartuchos abertos devem estar em uso. Caso tenha aberto por engano, mantenha-o dentro de um saco plástico preto.
- Se você pretende enviar o cartucho utilizado para reciclagem, recomenda-se também mantê-lo ao abrigo de luz dentro de um saco plástico preto.
3. Outros cuidados a tomar com sua impressora laser:
· Procure mantê-la em ambiente seco ou com pouca umidade preferencialmente.

· Ao imprimir etiquetas pela sua impressora laser, verifique se elas suportam altas temperaturas. Etiquetas que não suportam altas temperaturas podem se soltar durante a impressão, causando o atolamento do papel.

· Em caso de erro verifique se não houve atolamento do papel. Neste caso não tente retirá-lo com auxílio de ferramentas ou objetos que possam danificar qualquer parte interna da impressora. Se não conseguir retirá-lo, envie sua impressora a uma assistência técnica para que isto seja feito por pessoal habilitado. As impressoras contêm peças muito sensíveis e que podem ser danificadas facilmente por mau uso.

· Papeis reutilizados também podem danificar peças internas do equipamento tais como, papéis dobrados, amassados e principalmente papéis grampeados.

· Periodicamente envie sua impressora para uma manutenção preventiva.
» CARTUCHO
1. Cuidados especiais.
- Apesar de ser “um cubo plástico” com a tinha dentro e por fora conectores, os cartuchos de impressão são produtos sensíveis e que merecem um cuidado especial. Cada impressora possui o seu modelo de cartucho de impressão e além disso temos os cartuchos reciclados e genéricos, que são mais baratos e possuem o mesmo efeito.

- De várias cores, várias marcas, vários modelos e funções, vários preços, as impressoras se tornaram um item extremamente essencial tanto em nossas casas, como locais de trabalho e etc…

- Independente do cartucho, da impressora e de seus valores, alguns cuidados são essenciais para a sua conservação e durabilidade de ambos. Vejamos alguns deles:
2. Nunca toque.
- Durante a instalação do cartucho, jamais toque na parte metálica ou cabeça de impressão do cartucho devido ao risco de queima, tornando o cartucho inutilizável.
3. Cartucho parado.
- Não deixe o cartucho muito tempo parado, se já o começou a utilizar, utilize-o completamente ou a tinta poderá “empedrar” também tornando o cartucho inutilizável. O ideal é semanalmente imprimir uma página para movimentação não só da impressora como do próprio cartucho.
4. Pouca tinta.
- Ao receber o aviso de pouca tinta, evite insistir na impressão. As impressoras exibem um aviso, onde informa quantas páginas (iguais a ultima impressa) ainda poderão ser impressas, não utilize o cartucho baseado neste valor total, providencie assim que possível sua substituição ou recarga. Se possível utilize combinações de cores, como o azul escuro por exemplo, para realizar as impressões até que seja possível comprar ou recarregar o cartucho.

5. Alinhamento e limpeza.
- Ao instalar um novo cartucho realize o alinhamento e limpeza das cabeças de impressão, em alguns casos irá consumir um pouco de tinta, mais principalmente a limpeza se faz necessário para a conservação da impressora.
6. Cabeças de impressão.
- Algumas impressoras detectam e não funcionam com cartuchos genéricos, se isto ocorrer com você, não insista no uso e substitua o cartucho por um original ou o cartucho reciclado. Insistindo no uso, você poderá danificar permanentemente as cabeças de impressão.
7. Imprimindo imagens.
- Ao imprimir imagens que não seja necessário seu total foco, utilize o modo de Rascunho ou Normal Rascunho, presente nas preferências de impressão de cada impressora. Esta configuração, em alguns casos, será válida somente para a impressão que está sendo feita, retornando ao normal durante a próxima impressão.
8. Economizar tinta.
- Algumas multifuncionais possuem o modo de configuração de cópia, onde pode ser configurado níveis de brilho dos documentos a serem copiados, se bem configurado poderá economizar tinta. Obviamente que se for realizar um numero alto de cópias de um documento por exemplo, é mais rentável ir a uma copiadora para realizar estas cópias. Afinal, uma multifuncional não é uma copiadora profissional.
9. Cuidados no armazenamento.
· Evite deixar cartuchos e impressora expostos a poeira e umidade. Cubra sempre a impressora e mantenha os cartuchos, se não estiverem sendo utilizados, em sua embalagem original.
10. Gerenciamento de Cartuchos.
- Não utilize softwares para gerenciamento dos cartuchos de impressão, utilize e configure sempre com o software da própria impressora.
11. Cartuchos originais.
- Alguns cartuchos quando originais, só permitem que sejam recarregados apenas uma vez, chegando em alguns casos a apresentar alguns erros quando estiverem próximos de acabar a tinta, ou até mesmo após a recarga, como a não visualização do nível de tinta disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário