diversos aparelhos (Foto: Daniel Ribeiro)
Cada roteador pode apresentar uma interface diferente, mas as regras de como a banda será gerenciada são estabelecidas pelo usuário que acessar um endereço pelo navegador logo após ter ligado o computador e o roteador na mesma rede, especificando MAC address ou IP de cada computador ou por faixas, definindo assim qual será o tamanho da banda para upload e download para cada computador conectado.
Os roteadores nasceram com a função básica de distribuir uma conexão entre máquinas em um mesmo ambiente de forma inteligente, e essa função evolui conforme a tecnologia avança. Antes apenas utilizando cabos, depois fazendo uso de antenas (wireless), e hoje em dia alguns modelos tem porta USB para compartilhar dispositivos como HD externo e impressora, além de proporcionar um gerenciamento cada vez mais refinado das funções de rede.
Existem marcas já consagradas que são focadas em equipamentos para redes, como Cisco, TP-Link e D-Link, oferecendo opções de custos variados. Separamos dois modelos como opção para casa e pequenos escritórios, focadas em custo x benefício:
TP-Link TL-WR2543ND - Utiliza tecnologia Wireless-N com três modos de transmissão para atingir até 450 Mbps de velocidade dual band, possui uma porta USB para compartilhar arquivos via HD externo ou impressora, disponibiliza 4 portas Gigabit com maior largura de banda e sistema de controle de banda. Preço sugerido: R$ 350,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário