sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Brinquedos que tiram fotos colocam bebês no mundo do Facebook

Um móbile tecnológico que publica conteúdos de bebês nas redes sociais está causando polêmica. É o New Born Fame, brinquedo que fica pendurado em berços e carrinhos e é equipado com uma câmera e sensores de movimentos. O aparelho fotografa, filma e publica fotos dos nenéns automaticamente na Internet. O projeto foi desenvolvido por uma estudante da Design Academy Eindhoven, e coloca em discussão a exposição excessiva nas redes sociais.

New Born Fame possui câmeras e sensores de movimento (Foto: Reprodução Laura Cornet)New Born Fame possui câmeras e sensores de movimento (Foto: Reprodução Laura Cornet)
Criado por Laura Cornet como projeto de conclusão de curso, o New Born Fame foi apresentado durante a Dutch Design Week, feira que mostra tendências com foco em usabilidade. Em vez de personagens conhecido dos desenhos, os brinquedos de pelúcia que pairam no móbile são uma câmera, um logotipo do Facebook e um pássaro que lembra o Twitter.

Os brinquedos têm embutidos câmeras e sensores conectados a uma rede Wi-Fi. Quando o bebê levanta a mão ou faz um movimento mais brusco, a câmera dispara e faz uma foto ou um pequeno vídeo da criança. O resultado é compartilhado nas redes sociais automaticamente, incluindo um legenda criada de forma aleatória.
Fotos e vídeos são compartilhados automaticamente no Facebook e Twitter (Foto: Reprodução/Laura Cornet)Fotos e vídeos são compartilhados automaticamente no Facebook e Twitter (Foto: Reprodução/Laura Cornet)
Cornet desenvolveu o projeto ao perceber que o seu feed do Facebook tinha cada vez mais fotos de bebês. Em entrevista à CNN, ela conta que ficou incomodada com a exposição dos pequenos. “É estranho estar envolvido na vida de alguém que nem sequer sabe que eu já vi de tudo em sua vida”, diz.

O New Born Fame não foi desenvolvido para ser vendido. A estudante diz que queria causar a reflexão sobre como essa exposição sem o consentimento das crianças pode impactar na vida dos pequenos. Mas o projeto foi tão bem recebido na Dutch Design Week, que Cornet irá adaptá-lo para chegar as lojas.
O modelo comercial não permitirá o compartilhamento automático das imagens e deverá mandar asfotos diretamente para os smartphones dos pais. Ainda não há previsão para o lançamento.

Facebook lança o Agradeça, recurso que permite enviar cartões em vídeo

O Facebook lançou na quarta-feira (12) um novo recurso que promete aproximar os usuários da rede social: o Agradeça. A ferramenta permite criar uma mensagem em forma de vídeo, reunindo publicações da linha do tempo e fotos para agradecer algum amigo do site.

Agradeça seu amigo com um vídeo do Facebook (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Facebook lança o Agradeça, recurso que envia cartões em vídeo (Foto: Reprodução/Carol Danelli)


Para criar um Agradeça, o usuário precisa escolher um amigo da rede social e definir o tema da mensagem. Depois, deve editar fotos que vão estar no vídeo e gravar um depoimento. O Facebook permitirá ver como ficou a mensagem antes de enviá-la, e para publicar, basta clicar no botão compartilhar e o Agradeça aparecerá em sua linha do tempo. O amigo que você escolheu será marcado na postagem. É possível escolher se o contato escolhido é um velho amigo ou se se conheceram há pouco tempo.

O Agradeça tem uma versão em português e está disponível para desktops e dispositivos móveis. O recurso vem em um momento oportuno - perto do Natal e do Ano Novo - e pode ser uma ótima oportunidade de mandar mensagens de fim de ano para os seus amigos.
*Colaborou Gabriella Barreira 

Dispositivo ‘mágico’ impresso em 3D ajuda a controlar dieta; entenda

Um aparelho feito com impressora 3D promete ajudar a controlar dietas alimentares. O AIM (sigla em inglês para Monitor de Ingestão Automático) tira do usuário a responsabilidade de registrar a quantidade e o tipo de alimentos ingeridos. O dispositivo foi desenvolvido pelo Dr. Edward Sazonov, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, e usa uma câmera, sensores de movimento e interface Bluetooth para funcionar perfeitamente.

AIM pode se tornar a ferramenta ideal de controle de dieta por remover o componente humano do processo (Foto: Divulgação/Universidade do Alabama)AIM pode se tornar a ferramenta ideal de controle de dieta por remover o componente humano do processo (Foto: Divulgação/Universidade do Alabama)

O AIM começa a funcionar assim que os sensores percebem que as mandíbulas estão mastigando algo. O sistema é refinado o suficiente para distinguir o movimento da boca quando falamos e quando comemos. Assim que entra em ação, o AIM usa a câmera para registrar fotos da comida. Essa informação é transmitida, via Bluetooth, para um smartphone previamente pareado com o dispositivo.

Com essa informação disponível, um aplicativo começa a trabalhar e estimar quanta comida foi ingerida, a partir do número de mastigadas e da foto. Ele também procura classificar o tipo de alimento para determinar o volume de calorias ingeridas. As informações, então, ficam disponíveis ao usuário. Assim, o dispositivo ajuda pessoas em dieta a não perderem o controle da alimentação.

O criador do AIM diz que o próximo passo é testar todo o sistema em laboratório. A ideia é medir a precisão do sistema diante de ferramentas extremamente precisas, que mapeiam a taxa de eliminação de hidrogênio e oxigênio do nosso organismo para determinar quantas calorias foram ingeridas.
O AIM ainda é um projeto científico, desenvolvido pelo professor e sua equipe. Caso seja bem sucedido, esse será um passo decisivo para a criação de uma versão comercial do dispositivo, capaz de ajudar qualquer um a manter o controle rígido da dieta.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Microsoft corrige falha grave que afeta versões do Windows há 19 anos

A Microsoft liberou correções para uma falha de segurança que atinge todos os Windows desde a versão Windows 95. A falha foi descoberta por pesquisadores de segurança da IBM, em maio e avisada a desenvolvedora de softwares de forma sigilosa. Porém, só agora a Microsoft confirmou a existência do bug e a correção para ele.

foto-pc-home (Foto: Divulgação/Microsoft)Veja como corrigir falha da Microsoft que já dura 19 anos (Foto: Divulgação/Microsoft)


O defeito, que persiste em todas as versões do Windows dos últimos 19 anos, permite que um invasor tome controle do computador do usuário e consegue que, remotamente, um código seja executado na máquina. Esse código entra no sistema através de uma brecha, que faz com que o Internet Explorer acesse uma URL específica e faça o download do conteúdo.

O pesquisador Robert Freeman, em entrevista ao site norte-americano The Verge, explicou que essa falha permaneceu à vista, todos esses anos, numa série de bibliotecas do Windows que sofreram remodelações e várias correções de brechas de segurança semelhantes.
Simplesmente todas as versões do Windows, a partir do 95, possuem o bug (Foto: Reprodução/ZDnet)Todas as versões do Windows, a partir do 95, possuem o bug (Foto: Reprodução/ZDnet)
A Microsoft já liberou patches, via Windows Update, para as versões 8.1, 7 e Vista do Windows, bem como para a série de versões do sistema aplicadas em servidores. O Windows XP, bem como versões mais antigas como Millenium e 98, também são afetados pela falha, mas como não são mais suportados em caráter oficial pela Microsoft, ficarão sem correção.
Não há relatos consistentes de que a falha tenha se tornado popular e causado danos entre os usuários do Windows. Contudo, dada a gravidade da brecha, é bom prevenir riscos: se você usa qualquer versão do Windows a partir do Vista, vale a pena checar se o Windows Update já atualizou o seu sistema.

Beats anuncia seu primeiro fone após ser comprada pela Apple

A Beats divulgou informações sobre seu novo fone de ouvido, o Solo2 wireless. Depois dos rumores, alimentados por dados revelados pelo FCC, entidade que regulamenta eletrônicos nos Estados Unidos, a fabricante apresenta oficialmente seu primeiro fone de ouvido depois da compra da marca pela Apple.

Beats estreia nova fase sob comando da Apple com Solo2 Wireless (Foto: Divulgação)Beats estreia nova fase sob comando da Apple com Solo2 Wireless (Foto: Divulgação)
Segundo a documentação, o Solo2 não traz grandes rupturas em comparação ao antecessor. A grande diferença é a nova interface sem fio, usando Bluetooth 4.0 de baixa energia. Assim como a versão com fio do Solo2, os novos fones devem oferecer áudio mais equilibrado, distante do som com muito grave que marcou a primeira geração do Solo. A Beats promete 12 horas de duração de bateria.

O design segue o mesmo, a ponto de tornar difícil a tarefa de distinguir um modelo do outro. As cores disponíveis são o vermelho, preto e branco, por enquanto. No casco do fone, o B servirá como comando das músicas e do volume de reprodução.
A Beats também revelou o preço, que será cem dólares mais caro do que a versão com fio do Solo2. Por US$ 299 (aproximadamente R$ 766, em conversão direta), o novo Beats Solo2 chega aos consumidores a partir do mês que vem.

Impressora 3D é usada para tatuar e faz 150 perfurações por segundo

Designers franceses adaptaram uma impressora 3D para que ela se transformasse numa máquina de tatuar. A Tatoué é a união de uma Makerbot 3D com uma agulha de tatuagem. O resultado é uma máquina capaz de tatuar a pele ao ritmo de 150 perfurações por segundo.

Makerbot ganha agulha e passa a tatuar (Foto: Reprodução/Instructables)Makerbot ganha agulha e passa a tatuar (Foto: Reprodução/Instructables)

Para conseguir fazer essa máquina tatuar, os designers removeram as cabeças de impressão, que são responsáveis pela ejeção de plástico para imprimir arquivos digitais. No lugar, foi posta uma agulha que direciona os traços do desenho na pele humana. As demais estruturas da impressora foram mantidas.

Mas para evitar riscos, um conjunto de sensores foi adaptado para ler a pele de quem está sendo tatuado. Os sensores monitoram as dimensões do membro, além de alterações na rigidez e textura da pele, para que o desenho não sofra perda de qualidade. Ao longo desse ano, os franceses aprimoraram o processo até que foi possível tatuar um círculo perfeito no braço de um rapaz. Segundo os designers, o fato de um robô ser capaz de tatuar um círculo perfeito é um bom indicativo da segurança e da qualidade do processo.
As imagens são carregadas na impressora através de uma versão adaptada do Autodesk. Com os arquivos prontos, basta que o interessado coloque a parte do corpo que deseja tatuar (no momento, só é possível tatuar braços ou pernas) e a impressora começará a trabalhar.
Desenhos são carregados na impressora via Autodesk (Foto: Reprodução)Desenhos são carregados na impressora via Autodesk (Foto: Reprodução)
Segundo os desenvolvedores da Tatoué, eles tinham em mente a criação de uma ferramenta de trabalho que desse aos tatuadores mais opções de criatividade. Agora, o desafio deles é tornar tanto a impressora 3D, como o software Autodesk, mais fáceis de usar. Atualmente, a equipe trabalha numa nova versão da máquina, que seja capaz de tatuar em qualquer parte do corpo humano.

Sensores mapeiam a pele para que a impressora se adapte às mudanças de textura, rigidez e formas (Foto: Reprodução/Dezeen)Sensores mapeiam a pele para que a impressora se adapte às mudanças de textura, rigidez e formas (Foto: Reprodução/Dezeen)
No futuro, segundo os criadores, algo como a Tatoué poderá ter diversas aplicações, que vão além das tatuagens. A tecnologia poderá ser empregada na medicina, em cirurgias plásticas.
Via Dezeen e Instructables